Buscar

Relatório ens. fundamental.docx

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................................4
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA .....................................5
3. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS.......................................................................................................9
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................13
REFERÊNCIAS....................................................................................................14
ANEXOS...............................................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade mostrar as práticas de ensino do docente e suas contribuições no cotidiano escolar de uma turma de ensino fundamental.
O Ensino Fundamental é de extrema importância para a socialização e a ampliação dos conhecimentos e para o desenvolvimento em diversos aspectos destas crianças que terão uma nova etapa, para um mundo de novas descobertas e saberes. E para a elaboração deste trabalho foi necessário conhecer um pouco sobre a escola, suas características, seu funcionamento, os projetos oferecidos para as crianças, e em especifico as práticas que envolvem o cotidiano do docente em sala de aula, os objetivos e planejamentos a serem elaborados, sua metodologia, a relação com os alunos, a importância da avaliação para esta etapa na educação básica.
A metodologia utilizada e apresentada foi observação da turma e da escola, sendo enriquecida com a participação em alguns momentos das atividades pedagógicas, do acompanhamento da reunião pedagógica e de relatos por meio de entrevistas e principalmente ao planejar a aula a ser apresentada, contribuindo também como pesquisador constante para as práticas que transforme e acrescente para o saber das crianças.
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DAS TURMAS
A instituição Centro Educacional Athaíde Martins foi fundada em 2010, tendo como responsável a Sra. Wanderleia A. Souza, que é a atual diretora da unidade escolar. Tem como principal objetivo atender a população do bairro que apresenta dificuldades para encontrar uma escola que atenda as necessidades de suas crianças.
Sua localização encontra-se no município de Belford Roxo, no Bairro Bom Pastor, situado em um local de baixa renda, com algumas comunidades a sua volta. Desenvolve um papel importante ao contribuir oferecendo bolsas de estudo, descontos na mensalidade para irmãos, mensalidades acessíveis com o intuito de melhorar a qualidade de ensino e dar oportunidade de estudos para as crianças.
A escola também tem uma turma de reforço escolar para atender seus alunos com dificuldade em alguma matéria e essa turma de reforço escolar também atende a comunidade.
Quanto à estrutura física da unidade possuí ambientes não tão amplos, porém bem confortáveis para as crianças, sendo constituídos de quatro salas de aula, quatro banheiros para as crianças com suas adaptações adequadas para uso, um banheiro para funcionários, cozinha para as crianças guardarem seus lanches, uma sala de professores, Coordenação, um pátio para realizar as atividades de recreação quadra para realizar educação física e secretaria. Conta ainda com um sistema de câmeras de segurança.
Sua localização contribui para a comodidade da população, próxima a pontos de ônibus que dão acesso a vários bairros, que passam em frente à unidade escolar.
O Centro Educacional Athaide Martins atende as series do Maternal, Jardim I e II e primeiro ano. No turno da manhã de 07h30min. as 11h30min. Maternal com 16 alunos em sala, Jardim I com 10 alunos em sala, Jardim II com 13 alunos e primeiro ano com 30 alunos. No turno da tarde de 13h00 as 16h45 min., Maternal com 12 alunos em sala, Jardim I com 17 alunos em sala, Jardim II com 15 alunos e primeiro ano com 24 alunos em sala. Totalizando assim 137 alunos ao total dos dois turnos.
O horário de funcionamento da unidade escolar é de 07h30 as 16h45 min. Sendo o primeiro turno de 07h30 as 11h30min min. e o turno da tarde de 13h00 às 16h45 min.
A equipe pedagógica está constituída por professores uma para cada turma, auxiliares de limpeza, diretor da unidade escolar e coordenadora.
O Projeto Político Pedagógico da unidade está em processo de reformulação, visando atender de melhor forma as necessidades dos alunos, de toda equipe pedagógica e da comunidade escolar. Cabe ao gestor e toda equipe pedagógica acompanhar e proporcionar de perto o desenvolvimento integral dos educandos, e a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, ser definido por seus princípios norteadores e estabelecer estratégias e metas a se alcançar, contemplando a unidade escolar em todos os seus aspectos.
O estudo de organização e de gestão denominado democrático-participativo acentua tanto a necessidade de estabelecer objetivos e metas, quanto a de prever formas organizativas e procedimentos mais explícitos de gestão e de articulação das relações humanas. A organização torna-se um agrupamento humano formados por interações entre pessoas com cargos diferentes, especialidades distintas e histórias de vidas singulares que, entretanto, compartilham objetivos comuns e decidem, de forma pública, participativa e solidária, os processos e os meios de conquista desses objetivos (Libâneo, 2003, p. 382).
A direção também está buscando melhorias para toda infra-estrutura da escola, colocando piso em toda parte externa da escola.
2.2- CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS OBSERVADAS
A turma observada neste período de estágio é do primeiro ano do ensino fundamental, com 24 alunos em sala. As crianças da turma são muito atenciosas e carinhosas, são participativas e comunicativas, se interessam e contribuem de forma gratificante com as aulas e atividades propostas, demonstrando autonomia e dependência na realização das mesmas. Somente em alguns momentos ficam dispersos devido à conversa.
A outra turma observada neste período de estágio é do Jardim II da educação infantil, com 15 alunos em sala. As crianças são bastante comunicativas, também carinhosas, se interessam em aprender e gostam de compartilhar seu cotidiano fora da escola dando exemplos de seu dia a dia com os familiares em alguns momentos da aula. Em alguns momentos a turma também fica um pouco dispersa devido às conversas.
Quanto às salas de aula são adequadas para as quantidades de alunos, composta de quadro branco, cadeiras e mesas adequadas para o tamanho das crianças, janelas, estantes com materiais para uso coletivo, alfabetário em volta das paredes, mural para datas comemorativas, mural do dia da semana, para o Jardim II na sala também tem mural para observar como está o tempo naquele dia, mesa para a professora, ar condicionado e ventilador. 
Na unidade escolar as atividades começam às 13h00minh, inicia com uma música de boas vindas, conversa informal sobre o fim de semana, e logo em seguida da inicio as atividades pedagógicas como histórias (contadas, dramatizadas), jogos, pinturas, vídeos relacionados ao tema da aula, exercícios e conteúdos nos livros e também no caderno. 
As professoras são sempre muito dinâmicas, tanto a do primeiro ano do ensino fundamental quanto a do Jardim II de educação infantil e gostam de inovar em suas aulas, trazendo atividades interessantes que estimulam os sentidos, a percepção, desenvolvendo também a oralidade e escrita de seus alunos. Há um intervalo neste período de tempo para as crianças lancharem no pátio, também tem aulas de educação física para o primeiro ano e para o Jardim II atividades elaboradas para trabalhar a coordenação motora das crianças e recreação. A aula termina às 16h45min min, as crianças aguardam seus responsáveis no pátio, juntamente com a professora.
Quanto ao planejamento, os professores se reúnem poucas vezes e elaboram de acordo com as necessidades de suas turmas, contam com o auxilio da orientadorapedagógica para elaborar os conteúdos, objetivos e atividades a serem desenvolvidas e dúvidas que possam surgir no decorrer do processo ensino aprendizagem.
A avaliação é feita por meio de provas e testes, tanto para o primeiro ano como para o jardim II, porém a turma do Jardim II é avaliado o desenvolvimento da escrita, coordenação motora, avaliando as conquistas e avanços dos alunos de ambas as turmas a cada bimestre, sendo acompanhado também por meio das atividades propostas e a participação nas aulas, sendo possível observar o desempenho de cada um individualmente. Segundo Hoffmann (1993) avaliar nesse novo paradigma é dinamizar oportunidades de ação - reflexão, num acompanhamento permanente do professor e este deve propiciar ao aluno em seu processo de aprendizagem, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.
3. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS.
1º Semana: 24/04/17 a 28/04/17
Dia: 24/04 – Segunda- feira
Nesta primeira semana de estágio, conheci um pouco a unidade escolar, seus ambientes e espaços, os funcionários que compõem a equipe escolar, horário de funcionamento ( manhã de 7:30 as 11:30) e principalmente as turmas do Jardim II e 1° ano do ensino fundamental as quais acompanhei neste período.
