Buscar

Relatório diagnóstico perdas na visão da TPM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório-diagnóstico perdas na visão da TPM
Empresa JMR usinagem
1
Introdução 
O que é TPM?
A partir do final da segunda Guerra mundial, com a evolução das indústrias de fabricação e montagem, houve uma necessidade natural de investimentos em novos equipamentos fazendo com que as máquinas tornassem altamente sofisticadas e automatizadas. Dentre vários países, o Japão logo embarcou no desenvolvimento de tecnologia industrial, se tornando um dos líderes mundiais na aplicação de robôs. Com equipamentos mais sofisticados para produzir e o aumento de volume, a necessidade então passou a ser fazer a produção programada no tempo correto.
Foi exatamente a combinação da necessidade do cumprimento da produção programada com a automação dos equipamentos que fez com que as empresas tivessem a ter maior interesse por melhorar o processo de gerenciamento da manutenção dos equipamentos a fim de garantir a produção. Assim, originou-se o termo TPM, sigla em inglês que significa Total Productive Maintenance ou em português manutenção produtiva total.
Objetivos básicos do TPM
O TPM objetiva a eliminação das causas das quebras e dos defeitos a fim de garantir a manutenção planejada e programada. Ele se baseia no comportamento humano e entende que o aumento da disponibilidade, fácil operação e manutenção das máquinas e equipamentos contribuem para manter um ambiente produtivo e com qualidade total.
É fácil perceber que o TPM acaba proporcionando um ambiente limpo, organizado e seguro, e, portanto, mais saudável. Por isto, costumamos dizer que seu objetivo principal é composto por três sub-objetivos: a “Quebra Zero”, o “Defeito Zero” e o “Acidente Zero”.
A empresa
A empresa visitada esta no mercado a dois anos e trabalha com usinagem de peças que na maioria das vezes são de alta complexidade e grande grau de precisão, a empresa não trabalha com peças em serie, ela fabrica as peças de acordo com o pedido pelo cliente que vai desde eixos a com mais de 50 kg a peça com menos de 100 g,
 A empresa visitada JMR usinagem que possui 2 anos de funcionamento e trabalha com usinagem de peças que na maioria das vezes são de alta complexidade e grande grau de precisão, a empresa não trabalha com peças em serie, ela fabrica as peças de acordo com o pedido pelo cliente que vai desde eixos a com mais de 50 kg a peça com menos de 100 g , a empresa possui um torno nardine nd 250 e uma fresadora kondia fv1 que são operados em simultâneo de segunda a sexta das 07:00h as 17:00h.
Algumas peças acompanhadas 
5
Gráfico 1
Gráfico 2
Conclusão 
Pelos gráficos apresentados a empresa tem alto nível de ID oque conclui que a empresa tem grande nível de produtividade, notamos que poderia ser melhorado se as ferramentas fossem melhor organizadas oque diminuiria o tempo em que as ferramentas seriam trocadas além disso não notamos nenhuma outra melhoria que poderia ser feita.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais