Buscar

Exercício Emergência e Urgência (TELEMEDICINA, SIATE E SAMU)

Prévia do material em texto

Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra
Emergência e Urgência
Aluna: Letícia Micherlyne Xavier da Silva
Professora: Maria José
Curso: Técnico de Enfermagem
Turma: A (Noite)
=Telemedicina=
O que é Telemedicina?
R- Trata-se do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica à pacientes e outros profissionais de saúde localizados à distância. 
Qual a importância da Telemedicina?
R- É fundamental para que pessoas que moram em áreas remotas tenham acesso a serviços de saúde antes disponíveis apenas em grandes centros urbanos, assim como tenham a oportunidade de receber os cuidados oferecidos por profissionais de saúde especialistas que atuam em instituições de referência.
	
Como funciona a Telemedicina?
R- Teleducação, Emissão de Laudos a distância e Teleassistência são algumas das principais frentes da Telemedicina, constituindo bons exemplos de como a modalidade funciona na prática. A Teleducação tem como propósito capacitar e atualizar o profissional de saúde que se encontra afastado dos grandes centros, preparando-o para várias situações do cotidiano médico. A Emissão de Laudos a distância, por sua vez, é um dos ramos da Telemedicina que mais cresce e se consolida no Brasil. Com esta tecnologia, o exame pode ser realizado pelo paciente em qualquer lugar e o médico fica apto a fazer o laudo através de dispositivos móveis com acesso à internet. Já a Teleassistência consiste na monitoração do paciente por um profissional da saúde presencial que se comunica com outros profissionais a distância.
Como está a Telemedicina no Brasil?
R- A Telemedicina no Brasil vem se consolidando, demonstrando um crescimento incrível nos últimos anos, com um esforço ativo para promoção, a disseminação e o desenvolvimento de mais programas de assistência e cooperação remota em saúde.
Quais as vantagens da Telemedicina?
R- *Para o Paciente: há um maior acesso a especialistas e à medicina de alta ponta, aumentando a qualidade do serviço recebido, uma redução no tempo de deslocamento até o acesso ao serviço necessário, assim como um menor risco de infecções hospitalares.
*Para o Sistema de Saúde: há uma descentralização da assistência, apesar da centralização de especialistas, expandindo a abrangência desse cuidado com redução dos custos, uma maior troca de informações entre os serviços de saúde, o que contribui para a integração de pesquisas clínicas, e uma redução na superlotação de hospitais.
*Para os médicos e profissionais de saúde: há a chance de participar de programas educacionais de qualquer lugar do país e a possibilidade de contar com o apoio de outros colegas de profissão na hora de tomar decisões.
Como ocorre a Telemedicina?
R- É regulada pelas regras da Associação Americana de Telemedicina- American Telemedicine Association-, sendo reconhecida pelos conselhos de medicina e pelas leis brasileiras. No país, as leis exigem que a empresa prestadora do serviço de Telemedicina tenha um médico responsável técnico e possua registro no conselho de medicina regional, como por exemplo, o CREMESP em São Paulo.
Quais as diferenças entre Telemedicina, Cibermedicina e Telessaúde? 
R- O termo “Cibermedicina” se refere à medicina que utiliza computadores e o mundo cibernético -seja por intranet ou internet- para se comunicar. Assim a Cibermedicina é uma subárea da Telemedicina, sendo uma das que mais cresceram nos últimos anos. Já o termo Telessaúde é usado para ampliar o conceito além da medicina, incluindo os cuidados prestados por outros profissionais da área.
=SIATE=
O que significa SIATE?
R- Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência.
Como funciona o SIATE?
R- O SIATE é coordenado pelos Bombeiros e atende casos de trauma.
Quais são as prioridades do SIATE e SAMU?
R- O SIATE atende casos de Traumas. Ex: acidentes de trânsito, quedas com ferimentos e fraturas. O SAMU atende casos clínicos. Ex: dores fortes, intoxicação com produtos.
Quais os hospitais que fazem parte do SIATE?
R- Hospital do Trabalhador, Hospital do Cajurú, Hospital Evangélico, Hospital Angelina Caron, Hospital São José dos Pinhais.
Quais os tipos de ocorrências que são atendidas pelo SIATE?
R- *Acidentes de trânsito com um ou mais feridos.
 *Socorro às vítimas de ferimentos de arma de fogo, faca, estilete, canivete, dentre outros.
 *Quedas com ferimentos e fraturas.
 *Ataques de animais, com cães e abelhas.
 *Choques elétricos graves.
Como acionar o SIATE?
R- Através do telefone 193.
=SAMU=
O que você entende pela sigla SAMU?
R- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Em quais situações ligar para o SIATE e para o SAMU?
R- SIATE: Acidentes de trânsito, vítimas de ferimentos de arma de fogo, pérfuros cortantes, dentre outros. SAMU= Dores no peito que surgem repentinamente, que podem ser sintomas de problemas no coração, intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento, perda de consciência, desmaio, hemorragias, convulsões.
Que tipo de atendimento deve ser solicitado do SIATE e SAMU?
R- As ambulâncias do SIATE atendem traumas e ferimentos, já as do SAMU atendem casos clínicos.
Como acionar o SAMU?
R- Através do telefone 192.
Quem coordena o SIATE?
R- Os Bombeiros.
Quem coordena o SAMU?
R- A Secretaria de Saúde.

Continue navegando