Buscar

Teoria da Administração.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Etapa 1
Passo 1:
Definição de Administração:
É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos propostos (CHIAVENATO,2000).
Administração tem origem no latim e significa administratione.
A administração está profundamente inserida na cultura, pois ela trata da integração das pessoas em um empreendimento comum. O que os administradores fazem em qualquer país do mundo é exatamente o mesmo, o que muda é como cada um faz. A administração cabe a todo tipo de empreendimento e precisa ser aplicada às igrejas, às universidades, aos clubes, empresas e etc. sejam eles com fins lucrativos ou não.
A administração tem como tarefa, interpretar os objetivos e momentos vividos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através de organização, direção e planejamento. 
Toda empresa é composta por diferentes capacidades de conhecimento, que desempenham diferentes funções e muitos tipos de trabalho. Cabe ao administrador da empresa extrair de cada um o seu potencial, sabendo escutar e direcionar os funcionários. 
A diferença entre o sucesso econômico dos países desenvolvidos e o relativo atrasa da encomia dos países subdesenvolvidos é explicado em grande parte pela a administração que cada teve durante sua história. Países desenvolvidos tiveram grandes administradores no “comando”.
Historia da Administração
A administração surgiu em meados dos anos 5.000 A.C, na Suméria, quando seus habitantes procuravam uma maneira de solucionar seus problemas cotidianos. Depois no Egito, Ptolomeu planejou e organizou um sistema econômico que não poderia ter sido colocado em prática sem uma administração pública. Alguns anos depois, na China, em meados dos anos 500 A.C a necessidade de ter um sistema governamental organizado e eficiente para o império criou-se a Constituição de Chow, com 8 regras para a administração pública. Essa Constituição exemplifica a tentativa dos chineses em definir regras e princípios da administração. 
Também são levadas em consideração outras raízes históricas para a administração. Como as Instituições Otomanas, pela forma em como eram administrados os seus feudos, as Igrejas Católicas que através de séculos vem mostrando a força de seus líderes em busca de seus objetivos e as Organizações Militares, que evoluíram das ordens de cavaleiros até os tempos modernos com um forte poder hierárquico e com os rígidos princípios e praticas administrativa.
Considerado o marco mais importante da historia da administração, a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL que se iniciou no século XVII, passando pelo século XVIII e atingindo o ápice nos séculos XIX e XX. Esse fenômeno trouxe rápidas mudanças sócias, econômicas e politicas para todo o mundo. 
A administração como conhecemos hoje, surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial: 
O crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
A necessidade de maior eficiência produtiva das empresas, para combater a grande concorrência do mercado.
As Três Eras da Administração do Século XIX e XX:
Era Clássica: 1900 a 1950.
O surgimento da Abordagem Clássica da Administração é devido, principalmente pela Revolução Industrial. Com ela as empresas por uma rápida transformação e um desorganizado crescimento, sendo necessário, com isso, uma atividade que abordasse as questões empresariais de uma maneira mais cientifica, deixando de lado as improvisações que aconteciam até então. 
A divisão de cargos e tarefas e a constante necessidade em redução de custos e ganho em produtividade, fez com que os estudos desenvolvidos por Taylor e Fayol, fossem tão marcantes em suas épocas.
Taylor introduziu a Administração Cientifica, onde ele enxergou que as empresas necessitavam de um novo método de funcionamento. O foco de seus estudos era a necessidade de padronização de trabalho por meio de técnicas de produção bem definida.
Fayol introduziu a Teoria Clássica, onde a preocupação básica era com a estrutura organizacional, ou seja, a disposição de setores da empresa e as relações entre os mesmos. A ênfase de Fayol é na estrutura da empresa e não em suas atividades.
Era Neoclássica: 1950 a 1990.
A abordagem da Neoclássica nada mais é que a Teoria Clássica atualizada para os problemas da época e ao tamanho das organizações. Essa abordagem deixou de lado os exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e aplicando outros conceitos igualmente válidos e relevantes. 
O ponto principal da Teoria Neoclássica é o de ser Administração uma técnica social básica, onde enfatiza as funções do administrador: o planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o Processo Administrativo. 
Os Neoclássicos, como eram chamados os estudiosos da época, trouxeram os conceitos de eficiência e eficácia. Como principio eles trouxeram a divisão de trabalho, onde buscavam a eficiência. Esta divisão é feita em três níveis: institucional, intermediário e o operacional. Através dos níveis hierárquicos eram delegadas as funções e para isso o gerente deveria avaliar as condições do individuo e o tipo de tarefa a ser delegada. Faz parte do processo também, avaliar e recompensar o desempenho do funcionário.
Trouxe também na época o conceito de amplitude administrativa, que é determinada pelo número de subordinados que um administrador pode supervisionar. 
Era da Informação: Após 1990.
Drucker foi o primeiro teórico a chamar o momento que se vive como sendo a Era da Informação. Pode-se determinar o inicio dessa Era, a partir da atitude dos soldados americanos que após voltar da Segunda Guerra Mundial, tinham como uma de suas principais exigências as suas colocações imediatas em universidades. Naquela época, o conhecimento já estava mais valorizado que o trabalho simplesmente operacional. 
Na década de 1990 houve enormes avanços na tecnologia da informação e cientifica, com isso, a competitividade se tornou mais intensa entre as empresas. Com o surgimento da internet, e sua aplicação em grande escala pelas empresas, a informação passou a cruzar o planeta em questão de segundos. O conhecimento surge como o recurso mais precioso dentro das empresas. As mudanças aconteciam muito rápidas, e todos tinham que se adaptar a esse novo cenário. Nesse contexto, as organizações começaram a utilizar novos modelos de gestão que privilegiam estruturas orgânicas e flexíveis, bem como uma cultura mais participativa e democrática. O sucesso passou a acontecer em organizações ágeis, capazes de se adaptar ao novo cenário de mudanças bruscas.
Na Era da Informação, as empresas passaram a depender mais de seus colaboradores. O mau desempenho de um funcionário não era mais atribuído a fatores econômicos ou conspirações comerciais, e sim da falta de conhecimento ou a não aplicação dele. O aprendizado se torna essencial, e as empresas começam a focar seus esforços em treinamentos e palestras a seus colaboradores. 
Com seus funcionários cada vez mais especializados, eles começaram a reivindicar salários mais altos, maiores benefícios e mais qualidade no trabalho. 
“Administração é um sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar harmoniosamente o processo de planejamento de situações futuras desejadas e seu posterior controle de eficiência e produtividade, bem como a organização e direção dos recursos empresariais para os resultados esperados, com minimização de conflitos interpessoais.” [OLIVEIRA, 1997:26] 
Site dos ADMINISTRADORES:
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/primordios-da-administracao/31720/
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/primordios-da-administracao/31720/
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-neoclassica/29753/
Estudo Administração:
http://www.estudoadministracao.com.brPortal da educação:
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/36581/inicio-da-era-da-informacao
Brasil Escola:
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/as-diferentes-eras-das-organizacoes-formacao-capital.htm

Outros materiais