Buscar

Aula_07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS 
Rio de Janeiro
AULA 7
Operações
*
*
Nesta aula, você irá:
Conhecer a função de Operações, destacando o seu conceito;
Relacionar o desenvolvimento de produtos e serviços e o projeto de sistema de transformações;
Identificar sequências, equipamentos e insumos;
Entender o conceito de produção enxuta;
Conhecer o conceito de cadeia de suprimentos.
 
 
 
AULA 7
*
*
Introdução da aula
Nesta aula, você será apresentado à função de Operações, destacando o seu conceito, o desenvolvimento de produtos e serviços e o projeto de sistema de transformações, através da identificação de sequências, equipamentos e insumos. Abordaremos também os conceitos de produção enxuta e cadeia de suprimentos.
AULA 7
*
*
A essência de qualquer negócio é a criação de valor por meio da transformação de insumos em produtos e serviços. É o sistema de operações da empresa que faz a transformação e cria valor para os clientes e outras partes interessadas. Uma das principais tarefas na criação de uma empresa é a montagem de seu sistema de operações, que fornece os produtos e serviços concebidos pela função de Marketing e selecionados pelas decisões estratégicas.
AULA 7
*
*
Conceito de operações:
 
Uma das principais tarefas na criação de uma empresa é a montagem de seu sistema de operações, que fornece os produtos e serviços concebidos pela função de Marketing e selecionados pelas decisões estratégicas. O sistema de operações faz a transformação e cria valor para os clientes e outras partes interessadas da empresa.
 
AULA 7
*
*
Tipos de transformações
1- Nas operações industriais, os insumos passam por transformação física ou estrutural.
Exemplos: frigoríficos e montadoras de automóveis.
 
2- Em empresas de prestação de serviços, a alteração é feita no próprio cliente.
Exemplos: corte de cabelo e treinamentos.
3- No transporte, é feita uma transformação que movimenta insumos ou clientes.
Exemplos: remoção de lixo e viagens de turismo.
AULA 7
*
*
Produtos e serviços
 
Os resultados dos processos de transformação são produtos e serviços, que são comprados pelos clientes em função das suas utilidades.
 
As operações de produção industrial e de prestação de serviços são sistemas semelhantes, com entradas, processamento e saídas.
 
AULA 7
*
*
Diferenças entre produtos e serviços
 
No entanto, existem diferenças no fornecimento de produtos e serviços:
 
1- Produtos: São tangíveis; duráveis; têm a possibilidade de consertar; o consumo é postergado; fácil de medir a qualidade; têm a possibilidade de armazenar; são mensuráveis (podem ser medidos e contados); é dependente de equipamentos; precisa de contato mínimo com o cliente no processo produtivo.
 
AULA 7
*
*
2- Serviços: São intangíveis; consumo e produção são simultâneos; o resultado é customizado; impossíveis de consertar; o consumo é imediato; a qualidade é difícil de medir; é impossível de armazenar; dependente de mão de obra; tem uma relação direta com o cliente durante o processo produtivo.
AULA 7
*
*
Organização de um sistema de operações
Para organizar o sistema de operações, o empreendedor deverá ficar atento para duas situações:
 
1- Projeto do produto: Identificar exatamente que produto ou serviço será oferecido. Sendo um produto, identificar sua montagem, e sendo um serviço, verificar como será executado.
 
AULA 7
*
*
2- Projeto do sistema de transformação: Identificar que insumos, instalações e equipamentos são necessários para fornecer o produto ou serviço, quem são os fornecedores, qual o volume de operações, que quantidade de produtos deve ser fornecida, quantos clientes devem ser atendidos, onde deve ser entregue o produto ou serviço e qual o sistema de transporte
AULA 7
*
*
Qualidade do produto
No desenvolvimento do produto com qualidade de projeto, destaca-se que a forma segue a função. O empreendedor deverá identificar as necessidades que o produto deverá atender, pensar na utilidade do produto e depois no seu formato.
AULA 7
*
*
Engenharia Simultânea
Significa desenvolver o produto ou serviço consultando todas as pessoas e organizações que terão alguma participação na produção, no serviço ou na utilização do produto, como fornecedores, montadores, distribuidores, prestadores de serviços e principalmente o cliente.
AULA 7
*
*
Projeto do sistema de transformação
Junto com o desenho do produto, é preciso organizar o processo que vai fornecê-lo regularmente. Os detalhes do arranjo físico das instalações produtivas são: identificar o produto ou serviço; identificar e colocar em sequência as operações; identificar os equipamentos e insumos necessários para as operações; organizar o local das operações; e definir a aparência do local.
AULA 7
*
*
Tipo de sistema de transformação.
 
1- Produção contínua: É caracterizada pela elaboração e fornecimento de produtos padronizados de forma ininterrupta.
2- Produção seriada: A linha de montagem é o método de trabalho da produção seriada, onde o produto é montado gradativamente em uma sequência de operações padronizadas, passando de um posto de trabalho para outro, no qual uma combinação de pessoas e máquinas desempenha uma tarefa especializada.
Exemplos: parafusos, automóveis, panelas, sanduíches do McDonald’s etc.
 
