Buscar

trabalho Psicofarma

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Unidade Belenzinho
Curso de Psicologia
Psicofarmacologia
Orientador: Lizandra Brandani
4º Semestre
SÃO PAULO
2016
Objetivo
Introdução
Mecanismos de ação 
È uma expressão muito usada, quando nós referimos ao efeito que a droga produz no organismo vivo. Essa interação acontece entre um estímulo, ação no organismo e logo uma resposta final, podendo depender de outros estímulos e ação. 
Indicação Clinica
Um termo muito usado sob uma indicação clinica. È feito uma seleção da droga adequada e sua dose. Considerando o histórico apresentando pelo doente, como: idade e alergia, bem como o saber de sua prescrição e ações medicamentosas.
Antidepressivos
Na década de 1980, eram utilizadas duas classificações de antidepressivos, sendo eles:
Antidepressivos Tricíclicos
Chamado assim por apresentar um núcleo com três anéis. Ação: Ele trabalha sob o sistema libido, aumenta a noradrenalina e serotonina da fenda sináptica, melhorando sintomas emocionais. Efeitos colaterais: essa classificação de antidepressivos pode afetar os receptores muscarínicos da acetilcolina, podendo apresentar secura na boca, visão turva e confusão mental. E é por esse motivo que ele não é mais aderido. Indicação Clinica: é indicado para tratamento da depressão seguida de esquizofrenia, distúrbio de personalidade, fobia e ataques de pânico, entre outras.
Inibidores de Monoamina Oxidase
À monoaminoxidase esta localizada no SNC. Ação: o inibidor de monoaminoxidase interfere no metabolismo: serotonina e dopamina. O IMAO ajuda a aumentar sua reprodução e por esse motivo é usado como antidepressivos. Efeitos colaterais: insônia, fadiga e cefaléia entre outros. Indicação Clinica: muito usado, no caso de rejeição dos outros agentes.
Existem outros Antidepressivos Inibidores como os (ISRSs) e Atípicos.
Citalopram
Fluoxetina
Sertralina
Entre outros
Esses inibem de forma potencializada no neurotransmissor serotonérgico.
Psicofármacos Ansiolíticos
Muito usado para diminuir a ansiedade, o que não provaria nenhuma indução no sistema nervoso, como:
Benzodiazepínicos
Um tranqüilizante, também encontrado no álcool. Ação: o benzodiazepínico atua diretamente no SNC e no receptor Gabaérgico, sendo um inibidor. Causando aumenta da ação do GABA, chamado de Agonista, agindo no sistema límbico. Efeitos colaterais: sonolência, dificuldade de memorização e pouco reflexo. Indicação Clinica: transtorno de pânico, agorafobia e fobia simples, entre outras.
Classificação dos Benzodiazepínicos
Ação longa
Ação intermediaria
Ação curta
Antipsicóticos
Características da psicose se da através dos seguintes sintomas: alucinações, estimulação extrema, sem percepção de pensamento lógico e de realidade, entre outras manifestações. Indicação clinica como:
Esquizofrenia
Depressão /Mania
Transtorno de humor
Psicoses funcionais e orgânicas
Ação Antipsicótica
Os antipsicóticos servem para o tratamento psiquiátrico, tendo suas classificações em dois tipos, como:
Antipiscoticos Típicos
Sendo o primeiro a ser descoberto. Ação: exerce uma ação neurotransmissora dopamina, bloqueando a sua ação e dessa forma que podemos controlar os sintomas positivos da esquizofrenia. Efeitos Colaterais: cefaléia e sonolência, entre outros.
Antipsicóticos Atípicos
Tem total eficácia ao resultado no controle positivo. Ação: Bloqueia os receptadores dopaminérgicos, atuando como antagonista. Efeitos colaterais: problemas motores e cognitivos.
Estabilizadores de humor
Por questões emocionais como muita alegria e logo tristeza, dependendo da freqüência, chamamos de transtorno afetivo, podendo ter sua classificação depressiva e bipolar. Aqui falaremos sobre os estabilizadores, como:
Lítio
Elemento mineral, usado como um tratamento de transtorno de humor como a bipolaridade e episódios maníacos. Ação:acredita-se que o lítio atua no sistema intracelular. Inibindo o metabolismo. Efeitos colaterais: aumento de apetite e ganho de peso, náuseas, tonturas entre outras. Indicação Clinica: agressividade, depressão e bipolaridade.
Conclusão:
Com o trabalho pude obter conhecimento farmacológico, bem como toda os mecanismos de ação e suas características.
Referencias
http://www.ehow.com.br/medicamentos-considerados-inibidores-mao-sobre_64878/
http://www.uff.br/psicofarmacologia/images/Psicofarmacologia/5)Modernos%20Antidepressivos.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbp/v21s1/v21s1a06.pdf
http://neuromed90.blogspot.com.br/2009/11/um-pouco-mais-sobre-serotonina-5ht.html
https://psicologado.com/psicopatologia/psiquiatria/antidepressivos
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3291
http://cefal-unifal.blogspot.com.br/2014/08/ansioliticos-classe-dos.html
http://farmacolog.dominiotemporario.com/doc/cap%2011%20-%20FARMACOS%20ANTIPSICOTICOS.pdf

Continue navegando