Buscar

Discursivas PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escola do design, uma das escolas de pensamento estratégico definidas por Mintzberg, é uma das escolas que mais influencia nos processos de formulação das estratégias, tendo em vistaque os conceitos que a embasam são utilizados como referência para a existência da Administração Estratégica. Dessa escola surgiu um dos principais métodos utilizados para a análise dos ambientes internos e externos da organização na elaboração do planejamento estratégico. Identifique que modelo é esse e o que ele faz. 
Modelo SWOT (Strenghs ¿ forças, Weaknesses - fraquezas, Opportunities ¿ oportunidades, e Threats - ameaças). Faz a análise das ameaças e oportunidades do ambiente externo à organização, eas forças e fraquezas internas.
A formulação de estratégias funcionais ocorre em decorrência da formulação das estratégias corporativas e das estratégias de negócio, mas ela também pode ser realizada visando uma melhoria específica em uma das áreas funcionais da organização, a partir da determinação da alta-administração ou do responsável pela área. As áreas funcionais que constituem uma organização podem variar em função do tipo de atividade que ela desenvolve, mas basicamente elas se constituem em quatro áreas. Cite essas áreas e comente sobre as estratégias de uma delas: 
Marketing, produção / operações, financeira e recursos humanos
Financeira: As estratégias financeiras contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais estabelecidos com a definição e implementação de ações que conduzam a organização a maximizar a eficiência e a eficácia da sua gestão financeira.
Os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) são constituídos pelas variáveis, características ou condições que podemimpactar no desempenho da organização e/ou no alcance dos seus resultados. Segundo Chiavenato & Sapiro(2009) existem oito áreas-chave dos Fatores Críticos de Sucesso. Identifique uma delas e descreva o que representa.
1. Posicionamento competitivo: representa a posição daorganização em relação aos concorrentes que ela possui. 2. Inovação: está associada às mudanças destinadas a melhoria dos processos e dos negócios organizacionais;
O planejamento estratégico faz parte do processo da Gestão Estratégica, porém há uma diferença entre o processo de elaboração do planejamento e o processo de implementação da gestão estratégica no que diz respeito aos participantes. Que diferença é essa?
Enquanto o planejamento, mesmo que elaborado de forma participativa, deve ser delineado porlideranças estratégicas, pois nele são definidas as intenções e diretrizes organizacionais; na gestão estratégica todaa organização é envolvida para que a implementação do que foi planeja do possa ser realizada.
O Planejamento estratégico situacional (PES) é uma metodologia de planejamento estratégico de governo, desenvolvido pelo economista chileno Carlos Matus, a partir dos seus estudos e críticas às metodologias de planejamento tradicionais.Por ser concebido como uma ferramenta para as organizações públicas, o planejamento estratégico situacional prevêque as ações sejam priorizadas em função da capacidade realde execução, levando emconsideraçãoas três variáveisinterdependentes que devem ser constantemente articuladas.Identifique essas variáveis e a que se referem.
O projeto de governo refere-se às ações propostas; a governabilidade, ao controle e autonomia existentes para a execução dessas ações; e a capacidade, a infraestrutura existente para a execução das ações propostas dentro d a governabilidade existente, ouseja, pessoas, métodos, tecnologias, entre outras.
O Planejamento estratégico situacional (PES) é uma metodologia de planejamento estratégico de governo, desenvolvido pelo economista chileno Carlos Matus, a partir dos seus estudos e críticas às metodologias de planejamento tradicionais. Ele é desenvolvido em quatro momentos - explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional - que podem acontecer a qualquer tempo, apesar de cada um possuir maior relevância em um determinado período do planejamento.Escolha um desses momentos e identifique o que é feito no momento escolhido. 
Nomomento explicativosão feitas a seleção e a análise dos problemas considerados relevantes e sobre os quais se pretende intervir;no normativoé definida a situação futura desejada e as operações/ações concretas que visam resultados;no momento estratégicoé realizada a análise de viabilidade do plano nas suas várias dimensões: política, econômica, cognitiva, organizativa, entre outras; eno momento tático-operacionalé feita a implementação do plano.
Como o conceito de cadeia de suprimentos afeta a análise dos pontos fortes e pontos fracos de uma organização?
Considerando que a cadeia de suprimentos é formada por uma rede de entidades ou organizações que atuam em conjunto, de forma cooperativa, com vistas a administrar o fluxo de materiais e informações, desde os fornecedores até os clientes finais, em algumas situações analisar o ambiente interno da organização não é suficiente para identificar os pontos fortes e fracos que irão impactar no alcance dos objetivos estabelecidos. Será necessário analisar também as potencialidades e vulnerabilidades dos seus fornecedores e distribuidores, para que as estratégias possam ser definidas adequadamente.
A incorporação da responsabilidade social às estratégias organizacionais pode trazer inúmeros benefícios para a organização. Cite e comente um desses benefícios, justificando porque ele beneficia a organização.
Valorização de sua imagem, maior lealdade de todos os públicos, maiores chances de sobrevivência a longo prazo, dentre outros. Escolher um deles e correlacionar com os resultados organizacionais.
Muitas vezes o alcance da efetividade por uma organização depende de outras organizações, que podem ser suas fornecedoras ou distribuidoras. Neste caso, ocorre a ampliação do escopo de atuação, que não mais estaria situado no âmbito de uma empresa apenas, mas sim no contexto de outras organizações existentes na cadeia de suprimentos. O que vem a ser cadeia de suprimentos? 
