Buscar

BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇAO EM FARMÁCIA E DISPENSAÇÃO E AVIAMENTO DE RECEITAS MÉDICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROFESSOR: JONATHAS
ALUNA: MARIA JOSÉ RODRIGUES
CURSO:6ºPERÍODO DE FARMÁCIA
BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇAO EM FARMÁCIA E DISPENSAÇÃO E AVIAMENTO DE RECEITAS MÉDICAS 1. Qual a importância do conhecimento de excipientes que compõe medicamentos pelos profissionais de saúde que trabalham na dispensará e administração medicamentosa? 
R= È identificar a presença de possíveis excipientes indutores da RAM em medicamentos comercializado. A relação existente entre excipientes e reações adversas foi descrita por Buck (1996) Kumar  (1996, 1993) e Yang (1985) que identificaram alguns destes excipientes de risco. No mercado farmacêutico nacional, existe um grande número de produtos registrados, portanto optou-se por centralizar a pesquisa entre os de maior venda.
 2. Explique a citação: ‘’ A biodisponibilidade deste medicamento está compreendida entre 68% e 75% nesta forma farmacêutica.” Qual seria uma forma farmacêutica com biodisponibilidade próxima de 100%? 
R=A absorção é a transferência do fármaco do local de administração para a corrente sanguínea. Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico. Para que um fármaco seja eficaz é necessário que uma quantidade suficiente dele chegue ao sítio ou sítios de ação e ali permaneçam pelo tempo suficiente para exercer o efeito farmacológico.
3. Comente sobre os critérios avaliados durante um aviamento de receita médica em uma farmácia de manipulação. Segundo a RDC nº 67/2007, diga quando uma prescrição médica (receita) não pode ser aviada (atendida) 
R= A farmácia ou drogaria somente poderá aviar ou dispensar quando todos os itens da receita e da respectiva Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos.
4. Comente sobre as exigências do cumprimento das Boas Práticas de Manipulação em Farmácia (BPMF) em um laboratório de manipulação, quanto o papel do farmacêutico e da equipe (colaboradores e técnicos) 
R=A farmácia é responsável pela qualidade das preparações magistrais e oficinais que manipula, conserva, dispensa e transporta. Deve assegurar a qualidade físico-química e microbiológica (quando aplicável) de todos os produtos reembalados, reconstituídos, diluídos, adicionados, misturados ou de alguma maneira manuseados antes da sua dispensação. É indispensável o acompanhamento e o controle de todo o processo de manipulação, de modo a garantir ao paciente um produto com qualidade, seguro e eficaz.
 5. Conceitue e dê 2 exemplos: a) Princípio ativo ? É a substância que deverá exercer efeito farmacológico. 
b) Forma Farmacêutica? São as diferentes formas físicas que os medicamentos
podem ser apresentados, para possibilitar o seu uso pelo paciente c) Excipiente (o que são e para que sirvam?) substância inerte incorporada como veículo a certos medicamentos. Meio sólido farmalogicamente inativo no qual o PA está disperso em um comprimido. 
d) Veículo (o que são e para que servem?) Meio líquido no qual a PA está disperso.líquido 
e) Adjuvante (o que são e para que servem?) substâncias cujas propriedades visam estabilizar, conservar, espessar e favorecer a dissolução. Visa também corrigir as propriedades organolépticas da forma farmacêutica.

Continue navegando