Buscar

DIREITO CIVIL II 1

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL II
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 06/10/2017 09:23:20 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607186556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que concerne ao direito das obrigações, assinale a opção correta.
		
	 
	No caso de obrigação de restituir coisa certa, vindo esta a perecer, sem culpa do devedor, a obrigação resolve-se automaticamente, sem qualquer direito ao credor de receber indenização ou de exigir a restituição da coisa.
	
	O acordo extrajudicial firmado entre credor e devedor principal, para mera prorrogação do pagamento da dívida, implica novação, desonerando, assim, os coobrigados que nela não intervieram.
	
	Se houver pluralidade de sujeitos, sendo a obrigação indivisível, pode haver o cumprimento fracionado da obrigação, quando a indivisibilidade é proveniente da vontade das partes, ou seja, tratando-se de indivisibilidade legal.
	
	Caso o devedor inadimplente de obrigação decida purgar a mora oferecendo ao credor a prestação vencida, acrescida da indenização dos danos causados ao credor pela mora, não poderá o credor rejeitar a prestação, transformando a mora em inadimplemento definitivo, e pleitear a resolução do contrato.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607189315)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Luciana dirige-se à cantina da faculdade e compra um refrigerante. O pagamento é feito instantaneamente e o produto entregue a seguir. Pode-se afirmar que esta obrigação é:
		
	
	moral, de dar, líquida, complexa, periódica, divisível e acessória.
	 
	civil, de dar, líquida, simples, momentânea, indivisível e principal.
	
	civil, de fazer, líquida, complexa, momentânea, divisível e principal.
	
	natural, de fazer, ilíquida, complexa, periódica, indivisível e acessória.
	
	natural, de dar, líquida, simples, momentânea, indivisível e principal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607976599)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil brasileiro.
		
	
	Até a tradição pertence ao devedor a coisa certa, com os seus melhoramentos e acrescidos, não podendo depois da avença exigir aumento no preço.
	 
	Na obrigação de dar coisa incerta, antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito.
	
	Na obrigação de dar coisa certa, os frutos percebidos e os pendentes são do credor.
	
	Presume-se a solidariedade quando decorrente da vontade das partes.
	
	Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao credor.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608208084)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Ano: 2006 / Banca: CESPE / Órgão: OAB / Prova: Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase) A respeito do direito das obrigações, assinale a opção correta.
		
	 
	obrigação de não fazer é aquela em que o devedor assume o compromisso de se abster de algum fato que poderia praticar livremente se não se tivesse obrigado, para atender interesse jurídico do credor ou de terceiro. Entretanto, se essa obrigação se impossibilitar, sem culpa do devedor, que não poderá abster-se do ato, em razão de força maior ou de caso fortuito, o devedor será exonerado do cumprimento desta, considerando-a resolvida.
	
	Na assunção de dívida, ocorre a substituição do sujeito passivo da relação de crédito, extinguindo-se o vínculo obrigacional, os acessórios e as garantias do débito, exceto as garantias do crédito que tiverem sido prestadas por terceiro.
	
	Na hipótese de o devedor firmar contrato de renegociação de dívida prescrita, constituindo nova ¿ com a peculiaridade de fornecer nova garantia do pagamento da dívida ¿, qual seja: ao título de crédito no valor integral da dívida, não ocorrerá novação, pois a obrigação assumida pelo devedor é originária de dívida prescrita.
	
	Nenhuma das Respostas Anteriores
	
	Se ocorrer a confusão, ou seja, a reunião, na mesma pessoa, das qualidades de credor e devedor de uma mesma relação obrigacional, extingue-se totalmente a obrigação, sendo irrelevante tratar-se de obrigação solidária ou obrigação em que ocorra a confusão de parte da dívida.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608023000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2016 - TRF - 3ª REGIÃO - Juiz Federal Substituto) Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	n.d.a.
	
	Convertendo-se a prestação em perdas e danos, subsiste, para todos os efeitos, a solidariedade.
	 
	A remissão da dívida feita por um dos credores em obrigação indivisível extingue esta para com os demais credores.
	
	A remissão da dívida feita por um dos credores solidários extingue a obrigação com relação ao devedor, devendo aquele credor responder aos outros pela parte que lhes caiba.
	
	Perde a qualidade de indivisível a obrigação que se resolver em perdas e danos.

Continue navegando