Fui apresentada as turmas, conversei um pouco com as professoras, pois já era semana de provas, então procurei observar tudo aquilo que estava sendo realizado, sendo solicita sempre que necessário. As professoras leram as questões da prova de português para os alunos, e a cada momento auxiliando aqueles que apresentavam alguma dificuldade, e ao término dela os acompanhei no recreio, podendo conhecê-los um pouco mais. Após o retorno para a sala de aula teve revisão de geografia no caderno e alguns exercícios para casa para auxiliar na prova. As provas eram realizadas a mesma matéria para todas as turmas, cada uma com o que aprendeu em sala de aula
O primeiro dia em sala já posso ter uma noção sobre o processo avaliativo da instituição. Avaliação é um processo que visa observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade e como ele passa a construir e organizar seus pensamentos, e de acordo com Hoffman (1993) é também um momento de reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise das respostas, que possam contribuir para a formação crítica desta criança e não apenas uma educação passiva com o aluno sendo receptor de conteúdos prontos, como na educação tradicional, mas buscar meios de fazer a avaliação ser um processo de formação e de conhecimento.
Dia: 25/04 – Terça- feira
Os alunos chegaram a sala de aula, e após se organizarem, a professora do primeiro ano do ensino fundamental iniciou a aula com uma oração e com uma cantiga de boas vindas. Foi feita a correção dos exercícios de revisão e logo após a avaliação de geografia foi aplicada, e durante as atividades a professora sempre procurando auxiliar as crianças em suas dificuldades, principalmente na leitura. Na turma do Jardim II a professora iniciou a aula com cantigas de boas vindas, conversou com os alunos sobre a atividade de geografia que eles participariam e em seguida aplicou a avaliação, a atividade realizada pela turma de Jardim II foi bem lúdica e relacionada com o dia a dia das crianças. Após terminarem, as duas turmas foram para os recreios acompanhados por mim e pelas professoras. Em sala de aula tiveram uma pequena revisão para a prova do dia seguinte. Antes da saída as professoras cantam uma cantiga de despedida.
Ainda pensando no processo avaliativo devemos reforçar que é um processo educativo e que deve estar presente a todo momento, não só nas aplicações de provas para rendimento, mas no cotidiano dos alunos no decorrer das aulas, ou seja uma avaliação formativa.
A avaliação formativa, que ocorre durante todo o processo educacional, busca diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e de ensino. A intervenção imediata no sentido de sanar dificuldades que alguns estudantes evidenciem é uma garantia para o seu progresso nos estudos. Quanto mais se atrasa essa intervenção, mais complexo se torna o problema de aprendizagem e, consequentemente, mais difícil se torna saná-lo.(DCN-EDUCAÇÃO BÁSICA,2013,p.123)
Percebemos a importância da observação, sendo possível fazer um diagnóstico dos alunos sobre suas potencialidades e dificuldades no decorrer de cada semestre, cabendo ao professor buscar fazer as intervenções necessárias e adequadas para suprir estas necessidades.
Dia:26/04 – Quarta-feira
Neste dia deu inicio aos ensaios para a apresentação dos dias das mães a professora do primeiro ano do ensino fundamental aproveitou a quadra nos primeiros horários para ensaiar a turma, depois foram para a sala de aula fazer a avaliação de história, que foi explicada e auxiliamos as crianças em suas dúvidas e dificuldades. Na turma do jardim II a professora aplicou primeiro a avaliação e quando a quadra já estava disponível, levou a turma para ensaiar e fazer bonito no dia das mães. Os ensaios foram realizados na aula de Educação física. Em seguida acompanhamos as crianças no recreio. Retornamos para a sala de aula e a professora logo iniciou com uma revisão para a prova de matemática. Neste dia na turma do jardim II a professora após a revisão, contou história para as crianças.
Apesar de nesta semana ter enfoque para a avaliação, tivemos os ensaios nas aulas de educação física, onde a professora contribuiu para montar uma coreografia para a turma apresentar na homenagem para o dia das mães.
Dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta. Estes têm em comum a representação corporal, com características lúdicas, de diversas culturas humanas; todos eles ressignificam a cultura corporal humana e o fazem utilizando uma atitude lúdica. (PCN – EDUCAÇÂO FÍSICA,1997.p23)
Sendo assim percebemos que a educação física, não se trata apenas de uma disciplina para relacionar a atividades esportivas, seus conteúdos e técnicas, mas sim mostrar também a cultura dos povos por meio de danças e atividades corporais, e ser instrumento de comunicação, expressão, lazer , considerando as características dos alunos.
