Buscar

Classificação de Angle Maloclusões (1)

Prévia do material em texto

Ortodontia para Fonoaudiologia. 27.10.2015 
Ortodontia
Classificação das Maloclusões: 
Overjet: distância do superior para o inferior, no sentido anteroposterior (vertical).
Overbite (sobremordida): o quanto os dentes superiores recobrem os inferiores.
Analisar o perfil de um paciente: traçar uma linha do mento até a abertura nasal. Se o lábio tocar essa linha, dizemos que o perfil é reto ou harmônico. Se, por acaso, esses lábios ultrapassam essa linha, dizemos que o perfil é convexo. E quando os lábios não alcançam essa linha, dizemos que o perfil é côncavo.
 Perfil Reto Perfil Convexo Perfil Côncavo
Tudo o que sai do padrão normal de oclusão dentária, chamamos de maloclusão. Pois houve qualquer desvio da oclusão dentária normal. As Maloclusões são classificadas em grupos que reúnem características específicas de variação. É importante para organizar o planejamento do tratamento, diagnóstico e facilitar a conclusão sobre etiologias das Maloclusões. Além de fornecer meios de comunicação entre uma equipe multiprofissional de saúde. 
Angle foi o primeiro a conceituar a oclusão normal: os planos inclinados dos dentes, superiores e inferiores, são harmônicos quando os arcos estão fechados. A partir daí, começou-se a verificar as avaliações das oclusões normais. Então, Angle olhando a oclusão normal observou que a mandíbula/maxila e o arco dentário inferior /superior estavam em uma relação normal mésio-distal em relação à anatomia craniana, ambas tinham uma relação normal com a base do crânio. A maxila estando localizada em uma base fixa, é estável em relação à anatomia craniana. Utiliza-se o primeiro molar permanente superior para classificar a maloclusão. Se há modificações nas posições dos molares superiores em suas relações com a anatomia craniana, estas podem ser detectadas pelas posições axiais dos dentes superiores, especialmente os caninos.
Chave de Oclusão de Angle: A cúspide mésio-vestibular do primeiro molar permanente superior oclui no sulco vestibular do primeiro molar permanente inferior.
Classificação propriamente dita: 
Classe I
Classe II - 1a divisão – subdivisão direita
 – subdivisão esquerda
 
 - 2a divisão – subdivisão direita
 – subdivisão esquerda
Classe III – subdivisão direita
 – subdivisão esquerda 
Classe I:
Paciente não tem um bom alinhamento dos dentes anteriores, porém possui chave oclusão. A maxila e a mandíbula dessa classe estão bem harmônicas com a base craniana, ou seja, o osso está harmônico, mas os dentes anteriores não estão harmônicos. Na maioria das vezes, com uma falta de espaço, então, eles não ficam no alinhamento normal de oclusão, resultando no seu apinhamento. Perfil levemente convexo. A maior parte das maloclusões é classe I.
Angle definiu a classe I da seguinte forma: a mandíbula e o arco dentário inferior estão em uma posição harmônica com a maxila e o arco dentário superior e a base do crânio. A parte óssea está harmônica em relação ao crânio, por isso o paciente geralmente tem um perfil bom. Exemplo mais comum: maloclusão classe I de Angle com apinhamento. 
Quando há uma arcada posicionada mais a frente, diz-se que está em protrusão. Quando ambas as arcadas estão a frente, chama-se biprotrusão. 
Classe II:
Na Classe II não há chave de oclusão, ou seja, a cúspide mésio-vestibular o 1ºM permanente superior não oclui no sulco vestibular do 1ºM permanente inferior. Geralmente, oclui entre o segundo pré-molar e o primeiro molar permanente inferior. Isto ocorre porque a mandíbula está posicionada mais distalmente (para trás) em relação à maxila. Por isso o primeiro molar permanente superior fica mais à frente. Perfil convexo.
Angle definiu a classe II como: a mandíbula e o arco inferior posicionam-se distalmente em relação à maxila e o arco dentário superior na base do crânio. Com isso, a chave de oclusão não vai existir. Então, a cúspide do 1ºM superior oclui no segundo pré-molar inferior.
1ª Divisão: está relacionada aos incisivos superiores, nesta divisão possuem inclinação vestibular acentuada. Possui sobremordida exagerada ou Overjet exagerado também. É característico da classe II uma arcada superior estreita ou atrésica. Porque ela não se desenvolve normalmente, muitas vezes isso se dá em respiradores orais. Há uma função anormal dos lábios, o lábio superior normalmente é hipotônico e curto e o lábio inferior fica evertido. 
Figura: Classe II, 1ª divisão, subdivisão esquerda. 
2ª Divisão: os dentes incisivos superiores estão inclinados para palatino. Algumas características típicas da 2ª divisão são: sobremordida exagerada, verticalização dos incisivos centrais superiores, a arcada superior é “quadrada”, retrognatismo, perfil reto e levemente convexo, labioversão ou mésioversão dos incisivos laterais superiores (para vestibular). E a função muscular geralmente é normal.
As divisões ainda podem ser divididas em: subdivisão esquerda e subdivisão direita. Pode acontecer de haver classe II de um lado (ou seja, sem chave de oclusão) mas o outro lado ter chave de oclusão. Quando isso ocorre classificamos esta maloclusão como classe II e a subdivisão será a do lado sem chave de oclusão. Por exemplo, paciente possui chave de oclusão do lado direito, porém, no lado esquerdo, possui uma classe II, classificaremos esta maloclusão como: classe II subdivisão esquerda. Ou seja:
 - Na subdivisão direita: há a falta da chave de oclusão no lado direito, porém, há chave de oclusão no esquerdo;
 - Na subdivisão esquerda: há a falta da chave de oclusão no lado esquerdo, porém, há chave de oclusão no lado direito.
Se não houver chave de oclusão dos dois lados, classifica-se apenas como classe II 1ª ou 2ª divisão. Não sendo necessário escrever coisas como: “classe II completa” ou “classe II bilateral”. Apenas se especifica quando não há chave de oclusão em um dos lados. 
Classe III:
A mandíbula está localizada mesialmente/anterior em relação à maxila. Chave de oclusão também não existe. Existe um prognatismo mandibular. Overjet (transpasse horizontal) é negativo ou de topo e pode ser medido. Como a mandíbula está mais à frente da maxila, os dentes inferiores também estão à frente da arcada dentária superior, muitas vezes esses dentes inclinam para lingual. Isto ocorre na tentativa de encontro dos dentes superiores e é chamado de compensação dentária. A maloclusão classe III deixa o paciente com o perfil côncavo.
A cúspide mésiovestibular do primeiro molar permanente superior oclui atrás do sulco vestibular do primeiro molar permanente inferior. 
A classe III possui subdivisão, porém, não tem divisão. Ou seja, o paciente pode ter chave de oclusão de um lado e do outro não ter. Sendo assim, classifica-se como “classe III subdivisão esquerda ou direita”.
Porém, a classificação de Angle se dá no sentido anteroposterior. Por isso é preciso complementar o diagnóstico.
Variações no sentido vertical:
Sobremordida Normal: quando os dentes superiores cobrem os inferiores em até 30%. (2)
Sobremordida Exagerada: quando há sobreposição vertical excessiva dos incisivos. É quando os dentes superiores cobrem os inferiores em mais de 30%. (1)
Mordida Aberta: quando a mandíbula e a maxila estão em oclusão, porém, alguns dentes (geralmente na região anterior) não se tocam, não chegam a ter contato. Podendo ser medida em milímetros.
Variações Transversais:
	
Mordida Cruzada: é uma relação labiolingual anormal dos dentes, podem ser classificadas em lingual ou vestibular. 
- Mordida Cruzada Lingual: quando as cúspides vestibulares de alguns dentes superiores ocluem lingualmente às cúspides vestibularesdos dentes inferiores. Quando um ou mais dentes da maxila estão em mordida cruzada em direção à linha média, denominamos mordida cruzada lingual. 
 Mordida cruzada lingual posterior Mordida cruzada lingual anterior
- Mordida Cruzada Vestibular: quando as cúspides linguais dos dentes superiores ocluem vestibularmente às cúspides vestibulares dos dentes inferiores, denominamos mordida cruzada vestibular. 
Mordida cruzada vestibular posterior
Classificação de Lischer: descrição de posições individuais dos dentes. Posição do dente + sufixo “versão”.
Mesioversão: mesial à posição normal;
Distoversão: distal à posição normal;
Infraversão: abaixo da linha de oclusão;
Supraversão: acima da linha de oclusão;
Vestibuloversão (labioversão ou bucoversão): na direção do lábio ou da bochecha;
Linguoversão: lingual à posição normal;
Axiversão: inclinação axial incorreta;
Torsiversão: girada em seu longo eixo;
Transposição (transversão): ordem errada no arco;
Anatomia Dental:
Temos três tipos de dentições: dentição decídua, dentição mista e dentição permanente.
 Os Dentes Decíduos geralmente são dentes bem mais brancos e não tem o traço muito refinado. Isso porque esses dentes precisam estar prontos rapidamente e entrar em ação rapidamente também. Entre o incisivo superior começar a ser formado e aparecer na boca da criança, dura menos de um ano. Os dentes permanentes possuem muito cálcio, pois demoram muito mais a se formar. Quanto mais amarelo o dente, mais cálcio ele possui. Por isso o canino é mais amarelo que os demais. A calcificação dos dentes permanentes é superior a dos dentes decíduos. Na dentição mista há a mistura de dentes permanentes com dentes de leite.

Continue navegando