Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO – AULA 5
a) A criação da Guarda Nacional está ligada a uma desconfiança do poder regencial para com o exército brasileiro do período e está ligada também ao processo de descentralização de poder, demandado pelos poderes locais provinciais. Dito isto, relacione a criação da Guarda Nacional e o surgimento do fenômeno do “coronelismo”. 
R – Devido às várias Revoltas que ocorreram no período de Regência e o irrisório Exército que tínhamos na época, Padre Feijó através de lei criou a Guarda Nacional para com ela conter essas Revoltas que ocorriam por todo o Brasil. Porém para viabilizar esse reforço, digamos assim, era necessário muito dinheiro, que naquela época era concentrado nos Senhores do café, do engenho, do ouro, enfim... a Guarda Nacional seria criada por aqueles que detinham o dinheiro, tornando-se além de Guarda Nacional, uma guarda pessoal daqueles que se tornariam coronéis devido a isso, dando inicio ao coronelismo visto até os dias de hoje em algumas regiões.
b) Do ponto de vista político, o que significou o Ato Adicional de 1834? 
R – Significou a descentralização do Poder Legislativo. 
c) Cite duas medidas relevantes contidas no Ato Adicional de 1834.
R – O Ato Adicional criou as Assembleias provinciais, que iriam controlar os tributos e gastos locais e também nomear seus funcionários, apesar da presidência ser ocupada por um membro escolhido pelo governo central. Outra medida relevante do Ato foi a suspensão do Poder Moderador e do Conselho do Estado, dando com isso mais autonomia e indecência ao poder legislativo. 
LIVRO DIDÁTICO:
1 – C
2 – D
3 – A
4 – D 
Marcela Antunes – 1 A Direito / Noite

Continue navegando