Dia: 27/04 – Quinta -feira
A professora do primeiro ano do ensino fundamental chega em sala e converso um pouco com ela antes da entrada dos alunos, e fala sobre a dificuldade de alguns deles para auxiliá-los durante a prova de matemática. Os alunos chegam, e a professora faz a oração, e começa com uma pequena revisão antes da prova. Logo inicia-se a prova, os auxilio em algumas de suas dificuldades. Logo em seguida temos o recreio, e ensaio para a apresentação do dia das mães com a ajuda da professora de educação física.
Na turma do Jardim II os alunos entram em sala e a professora canta a cantiga de boas vindas, conversam a respeito de como foi em casa e fala um pouco das atividades que será realizada naquele dia. A turma vai para a quadra para o ensaio para o dia das mães com a professora de educação física. Em seguida vamos para o recreio. Ao voltar para a sala a professora logo aplica a avaliação.
Percebemos que algumas práticas ainda se mantém fortemente enraizadas nas salas de aula, principalmente aquelas relacionadas a matemática, com exercícios e atividades sobre o conteúdo que muitas vezes não são compreendidos, não estimulam o raciocínio, utilizando somente livros e cadernos como meios para se alcançar as boas notas.
Para tanto, o ensino de Matemática prestará sua contribuição à medida que forem exploradas metodologias que priorizem a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico, e favoreçam a criatividade, o trabalho coletivo, a iniciativa pessoal e a autonomia advinda do desenvolvimento da confiançana própria capacidade de conhecer e enfrentar desafios. (PCN- Matemática 1997,p.26)
Dia: 28/04 – Sexta -feira
Inicia-se este dia com a chegada dos alunos em sala de aula, seguida da oração e da música de boas vindas, para logo depois começar uma revisão oral para a avaliação de ciências. Aplica-se a prova e sempre buscando dar alguma orientação para os alunos em suas dificuldades. Junto com alunos e a professora vamos para o recreio, e na volta ensaiamos mais uma vez a apresentação. Ao retornarem para a sala eles se preparam para a saída.
O dia no Jardim II inicia com a turma entoando sua canção de boas vindas, conversando a respeito de como está aquele dia, se chuvoso ou ensolarado, em seguida preparam uma lembrancinha para o dia das mães. Em seguida vamos para o recreio. Na volta para a sala a prova é aplicada e os alunos se preparam para a saída.
2° Semana: 02/05/17 a 06/05/17
Dia: 02/05- Terça -feira
Nesta semana já começamos com o ensaio para apresentação para o dia das mães. Terminando o ensaio os alunos do primeiro anos do ensino fundamental retornam para a sala de aula, e a professora já inicia a aula de português relembrando as sílabas já estudadas em sala de aula, ao relembrar a professora pede para que todos os alunos peguem seus livros para realizar as atividades propostas. Após as atividades realizadas fomos para o intervalo com os alunos. Ao retornar para a sala a professora conversou com os alunos a respeito da leitura e leu algumas histórias até o horário da saída.
Na turma do jardim II a professora conversou com a turma a respeito de como se deve amar e respeitar as mamães em seguida a professora levou os alunos para o ensaio na quadra. No momento de intervalo a professora solicita minha ajuda para colar bilhetes nas agendas, sobre a data da festa e de reunião de pais. Ao voltarem do recreio, ela faz seqüência a falar das mamães contando uma história bem bacana para as crianças a professora deixou que cada aluno desfolhasse cada pagina do livro para ver as imagens ali contidas.
A leitura é fonte de saber, e ao explorar a diversidade textual, o professor permite a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de produção e compreensão do texto.
Desde o primeiro ciclo é preciso que os alunos leiam diferentes textos que circulam socialmente. A seleção do material de leitura deve ter como critérios: a variedade de gêneros, a possibilidade de o conteúdo interessar, o atendimento aos projetos de estudo e pesquisa das demais áreas, o subsídio aos projetos da própria área.(PCN LÍNGUAPORTGUESA,1997,p.70)
Dia: 03/05 - Quarta-feira
Neste dia na turma do primeiro ano também houve um ensaio para apresentação do dia das mães, somente durante a primeira aula, para relembrar. Na aula de geografia, a professora começou falando sobre a escola, sobre as pessoas que trabalham nela, com meu auxilio saímos com os alunos para conhecer um pouco mais sobre sua escola e as pessoas que fazem parte dela. Ficamos logo para o recreio, e depois retornamos para a sala de aula, onde conversaram mais um pouco sobre o tema da aula, e fizeram exercícios no livro. 
