Buscar

4Acesso e Formas de Ingresso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES
	São acessíveis aos brasileiros e aos estrangeiros em conformidade com a lei. Na mesma entidade publica, poderemos ter cargos, empregos e funções, dependendo da necessidade do respectivo órgão.
I – Cargo Público
Conceito: é o lugar instituído na organização do serviço, com denominação e atribuições próprias e estipêndio correspondente, para ser provido e exercido por um titular, na forma da lei, o cargo deve ser criado por lei, é não por ato administrativo de decreto.
- os caros existem tanto na administração direta como na indireta, bem como não podemos ter cargo sem função, mas podemos ter função sem cargo.
	a)      cargos efetivos: adquirem a estabilidade depois da aprovação no estágio probatório e de três anos de efetivo exercício. São providos mediante concurso público. Seus titulares somente perdem o cargo nas situações previstas na CF: processo administrativo em que seja garantida a ampla defesa, sentença judicial transitada em julgado, excesso de despesa com pessoal e avaliação periódica de desempenho;
	
	b)      cargos em comissão (ou cargos de confiança)[1]: destinam-se apenas a funções de chefia, direção e assessoramento. São de livre provimento e de livre nomeação, ou seja, não há necessidade de concurso público. Não adquirem estabilidade com o decurso do tempo;
	
	c)      cargos vitalícios: ocupados por membros do Ministério Público, da Magistratura e dos Tribunais de Contas, que adquirem a vitaliciedade depois da aprovação no estágio probatório e de dois anos de efetivo exercício. Somente podem perder o cargo por meio de sentença judicial transitada em julgado.
II – Emprego Público
Núcleos de encargos de trabalho a serem preenchidos por agentes contratados para desempenhá-los sob relação trabalhista.
Emprego público refere-se aos empregados das empresas estatais (empresas públicas e sociedades de economia mista), que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, a mesma legislação trabalhista da iniciativa privada.
III - Funções Públicas
É a atribuição ou o conjunto de atribuições que a Administração confere a cada categoria profissional ou comete individualmente a determinados agentes a execução de serviços eventuais ou permanentes.

Continue navegando