Buscar

Aula Unidade 6 Plastico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Materiais de Construção I
Profa. M.Sc. Maria Letícia C. L. Beinichis
Curso – Engenharia Civil
Unidade 6 – Materiais Orgânicos
06.01 – Materiais poliméricos
06.02 – Polímeros específicos
06.03 – Madeiras
Conteúdo Programático
O Plástico é um material sólido em seu estagio final, que pode ser moldado por reações químicas, pressão ou calor. Eles são polímero, ou seja, macromoléculas ou conjunto de monômeros – unidades químicas simples, que se unem em uma reação chamada polimerização. 
Sua origem pode ser sintética – carbono derivado do petróleo, ou natural, também denominado biopolímeros ou bioplásticos, cujo carbono vem da cana de açúcar, milho, entre outras fontes naturais.
A maioria dos plásticos é quimicamente inerte, ou seja, incapaz de sofrer reações químicas com outras substâncias e se desintegrar.
Plásticos
Processo de Fabricação
Plásticos
Processo de Fabricação
Exemplo de fabricação do PVC
Plásticos
Tipos de plásticos
Termoplásticos – menos rígidos e podem ser moldados se aquecidos e, uma vez reaquecidos, não perdem suas propriedades.
Principais tipos de termoplásticos
Polietileno (PE)
Poliestireno (PS)
Poli(tereftalato de etileno) (PET)
Nailon
Cloreto de polivinila (PVC)
Acetato de polivinila (PVA)
Polipropileno (PP)
Policarbonatos.
Plásticos
Plásticos
Tipos de plásticos
Termorrígidos (ou termofixos) – são rígidos e duráveis. São plásticos que mantém seu formato e, uma vez endurecidos, não retornam à forma original. 
Principais tipos de termofixos 
Poliester
Resina Alquídica
Resina Epoxi
Poliuretano.
Tipos de plásticos
Elastômeros – também denominados borracha sintética, este plástico constitui um grupo a parte, pois apresentam grande elasticidade.
Principais tipos de termofixos
Neoprene
Teflon
Silicones
Hypalon
Plásticos
Vantagens e desvantagens do uso dos plásticos
Plásticos
Principais plásticos
PET (politereftalato de polietileno) – utilizado em embalagens, revestimentos e como resinas de poliéster empregadas na área elétrica.
Plásticos
Principais plásticos
Polietileno (PE) – também um termoplástico foi utilizado durante muito tempo para isolar fios elétricos. Possui baixo custo, facilidade de ser trabalhado, flexibilidade, apesar da baixa resistência mecânica.
Utilizado em tubulações de grande porte, como drenagem, lonas de cobertura/proteção, além de reservatórios de água.
Plásticos
Principais plásticos
PVC (Cloreto de polivinila) – um termoplástico leve e versátil, fácil de cortar e furar e que não propaga fogo. É utilizado em principalmente nas tubulações hidrossanitárias e eletricidade, como telhas, para revestimento de piso, parede e forro.
Suas principais vantagens são, quando comparado a outros materiais para o mesmo fim - baixo custo, facilidade de manuseio e imunidade à oxidação.
Plásticos
Principais plásticos
Polipropileno (PP) – esse termoplástico possui elevada durabilidade e resistência, sendo utilizado em filamentos de elétrica, cobertas, dentre outros.
É mais caro que o policarbonato e possui sensibilidade aos raios UV e agentes oxidantes, porém, possui resistência e durabilidade maior.
Plásticos
Principais plásticos
Poliestireno (PS) – material rígido, porém com menor flexibilidade, o que o torna muitas vezes quebradiço. Essa desvantagem é corrigida quando o poliestireno passa por tratamento e se torna de alto impacto. Utilizado em assentos sanitários, armários de áreas molhadas, etc.
Plásticos
Quando o poliestireno é expandido, ou seja, aquecido com incorporação de ar, é conhecido como isopor. 
Neste caso de rígido torna-se leve, moldável, um excelente isolante permanecendo com elevada resistência mecânica. 
Principais plásticos
Nailon – um dos plásticos mais nobres, em função de sua elevada resistência. Pode ser utilizado como reforço em telhas plásticas e na área de elétrica.
