Buscar

Estamira documentário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estamira é um documentário lançado em 2004, e que retrata a história de Estamira, moradora do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Uma senhora de 63 anos que após vivenciar muitos sofrimentos desenvolve distúrbios mentais, e passa a sofrer de Esquizofrenia, um transtorno mental psicótico severo, uma patologia que altera a personalidade total do indivíduo.
A esquizofrenia de manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas 
A Esquizofrenia se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com períodos de remissão, quando há um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.  Em alguns casos ocorre interesse demasiado por temas exóticos, místicos, religiosos, astronômicos ou filosóficos, que passam a dominar o cotidiano da pessoa.
O paciente Esquizofrênico perde o sentido da realidade e a capacidade de distinguir entre a experiência real da imaginária. Isso fica evidente nas cenas em que Estamira demonstra lucidez ao fazer comparações filosóficas entre o material e o imaterial, e os delírios quando demonstra revolta contra o Deus, a quem acusa de permitir todo o sofrimento em que viveu, respectivamente.
O documentário revela que Estamira sofrera abuso sexual pelo seu avô desde a sua infância, no início da sua adolescência foi obrigada a se prostituir e a viver em um prostíbulo. Estamira casou-se duas vezes, sendo infeliz devido à infidelidade do cônjuge o que culminou no fracasso da sua vida afetiva com o fim do seu casamento.

Continue navegando