Na turma do jardim II os alunos entram em sala e cantam a canção de boas vindas e sentam em círculos para prepararem juntos com a professora a colagem de um semáforo. A aula hoje para os pequenos é sobre as leis de transito. Enquanto a colagem era feita a professora ia explicando o que cada cor representava. Logo chegou a hora do recreio e professora com os alunos foram para o pátio. Quando todos voltaram para a sala os alunos ensaiaram para a festa do dia das mães. Em seguida coloriram algumas imagens e figuras contidas no livro para complementar a aula sobre as leis de trânsito.
A geografia como área do conhecimento busca a compreensão de mundo da criança, a partir de suas experiências e relações estabelecidas em sociedade. De acordo com o PCN de geografia:
Desde as primeiras etapas da escolaridade, o ensino da Geografia pode e deve ter como objetivo mostrar ao aluno que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado — constantemente em transformação — do qual ele faz parte e, portanto, precisa conhecer e sentir-se como membro participante, afetivamente ligado, responsável e comprometido historicamente. (PCN-GEOGRAFIA,1997,p.76)
Dia: 04/05 – Quinta- feira
Reunião de pais, para abordar assuntos gerais como os horários de entrada, as faltas, as avaliações. Nesse dia foi entregue os testes e provas que os alunos haviam feito naquele bimestre. A reunião de pais é uma forma de estabelecer a relação família e escola, onde ambas participam na vida da criança, visando a parceria para contribuir sempre para o desenvolvimento em diversos aspectos da mesma, sendo importante acompanhá-las em seu cotidiano, nesse processo de descobertas e aprendizagem. Os pais também contribuem na construção de uma proposta pedagógica, no acompanhamento e na avaliação das ações desenvolvidas na unidade escolar.
A presença da comunidade na escola, especialmente dos pais, tem várias implicações. Prioritariamente, os pais e outros representantes participam do conselho de escola, da associação de pais e mestre (ou organizações correlatas) para preparar o projeto pedagógico-curricular e acompanhar e avaliar a qualidade dos serviços prestados. (LIBÂNEO, 2012 pag. 144)
Dia: 05/05 – Sexta -feira
A professora recebe os alunos, conversa um pouco com eles sobre o dia das mães e ensaiaram novamente. Na aula de matemática começa falando um pouco sobre a adição iniciando explicação sobre suas propriedades, de forma a utilizar exemplos concretos, a partir de objetos, figuras e material dourado. Após a atividade eles foram para o recreio. Ao retornarem foram para a aula de educação física, fizeram atividades e brincadeiras relacionadas ao dia das mães, e na volta para a sala fizeram exercícios no caderno sobre a matéria de adição e sua propriedade comutativa.
No Jardim II os alunos entram em sala e após se organizarem pegam os cadernos de casa e as agendas nas mochilas, em seguida a professora conversa com os alunos sobre a organização da festa do dia das mães e leva- os para a quadra para realizarem um último ensaio. Após o ensaio foram para o recreio, na volta para a sala os alunos fizeram colagem de bolinha de papel no número quatro para os alunos trabalhar a coordenação motora e se familiarizar com o número quatro. Ao término das atividades os alunos aguardam as agendas nas mochilas e formam para ir para o pátio aguardar a chegada dos pais.
Dia: 06/05 –Sábado
Neste dia aconteceu uma pequena homenagem para o dia das mães, seguida de apresentação das turmas e entrega das lembrancinhas, seguido de um café da manhã para as mães e seus filhos.
Dia: 08/05 – Segunda –feira
Como rotina as professora do Jardim II e primeiro ano receberam os alunos, fizeram a oração, recolheram as agendas, para logo em seguida dar continuidade a aula de português. Neste dia apliquei minha aula com o tema bem descontraído sobre Higiene pessoal, com contação de histórias e atividades. A minha aula teve o mesmo tema para as duas turmas, porém com adaptações para cada faixa etária.
