Buscar

organização municipal. 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Organização Municipal
Título: REGULAR - Organização Municipal - 05/10 a 30/10/2015
QUESTÃO 01/05
A administração direta corresponde á prestação dos serviços público diretamente pelo próprio estado e seus órgãos. Assim, quando a união, os Estados membros, distrito Federal e Municipal, prestam serviços por seus próprios meios, diz-se que há atuação da Administração direta. ( RODRIGUES, Douglas. Administração publica: uma visão ampla da administração publica direta e indireta.
Segundo Bernardi (2012) a lei orgânica municipal pode estabelecer as diretrizes da própria estrutura administração municipal e cabe ao município definir como irá organizar a estrutura administração do poder executivo. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, assinale a alternativa abaixo que apresenta os órgão da administração direta:
RESPOSTA: SECRETARIAS
QUESTÃO 02/04
Historicamente, verifica-se que a federação no brasil surgiu de forma diferente do modelo federal dos estados unidos. O Brasil não era composto de estados soberanos, pelo contrario, era um estado unitário, embora descentralizado para alguns. O fato é que havia um poder central e pouco autonomia para os Estados, não podendo estes intervir na condução do destino federal.( Peixoto, Leonardo scofano damasceno. A autonomia dos municípios na constituição brasileira de 1988. Disponível em http........
O município na federação constitui-se em pessoa jurídica que possui autonomia politica, administração e financeira. Segundo os conceitos sobre o município abordados na bibliografia basica da disciplina, analise as sentenças abaixo e indique ( V ) par verdadeira e ( F ) para falsa.
( V ) o município é pessoa jurídica do direito publico interno e constitui-se numa entidade estatal de terceiro grau.
( F ) a União o os estado são considerados as únicas pessoas jurídicas do direito interno,não pertencendo os municípios a essa categoria.
( V ) os municípios são as células que compõem os estados e que pos sua vez, compõem a União, formando a República Federativa do Brasil
RESPOSTA: V, F, V
QUESTÃO 03/03
Considerando os estudos feitos na disciplina de organização municipal, sabe-se que a lei nº 8429/1992 classifica os atos improbidade administrativa em: os que importam em enriquecimento ilícito; os que causam prejuízo ao erário; os que atentam contra os princípios da administração publica. Essa lei define como enriquecimento ilícito “ auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função emprego ou atividade. ( BERNARDI, Jorge luiz. A organização municipal e a politica urbana. Curitiba editora intersaberes.
De acordo com os estudos feitos na disciplina de organização municipal. Analise as assertivas abaixo no que diz respeito á improbidade administrativa na administrativa pública, indicando V para verdade e F para falso
( V ) receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel no exercício de função publica.
( V ) receber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição, permuta ou local de bem móvel ou imóvel em função do exercício de função publica.
( V ) receber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba publica de qualquer natureza exercendo cargo em comissão
( V ) permitir facilitar ou concorrer para quer terceiro se enriqueça ilicitamente com o serviço publico.
RESPOSTA: v, v, v, v
QUESTÃO 04/04
Muitos dos que escrevem sobre o tema concordam com o fato de não ter existido, na antiguidade, municipal na acepção que se tem hoje. Diomar Ackel filho ( 1992, p.19) afirma. O município, tal como existe, não guarda similaridade com a cidade antiga. No mesmo sentido, discorre jose Nilo de Castro (1998,p.81) nesta fase, pelo que revelam as fontes históricas, não se conheceu o municipio, na acepção e com a estrutura que veio a adquirir depois de certa época. Os autores concordam, entretanto que havia aglomerações humanas como por exemplo: vilas, aldeias, burgos e condados, que, para cretella junior (1981.p,32) são vestígios do que mais tarde se conheceu por município. 
De acordo com os conceitos abordados durante o capitulo 1 da bibliografia básica da disciplina, indique entre as alternativas abaixo qual responde corretamente a seguinte pergunta: quando se deu a origem do município na historia da humanidade?
RESPOSTA: No período da Republica Romana

Outros materiais