Buscar

RELATÓRIO 1 - MEDIDAS E INCERTEZAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Título: MEDIDAS E INCERTEZAS
Ana Luisa de Macedo Gatto
Física Experimental
Engenharia Civil
1. Objetivo: Verificar problemas existentes em processos de medição e o que isto acarreta quando vamos expressar o valor de uma grandeza.
2. Introdução: O processo de medição de fenômenos físicos é uma transferência da informação entre um sistema fonte e um operador que a utilizará essas informações, através de sistema de medições. A interação entre o sistema fonte e o sistema de medição provoca a modificação das propriedades de ambos, o que será usado como vetor de transferência da informação desejada.
3. Metodologia: No laboratório, fizemos um experimento para tentar aproximar o valor encontrado do tempo que uma bolinha leva para cair há uma distância de um metro. 
1º experimento:
- Régua
- Bola de aço
- Cronômetro
Foram feitas 10 medidas do tempo e os valores encontrados jogados em fórmulas para tentar verificar qual medida mais se aproximou da esperada. Usando as equações de média e de desvio padrão podemos estipular qual medida é a correta para expressar o tempo. 
Tendo o Movimento Uniformemente Acelerado como fenômeno físico representante para o teste, sua equação também foi relacionada para a busca pelo valor “correto”.
4. Resultados: Os resultados obtidos foram:
A média ( ), encontrada foi = 0,5335
O desvio padrão é calculado com a fórmula:
 
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO
 em que 
O valor da gravidade encontrada por mim e meus colegas, em sala, se aproximou do real 27,4%.
5. Discussão: Como os experimentos foram feitos com aparelhagem básica, em uma sala sem controle de temperatura, umidade e pressão, por pessoas diferentes e com materiais diferentes os valores encontrados se diferem. Os erros são esperados e acontecem justamente pela diversidade de fatores que interferem no resultado.
6. Conclusão: Para que o experimento fique o mais correto possível é necessário padronizar os equipamentos, as medidas e procurar fazer com a maior cautela e especificidade possível. Existem muitos métodos já desenvolvidos que fazem com que os resultados obtidos em testes de laboratório convencionais se aproximem do estipulado nas fórmulas.

Continue navegando