4. Considerações Finais
Este trabalho foi motivado, principalmente, pela necessidade de compreender as contribuições do Estágio Supervisionado em Docência dos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil como fonte de enriquecimento para conhecer e saber como os docentes atuam nestas etapas, suas formas e metodologias que contribuem para ampliar o conhecimento das crianças no jardim II e primeiro ano do ciclo.
Com a observação da prática docente, em uma escola de educação infantil e ensino fundamental, temos a oportunidade de aperfeiçoamento profissional e pessoal, que proporciona enriquecimento de conhecimentos sobre o papel do educador, suas abordagens, metodologias, que contribuem para a formação das crianças, por meio de brincadeiras, jogos,atividades que valorizem e respeitem o tempo, espaço e o momento que cada um tem para aprender, valorizando as fases que elas se encontram, suas vivências, aprendendo novos conteúdos, com diferentes temas a serem explorados, ampliando o desenvolvimento da leitura e da escrita, respeitando as diversidades e diferenças, por meio de atividades que buscam cumprir tais objetivos no decorrer do ano letivo. Um fator importante a ser questionado é a necessidade do Projeto Político Pedagógico a ser construído, com a necessidade de melhorar o desenvolvimento e desempenho da escola de seus profissionais e principalmente dos alunos, para dar um novo sentido paras as metodologias e práticas utilizadas.
Sendo assim foi gratificante acompanhar por um curto período de tempo estes momentos, percebendo a necessidade de acompanhamento, atenção que estas crianças necessitam, não só da escola, mais também da família, contribuindo para o desenvolvimento, acrescentando valores que são essenciais para formação pessoal das crianças nesta fase de descobertas e de novos conhecimentos.
5. Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais : Educação física /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais : História e Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais : Língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais : Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :
MEC/SEF, 1997.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista. 12 ed. Porto Alegre: Educação e realidade, 1993.
LIBANEO, José Carlos. Organização e Gestão Escolar: teoria e prática. 5ª ed. Goiânia: Alternativa, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª. Ed., São Paulo:
Anexos:
Plano de Aula 
Tema: Higiene e saúde
Objetivos: 
- Compreender que a falta de higiene pessoal e ambiental causam prejuízos à saúde;
- Identificar a importância da higiene pessoal;
- Identificar alguns alimentos e hábitos alimentares importantes à saúde;
- Reconhecer a importância de lavar as mãos em momentos específicos;
- Analisar os cuidados com o corpo e relacionar as doenças que estão associadas com a falta de higiene.
Duração: 40 a 60 minutos
Desenvolvimento: - Iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre higiene e depois iniciar uma conversa falando sobre o que é higiene e qual a importância dela para as pessoas;
- Confeccionar cartazes sobre práticas de higiene e hábitos saudáveis (escovação de dente, higiene corporal, cuidado com os alimentos etc);
- Contar a história "A estrelinha azul":
Certa ocasião, no céu grande e bonito, o Sol, depois de uma dia de muito trabalho, acordou a branca Lua e recomendou:
- Amiga Lua, estou cansado e preciso dormir um pouco. Tome conta do céu e não o deixe ficar escuro
A Lua levantou-se sem demora. Bateu palmas e chamou as estrelinhas.
- Depressa, meninas, dizia ela. Depressa! Lavem-se ligeiro e escovem-se para brilharem bastante. Lembrem-se de que temos que tornar nosso céu claro e brilhante!
As estrelinhas apareceram correndo e todas, muito alegres, começaram a lavar-se e a escovar-se. E, coisa maravilhosa, `a medida que se limpavam, brilhavam cada vez mais. E como ficavam lindas!
Todas não: havia uma que estava feia, ainda muito suja! Era a Estrelinha Azul.
A Lua logo que a viu, falou zangada:
- Venha cá, Estrelinha Azul. Como é que você está assim tão suja, tão cheia de pó?
A Estrelinha Azul estremeceu de medo e respondeu atrapalhada:
- É que ontem eu estava brincando de escorregar nas nuvens e fiquei cheia de poeira...
