Buscar

APOL DISCURSIVA FUNDAMENTOS FILOSOFIA E FORMAÇÃO SÓCIO HISTÓRICA DO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o trecho a seguir
"O Brasil representou uma das primeiras experiências bem-sucedidas de criar uma nação fora da Europa. A nação é vista como uma comunidade de destino, acima das classes, acima das regiões, acima das raças. Para isso, é preciso adquirir uma consciência de unidade, a identidade, e, ao mesmo tempo, é necessário ter consciência da diferença em relação aos outros, a alteridade”.
A unidade nacional foi mantida através da ação das elites locais, que mantiveram a monarquia e a constituição monárquica pela imposição de um regente. Qual eram os temores que as elites brasileiras tinham para tomar essas medidas? 
A independência é proclamada por um príncipe português, herdeiro do trono de Portugal. Não houve, portanto, uma ruptura completa com a antiga metrópole.
Leia o trecho do Hino da Republica:
“Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País
Hoje o rubro lampejo de aurora
Acha irmãs, não tiranos hostis”
Hino da Republica
Ao iniciar a Republica, o novo regime quis romper com as ideias do período monárquico. Podemos perceber isso através desse trecho do hino da Republica, que faz uma critica a escravidão, pois muitos dos republicanos eram, também, abolucionistas com base nisso, discorra sobre o movimento abolucionista, principalmente sobre suas ações durante os anos 1880.
Leia o trecho a seguir:
“Ao explicar a queda do império, afirma que a monarquia desapareceu menos pela oposição que lhe moviam do que pela própria fraqueza, pela sua falta de base, pela indiferença, apatia e neutralidade de muitas das forças que a haviam apoiado do passado”
Ao falarmos da fraqueza da monarquia, pensamos em todo o processo de erosão das bases sociais do império. Descorra sobre esse processo, enfatizando as questões dos fazendeiros, religiosa e militar.

Continue navegando