Buscar

Caso Concreto Ciência Política Aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto Aula 9
Ciência Política
Turma 3001
Alisson Jones
Leia a notícia abaixo, divulgada em http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/06/cunha-defendedebate-para-trocar-presidencialismo-por-parlamentarismo.html. (29/06/2015) 
Cunha defende debate para trocar presidencialismo por parlamentarismo. Para presidente da Câmara, sistema presidencialista está em 'crise'. Ele citou que, no parlamentarismo, chefe de governo pode ser destituído.(Nathalia Passarinho - Do G1, em Brasília) O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu nesta segunda-feira (29), em visita à Assembleia Legislativa de Manaus, que o Brasil debata a possibilidade de mudar o atual sistema presidencialista pelo parlamentarismo - sistema pelo qual o chefe de governo (primeiro-ministro) é eleito pelo parlamento e pode ser destituído antes do término do mandato (...). Nós vivemos uma crise de presidencialismo. Uma crise na qual, se o sistema fosse parlamentarista, seria muito mais fácil de ser resolvida. O presidencialismo implica que você elege o governante e depois só na próxima eleição você tem condições de rever sua posição", disse. (...) 
Diante da reportagem acima apresentada, procure responder as seguintes questões: 
a) Por que razão o Presidente da Câmara afirmou que no sistema parlamentarista o Primeiro-Ministro pode ser destituído antes do término do mandato? 
R.: Porque ele pode perder a legitimidade para governar se o Congresso não confiar mais em sua capacidade de comandar o país. Nesse caso, o primeiro-ministro se demite e novas eleições são convocadas, elegendo novos representantes para o Congresso, alterando toda a estrutura político-administrativa já montada.
b) Estaria correta a afirmação do Presidente da Câmara quando afirma que no presidencialismo, ao se eleger o governante, somente na eleição seguinte o povo teria condições de rever sua posição? Pesquise e responda de forma fundamentada. 
R.: Pelas características do presidencialismo, Eduardo Cunha está correto em sua afirmativa. Nesse sistema, o povo elege um chefe de estado e de governo simultaneamente, o qual tem estabilidade de mandato regido pela Constituição Federal, a qual pode exigir um impedimento, apenas em caso de uso abusivo dos poderes desse líder, restringindo a sua saída apenas na eleição seguinte.
c) O que é o recall? O Brasil adota este instituto?
R.: “Recall” é o instituto que dá poder ao povo de decidir pela revogação do mandato de qualquer representante político, reavaliando, não só os mandatários reconhecidamente corruptos, mas os incompetentes e os inoperantes. No Brasil não acontece esse instituto, mas já tramita do Senado a PEC 21/2015, para legitimar esse instrumento democrático a fim de fiscalizar os representantes eleitos pelo voto.

Continue navegando