- Ontem? Disse dona Lua mais zangada ainda. Que vergonha!...Então você dormiu assim?...Não faça mais isto!...E limpe-se depressa, que está muito atrasada.
Estrelinha Azul saiu ligeiro de perto de dona Lua e, enquanto andava, resmungava:
- Não gosto de me lavar!! Não gosto de me escovar!... Não quero andar limpa!
- Não diga tal coisa! Falavam-lhe as amiguinhas. Não sabe, então, que quando estamos limpinhas nossa luz é vista da Terra? A estas horas todos lá devem estar olhando para nós, achando nosso céu lindo, lindo!
Mas, nem assim a estrelinha quis ficar limpa e fugiu depressa, toda suja, procurando esconder-se de dona Lua.
Escureceu mais ainda e o céu ficou cheinho de estrelas brilhantes. Entretanto, havia um cantinho escuro onde nada brilhava. Era o lugar da Estrelinha Azul Lá estava ela, mas tão suja, que ninguém podia ver a sua luz. E assim estava o céu, quando no meio da noite, passou o vento gritando:
- Vai chover! Vai chover!
- Depressa, depressa! Falou dona Lua às estrelas. Escondam-se atrás das nuvens para não se molharem.
E as estrelinhas muito nervosas, corriam de cá para lá até ficarem bem escondidinhas na nuvem grande.
Dona Lua contou-as .Faltava uma! Quem será?...Estrelinha Azul!
Onde estaria ela? A cuidadosa Lua olhou para uma lado e para o outro. Nada! Não via coisa alguma...Então suspirou muito triste, procurando esconder-se também. Lá, no cantinho escuro do céu estava a Estrelinha Azul, com muito medo da chuva. Ela não queria molhar-se, mas não enxergava o caminho para voltar para sua casa, a nuvem grande.
- Ah! Se a dona Lua me enxergasse, ela me buscaria! Dizia, chorando. Mas, assim como estou, ninguém me vê! Nunca mais eu ficarei suja, nunca mais!
Nisto aconteceu uma coisa maravilhosa! Enquanto ela chorava, lágrimas foram escorregando pelo seu rostinho, lavando-o. E começou a brilhar e seu brilho foi se espalhando pelo céu. Do lugar onde estava, dona Lua viu aquela luz azul fraquinha e, toda contente, gritou bem alto:
- Venha, Estrelinha Azul, aqui está a nuvem grande! Corra, a chuva vem chegando!!
Estrelinha Azul, ouvindo a voz de dona Lua, olhou e viu a nuvem grande iluminada agora pelo seu brilho azulado. Correu depressa e escondeu-se bem escondidinha. E a chuva chegou, molhando tudo, no céu e na Terra. Enquanto chovia, a estrelinha foi depressa tomar banho e escovar-se para que brilhasse como as outras estrelas. Choveu, choveu muito.
Quando parou de chover, a estrelinha saiu correndo de trás da nuvem grande. E lá na Terra, as pessoas olhavam para cima, e diziam:
- Vejam a chuva parou e há uma estrela no céu. E como brilha!
Logo as outras estrelas foram saindo de trás das nuvens e se espalharam no céu, brilhando cada uma em seu lugar.
Porém, entre todas, a Estrelinha Azul chamava a atenção, pelo seu brilho diferente, de linda cor azulada.
E, desse dia em diante, logo que levantava , a estrelinha dizia:
- Limpinha eu sou. E com razão. Pois gosto da água. E do sabão!
- Trabalhar com alguns questionamentos em cima da história, dando ênfase no tema proposto (higiene). Exemplos: Por que a Estrelinha Azul não brilhava como as outras estrelas? O que aconteceu com ela, quando o vento disse que ia chover? Como é que a Estrelinha Azul voltou a brilhar?
Atividades:
- Introduzir as atividades de acordo com o nível da turma, usando sempre a metodologia adequada para a sala.
- Ao final propor para os alunos recorte de objetos e utensílios de jornais e revistas que são usados em nossa higiene pessoal como: pente, escova dental, toalha, etc.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá de forma contínua, tendo em vista a participação ativa dos educandos nas atividades propostas, o envolvimento, o interesse, a assiduidade e as relações interpessoais.
Recursos didáticos: Figuras ilustrativas, cartazes, quadro, jornais e revistas.

Continue navegando