Plásticos
Principais plásticos
Policarbonatos (PC) – possui boa resistência mecânica e ao impacto, resistente também à chamas. Possui baixo peso específico e, sendo termoplástico, pode ser moldável conforme definição de projeto. Encontra-se comercialmente transparente ou colorido e nos padrões alveolar, compacto e telha.
Plásticos
Principais plásticos
Poliamidas (PA) – esse termoplástico é utilizado em fibras sintéticas como carpetes e adições ao concreto, de forma a melhorar seu desempenho mecânico.
Plásticos
Principais plásticos
Polimetil-metacrilato (PMMA) – é um termoplástico rígido também conhecido como acrílico. Pode ser transparente ou colorido e possuir maior resistência ao impacto comparado ao vidro, porém, não filtra a luz ultravioleta.
Plásticos
Principais plásticos
Resina Epoxi – base para tintas e compostos plásticos, a resina epóxi apresenta boa resistência térmica e mecânica e elevada resistência elétrica. Podemos ter desde argamassas epóxi, piso industrial, passando por tinta e cola de base epóxi.
Plásticos
Principais plásticos
Resina Alquídica, Fenólica e Vinílica – também base para tintas e compostos plásticos, a mais conhecida entre elas é o acetato de polivinila (PVA). 
Além do uso como base de tintas e vernisas, essas resinas podem ser empregadas como revestimento. As resinas vinílicas são utilizadas para aplicação de piso de pequena espessura e elevada resistência. As resinas fenólicas são empregadas em laminados plásticos e chapas
Plásticos
Principais plásticos
Teflon (Politetrafluoroetileno) – polímero estável, resistente à altas temperaturas e sustâncias químicas. Utilizado em fitas de vedação de instalações hidrossanitárias, etc.
Plásticos
Principais plásticos
Hypalon e Neoprene – são borrachas sintéticas utilizadas principalmente em impermeabilizações, em função de sua elevada resistência à ação das intempéries, luz e calor.
Plásticos
Principais plásticos
Silicones – são resinas sintéticas obtidas a partir do silício. Na construção civil é indicado para proteção de superfícies sujeitas à intempéries.
A principal característica deste material é formar uma película contínua com ação hidrofugante.
Plásticos
Reciclagem de plásticos
A reciclagem dos produtos termoplásticos ocorre, de forma geral, seguindo o processo abaixo.
Plásticos
Reciclagem de plásticos
Mas é possível reciclar os termoplásticos de três formas diferentes, obtendo produtos específicos ao final da reciclagem.
Plásticos
Reciclagem de plásticos
Reciclagem Mecânica - Consiste na combinação de um ou mais processos operacionais para aproveitamento do material descartado que é transformado em material apto para a fabricação de novos produtos. Quando o material descartado é proveniente de aparas de indústrias de transformação denomina-se reciclagem primária. No caso do material pós-consumo retirado do resíduo sólido urbano o processo é denominado reciclagem secundária.
Plásticos
Reciclagem de plásticos
Reciclagem Química – Consiste em processos tecnológicos de conversão do resíduo do PVC em matérias-primas petroquímicas básicas. Alguns processos encontram-se disponíveis para reciclagem química do PVC, consistindo nas seguintes rotas: Hidrogenação do resíduo, pirólise, gaseificação, incineração.
Plásticos
Reciclagem de plásticos
Reciclagem Energética – Consiste na compactação dos resíduos e subseqüentes incineração, convertendo a energia química contida nos mesmo em energia calorífica ou eletricidade. Os gases gerados nesse processo são tratados para reduzir o impacto sobre a atmosfera, enquanto as cinzas resultantes do processo de incineração são dispostas em aterros.
Plásticos
Materiais plásticos reciclados
Plásticos
Materiais plásticos reciclados
Plásticos
Patologias
As patologias encontradas nos plásticos ocorrem em função de seu uso indevido ou falhas de manutenção.
Rachaduras e/ou trincas – podem vir em função do desgaste por atrito ou danos pela exposição ao sol.
Plásticos
Patologias
Manchas – decorrentes
de atrito, falta de manutenção ou por ataque químico.
Plásticos
Patologias
Deformação por elevação da temperatura
Plásticos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando