Buscar

TIPOS DE ANEMIA HISTOLOGIA

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for à causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. 
Os sintomas podem incluir fadiga, fraqueza, pele pálida, batida cardíaca acelerada ou irregular, falta de ar, dor no peito, tontura, problemas cognitivos, mãos e pés frios, dor de cabeça.
O tratamento depende do diagnóstico subjacente. Suplementos com ferro são indicados para suprir a deficiência deste mineral. Também podem ser prescritos suplementos com vitamina B. Em caso de perda de sangue, transfusões podem ser necessárias, ou ainda o uso de medicamentos para indução de formação de células sanguíneas. 
ANEMIA FERROPRIVA:
A anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). Quando ocorre uma deficiência de ferro no organismo, há falta de matéria-prima para a formação da hemoglobina dos eritrócitos. A incapacidade de produzir hemácias provoca a anemia. 
A deficiência de ferro no organismo pode ocorrer por perdas decorrentes de sangramentos, em virtude de o organismo, em certas condições, necessitar de mais ferro do que o normal, como no crescimento, gravidez, amamentação. Pode ocorrer também de má absorção geralmente no duodeno ou jejuno, ingestão deficiente, infestação por parasitas que expoliam o ferro e pela hematúria (perda de sangue pela urina).
ANEMIA MEGALOBLÁSTICA:
É um tipo de anemia caracterizado pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela baixa ingestão de vitamina B12, mais comum em vegetarianos. Além dos sintomas clássicos, pode surgir dor na barriga, queda de cabelo, cansaço e feridas na boca, por exemplo. Seu tratamento é feito através do aumento da ingestão de alimentos com vitamina B12, como ostras, salmão e bife de fígado ou uso de suplementos de vitamina B12, comprados na farmácia.
ANEMIA PERNICIOSA:
Este é um tipo de anemia megaloblástica que ocorre quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado, devido à dificuldade em absorver a vitamina B12, o tratamento deve ser feito com injeções da vitamina diretamente na veia. 
A principal fonte de B12 está nos alimentos de origem animal. Mas, para absorvê-la, o tubo digestivo depende de fatores intrínsecos presentes num grupo especial de células do estômago (células parietais) e de receptores localizados no íleo.
A causa mais frequente da deficiência de B12 é a perda desse fator intrínseco produzido pelas células parietais, associada a um tipo de gastrite (gastrite atrófica). A anemia resultante é denominada anemia perniciosa, nome inadequado, porque não levam em consideração as manifestações neurológicas. 
A anemia perniciosa resulta de um mecanismo autoimune em que a própria resposta imunológica destrói as células parietais do estômago. Como consequência, ocorre perda do fator intrínseco necessário para a ligação com a vitamina B12 ingerida. Doenças autoimunes, como diabetes do tipo I, vitiligo e as que afetam a tireoide, aumentam o risco de anemia perniciosa.
ANEMIA HEMOLÍTICA:
Em pessoas saudáveis, os glóbulos vermelhos duram por cerca de 120 dias antes de serem descartados pelo organismo. Na anemia hemolítica, os glóbulos vermelhos no sangue são destruídos antes do tempo normal, sem dar tempo de serem repostos pela medula óssea. 
A anemia hemolítica ocorre quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos. A anemia hemolítica também tem sua forma autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico identifica erroneamente seus próprios glóbulos vermelhos como corpos estranhos, desenvolvendo anticorpos que atacam as hemácias, destruindo-as muito prematuramente. Outras possíveis causas são coágulos em pequenos vasos sanguíneos, transfusão de sangue de um doador com um tipo sanguíneo que não corresponde ao seu.
O organismo também pode destruir os glóbulos vermelhos devido a certos defeitos genéticos que fazem com que os glóbulos vermelhos assumam formas anormais (como a anemia de células falciformes e anemia hemolítica devido à deficiência de G6PD). Ela é mais comum em mulheres do que em homens e gera sintomas como palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Felizmente, ela tem cura e esta pode ser alcançada com medicamentos e, por vezes, é necessária a remoção do baço. 
Curiosidade: A deficiência em Glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) é uma doença hereditária recessiva ligada ao cromossomo X que, frequentemente, desencadeia uma anemia hemolítica.
ANEMIA FALCIFORME:
 O nosso sangue é formado de células vermelhas chamadas de hemácias. As hemácias são células redondas repletas de um pigmento chamado de hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue. Essa hemoglobina chama-se A, de adulto. A hemoglobina e o ferro são responsáveis por levar o oxigênio do pulmão para todo o corpo, para a oxigenação de todos os tecidos.
A Anemia Falciforme é uma anemia que ocorre porque algumas pessoas não têm a hemoglobina A e, no seu lugar, produz outra hemoglobina diferente daquela, chamada hemoglobina S. A hemoglobina S não exerce a função de oxigenar os tecidos do corpo de forma satisfatória, razão pela qual tais pessoas têm sempre uma anemia que não se corrige nem com alimentação e nem com ferro. Nessas pessoas, as hemácias, em vez de redondas, tomam a forma de meia lua ou foice (daí o nome falciforme). Essas células afoiçadas têm muita dificuldade de passar pelas veias, que levam o sangue para os órgãos, ocasionando seu entupimento e muitas dores, principalmente nos ossos.
A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que podem manifestar-se também nos brancos. Se uma pessoa receber, do pai, um gene com mutação para produzir a hemoglobina S e, da mãe, outro gene com a mesma característica, tal pessoa nascerá com um par de genes com a mutação e, assim, terá anemia falciforme. Se uma pessoa receber somente um gene com a mutação, seja do pai ou da mãe, e o outro gene sem a mutação, ela nascerá somente com o traço falciforme. 
O portador de traço falciforme não tem doença e não precisa de tratamento especializado. Ele deve ser bem informado sobre isso e saber que, se tiver filhos com outro portador de traço falciforme, poderá gerar uma criança com anemia falciforme ou com traço ou sem nada.
ANEMIA APLÁSTICA:
A anemia aplástica se desenvolve como resultado de danos à medula óssea. O dano pode ser hereditária ou ocorrer depois de exposição a radioterapia, quimioterapia, produtos químicos tóxicos, alguns medicamentos (com destaque para o cloranfenicol) ou infecção (Hospital Israelita A. Einstein e outros, 2017).
Os sintomas podem se desenvolver de modo lento ou súbito. Pode haver fadiga, infecções frequentes, ritmo cardíaco acelerado e sangramento. Se necessário, o tratamento pode incluir medicamentos, transfusões de sangue e transplantes de células-tronco (Hospital Israelita A. Einstein e outros. 2017). 
A radiação pode, igualmente, provocar uma aplasia medular (do grego, a+plasis, sem formação) e esta anemia pode ainda ser ocasionada por uma infecção por vírus. Em cerca de metade dos casos não se consegue determinar uma causa para a anemia aplástica, situação na qual ela é designada idiopática, mas estima-se que 80% dos casos são adquiridas e 20% é genética. 
ANEMIA DE FANCONI:
A anemia de Fanconi é uma doença genética e hereditária, que é rara, de início na infância com o surgimento de más formações congênitas, observadas no nascimento, hipoplásica medular e predisposição ao câncer, alterações que geralmente são notadas entreos 3 e 12 anos de idade. Apesar de poder apresentar diversos sinais e sintomas, como pancitopenia, malformações de rádio e polegar, anomalias renais e de pigmentação cutânea, deformações faciais, microcéfalo e deficiência mental, esta doença é chamada de anemia, pois a sua principal manifestação é a diminuição da produção das células sanguíneas pela medula óssea. 
REFERENCIAS
https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1267995
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000200010
http://www.sbpc.org.br/upload/congressos/2_Anemia_megaloblastica.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-84842005000400008&script=sci_abstract&tlng=pt
http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/cidadao/orientacao/manual_da_anemia_falciforme_para_a_populacao.pdf
http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/manuais/anemia_aplastica.pdf
http://www.scielo.br/pdf/eins/v9n2/pt_1679-4508-eins-9-2-0229.pdf
http://www.scielo.br/pdf/anp/v41n3/10.pdf

Continue navegando