Buscar

Tipos de paragrafos-2.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professora: 
				Vera Costa
Componentes: 
Ana Paula Figueiredo
Janaina
Leticia Vieira
Monique
Rayane Silva
Simone Rezende Faria
Curso: Pedagogia 1º Período-2017/2
	
O que são parágrafos?
	É uma unidade de autossuficiente de um discurso, na escrita, que lida com um ponto de vista ou ideia particular.
Também pode ser representado pelo seguinte símbolo: 
Parágrafos
A constituição de um parágrafo envolve três partes fundamentais: 
Introdução – chamado de tópico frasal ( define toda ideia do parágrafo);
Desenvolvimento – momento da explicação ou explanação do tópico inicial ( introdução);
Conclusão – Nessa parte ocorre o arremate e a retomada para encerrar a ideia inicial ( conclui-se o texto/ narração);
O Parágrafo dispõe de alguns recursos que auxiliam na estruturação de um tópico frasal, dentre eles temos:
Estruturação do Parágrafo:
Tipos de Parágrafos
Tópicos frasais
Transmite fielmente a intenção de narração. Esta tem como matéria o fato ou seja, qualquer acontecimento de que o homem participe direta ou indiretamente do caso. Apresenta sequências de ações, expressando formas verbais, geralmente no pretérito perfeito do indicativo.
Exemplos: 
I. Fui jantar com João, que tinha me convidado de manhã, quando eu chegara de viagem. Ele morava no décimo andar de um prédio. Apertei a campainha. Quem abriu a porta foi Heloísa: me disse que João tinha saído [...]
Narração:
II . O carro estava encostado no meio fio, com pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha. Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo “ pode deixar”. Ele trocaria o pneu.
─ Você tem macaco? − perguntou o homem.
− Não. Respondeu a moça.
− tudo bem, eu tenho − disse o homem − Você tem estepe? 
− Não − Disse a moça.
− Vamos usar o meu − disse o homem. E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.
−Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
─ É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
─Coisa estranha.
─ É uma compulsão. Sei lá.
III. A beleza está nos olhos da dona Maria Francisca. Há alguns dias ela não estava tão bela. Deitada na sua maca, com suplemento de oxigênio em suas narinas, sua fala ainda cansada e intercortada, buscava me deixar feliz dizendo que estava melhorando. Mesmo no seu pior dia, olhava-me com seus olhos marejados e dizia: só um pouco de falta de ar. Em por preceitos que ultrapassam qualquer lógica natural da vida, ela melhorou. Respirava agora por conta própria. Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus! Mais belas que suas face agora corada estavam naquele momento as lágrimas que desciam de seus olhos. Mais belas estavam sua fé e a força de vontade. Minha função foi cumprida, mas seu esforço foi recompensado. Não há beleza maior que a gratidão mais sincera.
É uma comparação do passado com o presente. Consiste em atrelar o tema do parágrafo a fatos históricos, lendas, tradições, filmes, músicas, literaturas e experiências do passado.
Exemplos: 
I. 
Alusão :
8
II. Meu computador está como Cavalo de Tróia.
III. 
Comentários: II – o tópico frasal em itálico faz uma alusão ao Filme Tróia – Um presente dos gregos (cavalo) dado aos troianos. 
III . Alusão ao filme Tropa de Elite – a propaganda pretende afirmar a qualidade de seus produtos, fazendo alusão a rigorosidade do personagem.
9
Ação ou efeito de exemplificar – reunião daquilo ( texto, expressão, palavras e etc), cujo propósito é demostrar, elucidar ou explicar alguma coisa ou exemplo.
Exemplos:
Falar ao telefone em tom de voz elevada é uma fata de educação.
Em situações de emergências, dependendo do assunto o certo é sair para atender, falar baixo.
Exemplificação:
II. O aviso colocado pela prefeitura no muro da secretaria, é bem claro:
Pede para que, naquele local, não seja jogado lixo ou entulhos, porque o canal serve de passagem de água das chuvas. Tal atitude é uma falta de educação, ultrapassando todos os limites de etiquetas. Mesmo com entulho as pessoas jogam lixos e entulhos.
III. A hipotermia ocorre quando a temperatura do corpo fica inferior a 35,5 graus. Ela pode ser discreta, moderada ou grave – quando a temperatura chega a menos de 32 graus. O choque térmico é um dos tipos mais comuns de manifestações da hipotermia, e se caracteriza pela mudança brusca de um ambiente quente para outro frio...
É utilizado como estratégia argumentativa, para sustentar o ponto de vista que se pretende defender ao longo do texto.
Exemplos: 
I. Hoje é muito comum o fato de alguns menores, perambulando pelas ruas por falta de escolas ou de lugar melhor para ficar, serem influenciados por pequenos delinquentes, aos quais acabam se unindo para praticarem delitos. Afinal, já diziam os mais velhos: “ Dize-me com quem tu andas, que eu te direi quem és”.
Provérbios:
II. “ Nos dias de hoje, o problema da saúde é uma das questões mais importantes para o povo brasileiro. A população precisa se conscientizar de seu papel na busca por um futuro melhor para as próximas gerações. Apesar do estado precário dos hospitais do país, os governantes corruptos não se mobilizam e só o que se vê é descaso. Mas deve-se pensar positivo, porque a esperança é última que morre”.
III. 
Tem como objetivo desenvolver uma definição ou um conceito. Junta diversos processos de desenvolvimento do parágrafo, tais como descrição de detalhes, comparações, exemplificações, confrontos e etc.
Exemplos: 
I. O humor é uma arte. A arte descobrir a verdade utilizando o homem sua capacidade de inventar. O humor é essencialmente criativo. O humor é uma forma não-linear de se descer do fundo das coisas, de buscar entender a sua essência e revelá-la de maneira não convencional. No humor essa revelação é sempre criativa. Não há humor sem invenção.
Definição:
II. “ A vida agitada das grandes cidades aumenta os índices de doenças do coração”.
III. “ A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante”.
É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos / argumentos/ tópicos que foram apresentados no desenvolvimento, pode-se concluir que a introdução é verdadeira. 
Exemplos:
I. ( Introdução) “ A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante na geração atual” 
(Conclusão/ Retomada da Tese) “ Portanto, assim como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem usa. Independente desse fato, é inegável dizer que a internet está presente no cotidiano das pessoas e faz parte da cultura moderna.
Retomada da Tese :
Apresenta possíveis soluções para os problemas expostos na Conclusão, buscando prováveis resultados.
Exemplos: 
I. “ Assim sendo, deve-se levar em conta o desejo social por justiça, mas esta não deve ser executada por caminhos tortuosos ou através de atos tão mais horrendos que o próprio crime cometido” [...].
Perspectiva :
II. “É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que poluição ocorrida no planeta é uma responsabilidade de todos”.
III. “É preciso alertar as crianças de hoje em dia para uma possível guerra nuclear nos próximos anos”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais