Buscar

avaliando aprendizado microbiologia

Prévia do material em texto

MICROBIOLOGIA
	
	 1a Questão (Ref.: 201703394888)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Leite Fermentado Yakult é um alimento à base de leite desnatado, fermentado por lactobacilos selecionados, o exclusivo probiótico Lactobacillus casei Shirota, que resistem como nenhum outro à acidez do estômago e chegam vivos em maior quantidade ao intestino, para auxiliar na regularização das funções intestinais e na proteção do sistema digestório. A ingestão regular desse lactobacilo, juntamente com uma alimentação correta, contribui para uma vida muito mais saudável. Quando você inclui o Leite Fermentado Yakult no dia a dia de sua família contribui para a manutenção da boa saúde de todos.¿ (Disponível em: http://www.yakult.com.br/yakult/default.aspx?mn=217&c=229&s=0, Acesso em 16/02/2017 as 21:40h). A partir do que foi apresentado em sala sobre as classificações de microbiota do corpo humano e com base na informação acima, assinale a ÚNICA alternativa que identifica o tipo de relação desenvolvida entre o Lactobacillus casei e o organismo que a hospeda
		
	 
	Simbiose
	
	Parasitismo
	
	Decomposição
	
	Predação
	
	Comensalismo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703336965)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A coloração de Gram foi desenvolvida em 1884 pelo bacteriologista dinamarquês Hans Christian Gram. Ela é um dos procedimentos de coloração mais úteis, pois classifica as bactérias em dois grandes grupos: gram-positivas e gram-negativas (Livro de Microbiologia- Tortora et al., 2012). Sobre a coloração de gram é incorreto afirmar:
		
	 
	A reação de Gram de uma bactéria pode fornecer informações valiosas para o tratamento da doença. Assim, por meio da técnica de Gram pode-se direcionar o tipo de antibiótico a ser utilizado no tratamento do paciente.
	 
	Não é possível diferenciar as formas bacilos e cocos por meio da técnica de Gram. No entanto, as bactérias podem ser classificadas utilizado outras técnicas de coloração.
	 
	As bactérias que perdem a cor violeta escuro ou púrpura e são coradas com corantes rosas/vermelhos são classificadas como gram-negativas.
	 
	O corante púrpura (roxo ou violeta) e o iodo se combinam no citoplasma de cada bactéria, corando-a de violeta escuro ou púrpura. As bactérias que retêm essa cor após a tentativa de descolori-las com álcool são classificadas como gram-positivas.
	 
	Os resultados da coloração de Gram não são universalmente aplicáveis, pois algumas células bacterianas coram-se fracamente ou não adquirem coram-se fracamente ou não adquirem cor. Como exemplo, estão as bactérias álcool-ácido resistentes (BAAR).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703340723)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os flagelos são apêndices alongados e finos que são compostos por uma proteína chamada flagelina. Esta estrutura é responsável pela locomoção de algumas espécies de bactérias. Em relação aos flagelos, é INCORRETO afirmar
		
	 
	Todas as bactérias possuem flagelo.
	
	O comprimento do flagelo é geralmente maior que o da célula.
	
	A localização e a quantidade de flagelos são utilizados na classificação das bactérias em certos grupos taxonômicos.
	
	Os flagelos são muito finos e apenas em aumento do seu diâmetro por meio de colorações especiais pode ser visualizado.
	
	Confere movimento à célula e é formado de uma estrutura basal, um gancho e um longo filamento externo à membrana;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703404761)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Substância presente na parede das hifas fúngicas, também presente no esqueleto de alguns animais como crustáceos e insetos
		
	
	Oxalato de cálcio
	
	Celulose
	 
	Quitina
	
	Amido
	
	Glicogênio
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703394877)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica gram-positiva, a qual ocorre em pares, ou em pequenas cadeias ou em cachos similares aos de uva. É uma bactéria anaeróbia facultativa e é dividido em diversos biótipos, tendo como base testes bioquímicos e padrões de resistência. O Staphylococcus aureus produz uma grande variedade de fatores de patogenicidade e virulências (...). As intoxicações alimentares são causadas pelas enterotoxinas, proteínas de baixo peso molecular (26.000 a 34.000 Da). Os estafilococos existem no ar, na poeira, no esgoto, na água, no leite e nos alimentos ou equipamentos de processamento de alimentos, nas superfícies expostas aos ambientes, nos seres humanos e nos animais, sendo estes dois últimos os principais reservatórios. (...). Apesar dos manipuladores de alimentos serem, normalmente, as principais fontes de contaminação dos alimentos, quando há surtos, os equipamentos e as superfícies também podem ser a fonte de contaminação. As intoxicações humanas são causadas pela ingestão de enterotoxinas produzidas nos alimentos por algumas linhagens de Staphylococcus aureus normalmente, porque o alimento não foi mantido quente (600 C ou mais) ou frio o suficiente (7,20 C ou menos). Os alimentos normalmente relacionados às intoxicações causadas por Staphylococcus aureus são carnes e produtos de carne, frangos e produtos de ovos, saladas como as de atum, galinha, batata e macarrão, produtos de panificação como creme, tortas de creme e bombas de chocolate, sanduíches e leite ou produtos lácteos. Os alimentos que requerem manipulação considerável durante o preparo e que são mantidos a temperaturas ligeiramente elevadas após o preparo são aqueles frequentemente envolvidos em intoxicações alimentares causadas por estafilococos. Por não ser um bom competidor com outras bactérias, raramente causa doenças alimentares após a ingestão de produtos crus. É inativado rapidamente pelo calor, mas é resistente a secagem e tolerante a altas concentrações de sais. (...)¿ (Food Ingredients Brasil nº 19, 2011).A partir da classificação dada pelos autores do texto acima sobre o tipo de parede celular presente em Staphylococcus aureus, assinale a ÚNICA alternativa correta sobre a composição dessa estrutura celular.
		
	
	Os autores não definem o tipo de parede celular, portanto há um erro no enunciado da questão
	 
	Apresentam ácidos tecoícos em sua composição
	 
	Apresentam ácidos micólicos em sua composição
	
	Formada por lipopolissacarídeos
	
	Apresentam o aminoácidos DAP em sua estrutura

Continue navegando