Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO AULA 3

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO – AULA 3
Tendo em vista essa reflexão, podemos afirmar que a concepção de proteção à integridade física do indivíduo é uma ideia constante na cultura jurídica, presente nas terras brasileiras, desde a colonização portuguesa? 
a) Responda esta pergunta e justifique seu posicionamento. 
R – Não, a concepção de proteção à integridade física do individuo não era uma ideia constante na cultura jurídica, já que naquela época era comum a aplicação de punições severas, como o enforcamento e esquartejamento. No intuito de “dar exemplo” à sociedade para que a mesma não cometesse os mesmos atos e principalmente como forma de vingar o Rei, pois todo e qualquer ato contrário à lei, era uma afronta pessoal ao mesmo.
b) Cite a legislação e as penas existentes na América portuguesa que exemplifiquem sua resposta. Dê ao menos um exemplo referente às penas previstas para seus respectivos crimes.
R – Ordenações Filipinas Livro V Título VI – Do crime de Lesa a Majestade. Onde fala que em caso de traição e comparam o traidor à um leproso, condenando-o a morte por enforcamento e depois esquartejamento, além de condenar todos os seus descendentes, como ocorreu com Tiradentes.
Marcela Antunes – Direito 1° A | Noite

Continue navegando