Buscar

O PAPEL DO PEDAGOGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA 
1-Qual o papel do pedagogo na escola? 
R- O trabalho do Pedagogo no contexto educacional é bastante amplo e pode se dividir entre a atuação como docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e o trabalho como especialista e mediador de rotinas escolares, o que supõe conhecimento necessário para conduzir a elaboração, execução e avaliação de projetos institucionais e propostas pedagógicas assim como o planejamento de conteúdos, definição de objetivos educacionais e metodologias de ensino a serem utilizadas. 
2- Descreva o papel do professor nos niveis iniciais do ensino fundamental: 
R-Vai focar em tecer as bases para o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, do pensamento critico e das formas de participação social democratica. 
3- Descreva o papel do professor nos niveis iniciais do ensino Infantil: 
R-Cuidar e educar é seu objetivo, pois nesse nivel de ensino as crianças são absolutamente dependente do adulto, o cuidado é um elemento essencial do trabalho pedagogico e se concertiza nas ações que envolvem o atendimento as necessidades fisicas como, sono, alimentação, higiene, entre outros.A educação se apoia em acoes que promovem os desenvolvimentos fisico, cognitivos, intelectual. Comunicativo, afetivo, emocional e social. 
 4- Descreva as açoes que o pedagogo desempenha dentro da escola: - 
R- Organizar o calendário letivo, estipulando datas para os diversos eventos escolares. -Estipular os horários dos professores em sala de aula e organizar as atividades deplanejamento de ensino. -Planejar e organizar atividades culturais. -Organizar e coordenar conselhos de classe. -Desenvolver projetos pedagógicos de educação básica, c oordenar a execução e avaliar oandamento destes projetos. 
-Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos. -Promover a integração entre a escola e a família do estudante, através de eventos nos quais a família possa participar e conhecer o trabalho desenvolvido pela escola. -Coordenar reformas curriculares, definindo que tipo de conhecimentos e competências os alunos devem adquirir em cada etapa do ensino regular. 
5 -Qual o papel do pedagogo na organização do trabalho pedagógico? 
R-O pedagogo pode ser considerado um dos articuladores da gestão democrática na escola, capaz de atuar como “intelectual orgânico das massas”, articulador da equipe de profissionais da escola, da gestão de qualidade que se assenta na construção coletiva, democrática e participativa do Projeto
Político-pedagógico. Isso requer apoiar-se em projetos coletivos e no conjunto de profissionais com atribuições específicas no interior das escolas, com foco na formação humana e no enfrentame nto à exclusão escolar sob todas as formas 
6-Como inserir a contagem de 1 a 1? 
R-Podemos utilizar o material dourado para a introduçaõ dessa pratica. Fazer correspondencia de 1 a 1, é associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção. 
7-Qual a base do sistema decimal? 
R-Separar um conjunto contendo uma certa quantidade de elementos em subconjuntos de 1, 10,100, 
1000,… elementos. 
8-O que contempla a resolução de problemas de adição e subtração: 
R-Os probelmas devem ser analisados sob o ponto de vista dos estados e das transformaçoes. Estados são medidas associadas a numeros positivos( um estado é aquilo que se tem antes de realizar uma conta). Transformaçoes são relaçoes entre dois estados sucessivos, o inicial ( o que se tem antes de se realizar a conta) e o final ( que se tem após a realização da conta) e que são associados aos numeros positivos ou negativos (ganha, perde). 
9- Quais são as tecnicas que o professor deverá apresentar durante as aulas de conteudo matematico? 
R-O Ludico se bem tratado , pode fazer um importante papel na aprendizagem. Dramatizaçoes de situaçoes historicas são otimas taticas para motivar as crianças. Dramatizaçoes em geral,exigem das crianças muita concentração no texto que esta sendo apresentado. Tal fato ajudaa criança a elaborar melhor seu entendimento sobre o assunto tratado. 
Em uma roda de conversa a professo a pode explicar o conceito sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais ( P ANC ), explicando para os alunos que são alimentos que deixamos de consumir no nosso dia a dia como os talos, cascas e sementes, e também explicar para os alunos que devemos ter o cuidado , pois nem tudo que encontramos na natureza podemos consumir. 
Na disciplina de ciências, a professora pode pedir para os alunos 
pesquisarem com os pais sobre o que significa ( P ANC ). E trabalhar em sala de aula a importância do s alimentos e nutrientes que o s alimentos nos fornecem para uma alimentação saudável, como os talos, casca s e sementes dos alimento s que consumimos no nosso cotidiano. Da para a professora pedir par a os alunos trazerem de casa alimentos como : verduras, frutas,legume s para eles fazerem juntos a receitas para o lanche da escola como experimentação. A professora pode deixar o s alunos a escolherem os alimentos que usarão nas receitas, orientando da melhor forma possível. 
Também pode pedir para os alunos trazerem de casa receitas que seus pais utilizam no seu dia a dia para compartilhar com os demais alunos. E quanto à disciplina de matemática, da para a professora trabalhar nas receitas a quantidade , frações, formas geométricas (biscoitos) dentre outras mais.

Outros materiais