Rede de entidades ou organizações que atuam em conjunto, de forma cooperativa, com vistas a administrar o fluxo de materiais e informações, desde os fornecedores até os clientes finais.
AnáliseSWOT é uma metodologia utilizada para avaliar as Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses) da organização, e as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) provenientes dos ambientes externos (macro e micro). Considerando o conteúdo das aulas, identifique como deverá ser a correlação entre os elementos da Matriz e qual os resultados esperados nessas correlações. 
Pontos fortes x oportunidades- estratégias ofensivas - seus pontos fortes podem ser utilizados para aproveitar as oportunidades identificadas no ambiente externo.
Pontos fortes x ameaças- estratégias defensivas - seus pontos fortes devem ser utilizados para neutralizar as ameaças identificadas no ambiente externo.
Pontos fracos x oportunidades- estratégias de melhoria - existe deficiência na atuação ofensiva da organização, seus pontos fracos dificultam ou impedem a organização de aproveitar as oportunidades existentes nos ambientes externos;
Pontos fracos x ameaças- estratégias de recuo, para resguardar a organização ¿ existe umaatuação vulnerável da organização, seus pontos fracos limitam a capacidade de defesa da organização às ameaças provenientes dos ambientes externos ou até mesmo acentuam os seus efeitos.
Segundo Hitt, Ireland e Hoskisson (2008, p. 21), os líderesestratégicos são pessoas situadas em vários setores da empresa, que utilizam o processo de administração estratégica para ajudar a empresa a atingir a sua visão e missão. Qual o significado dessa afirmação?
Isso significa que esses líderes estratégicos podem estar em qualquer um dos níveis organizacionais: estratégico, tático ou operacional, assim como podem ser pessoas que são líderes mesmo sem possuir uma função gerencial da organização.
O QUE É PLANEJAMENT O ESTRATÉGICO
é o processo de analisar uma organizaçãosob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.
Escola do design- as estratégias devem ser formuladas visando o equilíbrio entre as ameaças e oportunidades do ambiente externo à organização, e as forças e fraquezas internas, visando à adequação entre as possibilidades externas e as capacidades internas.
Escola do Planejamento- tem como característica aexistência de um processo formal de planejamento para a formulação e implementação das estratégias, constituído de nove passos.
Escola do posicionamento- prevê que a elaboração das estratégias da organização deve ser feita a partir da sua posição na indústria e no mercado a qual pertence.
Escola empreendedora- associa a formulação da estratégia a um processo visionário, de natureza proativa, empreendedora, focado em um líder e na sua visão estratégica.
Escola cognitiva- associa a formulação da estratégia a um processo mental, e tem Herbert Simon como um dos seus principais idealizadores.
Escola do Aprendizado- a formulação das estratégias é um processo que deve ser aperfeiçoado ao longo do tempo por meio de um aprendizado contínuo, e um dos seus principais idealizadores é C. K. Prahalad.
Escola do Poder- a formulação de estratégias é caracterizada pela negociação, com o uso do poder e da política para a definição de estratégias que atendam a determinados interesses, seja na própria organização ouentre esta e outras instituições existentes no seu ambiente externo.
Escola cultural- surgiu na Suécia em oposição à escola do poder e possui como característica a formulação de estratégias por meio de um processo cooperativo e coletivo,fundamentado nacultura existente na organização.
Escola Ambiental- a formulação de estratégias é realizada visando uma reação às pressões externas sofridas pela organização. Em função disso, os estudos que são realizados visam o entendimento das respostas estratégicasque surgem neste contexto.
Escola da configuração- a organização e o meio que a cerca são vistos como “estados de configuração” e a formulação de estratégias como um processo de transformação. A configuração é constituída pela estabilidade da organização, ou seja, pela reunião de características estáveis que ela possui. Já a transformação é um processo pelo qual a organização passa para adaptar-se às mudanças até atingir a nova estabilidade. Estes dois elementos constituem o ciclo de vida da organização.
Os tipos deestratégias existentesdeformageral,existemtrêstipos(ouníveis)deestratégiasorganizacionais,asquaisdevem ser formuladas eimplementadas de maneirainterrelacionada:
Estratégia Corporativa: refe re -se ao pri mei ro n ível de d ef ini ção estraté gi ca, e dete rmi na as áre as de ne góci o da e mpre sa, que de ve m condu zi -l a a in gre ssar ou a sai r de um se tor, a fi m de que te nha um leque de ne góci os e quilibrados. Quando da f ormul ação de su a es traté gia corporati va, a e mpre sa de ve bu scar respo nder à se guin te que s tão cen tral : “Co mo al cançarmos nossa visão estratégica, e em quais negócios devemos atuar?” 
Estratégia Competiti va: refe re - se ao s egundo nível de defi ni ção estraté gi ca, e determi n a quai s os movi me ntos de me rcado a empre sa deve r e ali zar para posi cionar-se f avoravel me nte di ante de seusconcorrentes, em um dado se tor. Quando da f ormul ação de sua( s) e s traté gia(s) competitiva(s), a e mpre sa de ve bus car res pon de r à se gui nte que s tão central : “ Como devemos competir nos negóci os escolhidos ?”  
Estratégia Funcional: refe re- se ao te rceiro nível de defini ção estratégi ca, e d e te rmi na as ativi dades, proje tos e pl an os de ação necessários para a execução ope raci onal d as e straté gi as corporativ a e compe titiva(s) de fi ni das. Quando da formul ação de suas e straté gi as f un ci on ai s, a empre sa de ve b uscar re sp onde r à se guin te que stão ce ntral: “Como cada área / unidade deve agi r pa ra i mplementar as estratégias corporativa e competitiva( s) defi ni das?”

Outros materiais

Outros materiais