Buscar

equilibrio hidroeletrolitico

Prévia do material em texto

OSMOLARIDADE 
Propriedade físico-química das soluções , definida pelo número soluto em uma quantidade de solvente.A diferença de osmolaridade de dois fluidos ,separados por uma membrana semipermeável(membrana permeável a agua,mas não a solutos),cria a pressão osmótica.Essa promove transferência de agua do meio menos concentrado para o mais,ate chegar em um ponto de equilíbrio.A membrana plasmática das nossas células funciona como uma membrana semipermeável,separando o meio intracelular(que tem o potássio como seu principal soluto) e o extracelular(que tem o sódio como principal soluto).
1-REAL:muda a concentração de soluto.
2-RELATIVA:variação da volemia.
EQUILIBRIO
É baseado na ingestão e excreção(urina,suor,fezes,respiração) de agua.
LEC e LIC
A agua corporal está distribuída pelos ambientes intra e extracelular(interstício e no plasma) e estão sempre em um equilíbrio dinâmico.
TRANSPORTE PELA MEMBRANA
OSMOSE-movimentação de agua pela membrana(do meio menos concentrado para o o mais).
TRANSPORTE ATIVO:
1-PRIMÁRIO:dependente de ATP
2-SECUNDÁRIO:não depende de ATP
DIFUSÃO(TRANSPORTE PASSIVO)
1-SIMPLES:a favor do gradiente de concentração(do meio mais concentrado para o menos)
2-FACILITADA:AUXILIADA POR PROTEINAS CARREGADORAS(ex.aquaporinas)
ADH
É um hormônio produzido no hipotálamo e armazenado pela neuro-hipófise.Controla a osmolaridade ,agindo nos túbulos distais e nos ductos coletores do rins estimulando a incorporação de aquaporinas,aumentando a reabsorção de agua .Ele é responsável pelo controle da osmolaridade,promovendo a concentração da urina permitindo que os rins conservem agua livre de solutos.Quanto maiores os níveis de de ADH,maior a reabsorção tubular e mais concentrada será a urina.
SEDE
O centro da sede é controlado pelo SNC que detecta variações na osmolaridade e enviam sinais para o hipotálamo anterior.A sede é o principal fator protetor conta a hiperosmolaridade.Esse mecanismo é muito importante,pois muitas vezes somente o ADH não é o suficiente para corrigir a hiperosmolaridade.Já que o déficit de agua livre geralmente é maior que o rim pode conservar,portanto,a ingestão de agua ira regatar a homeostase osmolar do individuo. 
NATREMIA
Natremia é como é chamada a concentração plasmática de sódio no sangue, que é em condições normais de 135 a 145 mol/L. O aumento da concentração de sódio no sangue é conhecido como hipernatremia e sua diminuição, hiponatremia, ambos importantes para o metabolismo. As alterações de sódio são definidas pelos distúrbios de agua corporal(retenção ou hiperexcreção,diluindo ou concentrando o sódio).Tem influencia na viscosidade(controla a velocidade do fluxo sanguíneo) do sangue,sendo diretamente proporcional a natremia e a osmolaridade.
VOLEMIA
É proporcional ao grau de hidratação de um individuo e caracteriza-se pela quantidade de sangue circulante no corpo. Em um humano adulto ela é de aproximadamente 75 ml/kg logo uma pessoa de 60 kg possui cerca de 4,5 litros de sangue. Quando há diminuição (hemorragia, desidratação,problemas renais) se dá o nome de hipovolemia, e caso fique abaixo de 80-70% do volume normal leva a uma choque volêmico. É chamada de hipervolemia  há excesso da absorção de líquidos (geralmente desequilíbrio hidroeletrolítico , por medicamentos).
CALEMIA
Definida pela concentração plasmática de potássio no sangue,esse é o principal cátion intracelular.Mudanças na concentração de potássio podem: influenciar na polaridade da membrana e na eletrofisiologia das células.
ANP
O hormônio ANP é produzida pelos miocitos e secretado pelos átrios,quando há uma maior distenção atrial.Ele age normalizando a volemia e a pressão arterial,agindo nos túbulos renais diminuindo a reabsorção de sódio,aumentando a excreção se agua e sódio pelo organismo e consequentemente diminuindo a volemia.

Continue navegando