Buscar

ID, EGO, SUPEREGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ego, superego e Id são construtos, a neurociência fica buscando correlações, mas na verdade se sabe muito pouco como somos e porque somos assim.
Freud percebeu e formulou que o homem era movido por várias forças, instintivas, pulsionais. Id que é a instância original da personalidade, pois nós a temos desde o nascimento.
O Superego atua com modelos de conduta, valores morais e ideias tradicionais da sociedade, transmitidos pelos pais e reforçados pelo sistema de recompensas e castigos impostos à criança.
Ego é o produto final do id e superego que fica intermediando entre as pressões do id das ordens do superego e das exigências da realidade externa.
Essa formação se dá a partir do bebê quando nasce, sendo ele “Id” puro, mas que em contato com o mundo, ele vai aprendendo com o mundo dizendo para ele como ele é “Formação do Ego” ou como tem que ser pela educação que recebe dos pais, e isso é introjetado nele, Freud diz que o superego que é a instância que se forma é o herdeiro do Complexo de Édipo, em um determinado momento a criança ou adulto não pensa mais em fazer algo para agradar apenas os pais, mas faz por ele mesmo tendo já a personalidade formada.
A psicanálise propõe ao indivíduo colocar em questão crenças e exigências para que se possa ter uma melhor qualidade de vida.

Continue navegando