Buscar

Trabalho de física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4 – Procedimento Experimental
Coloque o corpo de prova 10mm dentro da mangueira menor da conexão de saída dos vapores. 
Passe o corpo de prova pelo guia e coloque o batente móvel fim de curso, sem fixá-lo. Passe a extremidade do corpo de prova pelo guia de saída, ultrapassando-o. Encaixe o conjunto com conexão rápida ao corpo de prova. 
Posicione o batente móvel fim de curso sobre o zero da escala. Esta operação acarreta um pequeno deslocamento do ponteiro, não se preocupe, isto garante que o extremo livre do corpo de prova esta tocando na ponteira do medidor. Garanta que o batente móvel toque a ponteira do medidor de dilatação.
Coloque o guia com mufa fica sobre a marca 500mm, podendo esta distância ser variada para outras opções. Uma vez selecionada esta distância, ela representará o comprimento inicial L0 e equivale à distância entre o centro do guia e o centro do batente móvel fim de curso (trecho do corpo de prova que terá influência sobre a leitura indicada no medidor de dilatação.
Observe que o medidor de dilatação possui um anel recartilhado ao seu redor, gire-o levemente para a esquerda e para a direita, constatando que a escala externa acompanha estes movimentos. Cada traço da escala externa equivale a 0,001mm. Para facilitar as leituras, ajuste o zero do medidor girando o anel.
OBS: Como fazer a leitura no dinamômetro 
Pressionando levemente com o dedo a ponteira do medidor de dilatação, verifique que o ponteiro grande se desloca rapidamente e, para cada volta que ele executar, o ponteiro menor se deslocará de um dígito (nesta escala menor cada divisão equivale a um milímetro), isto é, se o ponteiro pequeno estiver entre os dígitos 1 e 2 e o ponteiro grande estiver marcando o segundo traço após o 20, leremos uma variação de 1,22mm.
5 – Resultados
A barra de aço tinha seu comprimento inicial igual a 500mm, há uma temperatura inicial igual a 24ºC, iniciando-se o experimento atingimos uma temperatura de entrada e uma de saída. No cobre a temperatura de entrada e de saída foram 91ºC, e no aço 92ºC.
A variação do comprimento do corpo de prova do cobre sofreu uma dilatação de 62mm e a do aço foi 3mm, pois colocamos a mangueira do vapor antes de zerarmos o manômetro. 
	 L0
	 Ti
	 Tf
	 ΔT
	 ΔL
	 500mm
	 24ºC
	 91ºC
	 67ºC
	 62mm
	 400mm
	 24ºC
	 92ºC
	 68ºC
	 3mm
6 – Discursão de Resultados
As temperaturas de entrada e saída no corpo de prova coincidem ? Justifique.
Sim. Porque igualamos a temperatura propositalmente para conseguirmos o equilíbrio térmico e assim conseguirmos dilatar o corpo de prova.
 ΔT = Tf-Ti (cobre) ∆L = Lo . α . ∆T 
 ΔT = Tf-Ti (aço) ∆L = Lo . α . ∆T

Outros materiais