AULA 7
*
*
4- Customização de massa: É um sistema misto de transformação, que combina a produção seriada e a produção por encomenda, ou seja, um produto é fabricado em uma linha de montagem e adaptado às especificações dos clientes.
Exemplos: empresas que vendem computadores pessoais, lojas de roupas prontas que disponibilizam acertos para as medidas dos clientes etc.
5- Operações com projetos: Os projetos são um tipo especial de produção por encomenda. Um projeto é uma atividade temporária, que fornece um produto singular.
Exemplos: grandes eventos, construção de edifícios etc.
AULA 7
*
*
Há duas formas básicas de organizar os processos no local das operações: arranjo físico por produto (ou linha de montagem) e células de produção (ou arranjo celular).
1- Linha de montagem: É apropriada para fazer produtos muito similares, usando uma sequência básica de operações. Nessa forma de organizar o local das operações, os equipamentos e os funcionários ficam organizados em uma sequência fixa, pela qual o produto passa e é montado gradativamente, e cada funcionário realiza uma única tarefa.
 
 
AULA 7
*
*
2- Arranjo celular: Todas as atividades necessárias ao fornecimento de um produto ou serviço são concentradas em um local, onde um grupo de pessoas executa todas as atividades e usa todas as ferramentas e equipamentos. Desta forma, as pessoas determinam seu próprio ritmo de trabalho e a forma de se organizar, sendo, assim, chamados de autogeridos ou grupos autônomos de trabalho.
AULA 7
*
*
Desempenho dos processos
 
A capacidade de medir o desempenho é um fator crítico para o sucesso da empresa. A medição do desempenho fornece os dados para verificar até que ponto o planejamento está sendo realizado e definir novos objetivos e padrões de desempenho. O empreendedor deve ser seletivo para escolher os indicadores para sua empresa, levando em consideração o padrão de competitividade em seu ramo de negócio. Em seguida, as principais categorias de indicadores:
AULA 7
*
*
Capacidade
 
É a quantidade de unidades de produção (peças, clientes, refeições, estudantes etc.) que seu sistema de operações consegue fornecer em determinado período.
 
A capacidade projetada é a taxa ideal de fornecimento de produtos ou serviços.
 
A capacidade máxima é a quantidade de produtos e serviços que pode ser alcançada quando o potencial dos recursos é totalmente aproveitado.
 
AULA 7
*
*
Produtividade
 
É a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos (produção). Todo processo tem um
índice de produtividade, que é a quantidade de produtos ou serviços que cada unidade de recursos fornece.
Exemplos: quantidade de alunos por professor e quantidade de pessoas atendidas por hora.
AULA 7
*
*
Produtividade e qualidade combinadas
A qualidade de conformidade e a contrapartida da qualidade planejada definem o conjunto das características desejadas de um produto ou serviço, que são chamadas especificações e descrevem o produto ou serviço em termos de sua utilidade, de seu desempenho ou de seus atributos
AULA 7
*
*
Eficiência no uso do tempo
O tempo é um recurso que deve ser usado de maneira eficiente em qualquer processo. Há três medidas principais para a eficiência no uso do tempo: produtividade do tempo; tempo de ciclo (tempo despendido entre o início e o fim de um processo); e velocidade do processo.
AULA 7
*
*
Flexibilidade
 
Indica sua capacidade de fornecer produtos e serviços customizados para atender a determinadas necessidades. Torna a organização mais ágil e pode garantir uma vantagem competitiva.
 
AULA 7
*
*
Produção enxuta
 
O sistema de produção enxuta foi desenvolvido pela Toyota especificamente para a indústria automobilística, mas pode ser usada em todos os ramos de negócios. Tem como princípio a maximização da eficiência por meio da eliminação de todos os tipos de desperdícios. Quando se eliminam os desperdícios, o que sobra no processo produtivo é agregação de valor para o cliente
AULA 7
*
*
Os sete desperdícios mortais de qualquer processo produtivo são:
 
Defeitos no processo produtivo ou erros na prestação de serviços, gerando custos de retrabalho e problemas para os clientes;
Operações desnecessárias no processo de manufatura;
Produção acima do volume necessário ou antes do momento necessário;
Tempo de esperas desnecessárias;
Estoques e equipamentos desnecessários;
Transporte de materiais sem agregação de valor;
Movimento de pessoas sem agregação de valor.
AULA 7
*
*
Just in time
 
É um método criado pela Toyota Motor Company, no Japão, em meados da década de 70. O objetivo do sistema é melhorar continuamente o processo produtivo. Uma das formas de alcançar esse objetivo é reduzir os estoques, que muitas vezes servem de camuflagem para problemas: eles vêm sendo utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produção.
AULA 7
*
*
 
Observação: O Sistema Kanban é uma ferramenta para administrar o método de produção JIT, ou seja, é um sistema de informação através de cartões, para controlar as quantidades a serem manufaturadas pela empresa.
AULA 7
*
*
Organização eficiente do espaço físico
Qualquer empreendimento deve organizar seu espaço físico de maneira eficiente, levando em consideração os seguintes princípios:
- Minimize o manuseio de materiais – evite o retrabalho;
- Minimize as distâncias – estude o espaço físico antes de utilizá-lo;
- Minimize o esforço – postos de trabalhos ergonômicos;
- Combata a desordem – cada coisa em seu lugar;
AULA 7
*
*
- Evite a ocupação desnecessária do espaço;
- Procure e implemente a melhor utilização possível de todos os recursos;
- Maximize a flexibilidade;
- Otimize o fluxo – elimine idas, vindas e estrangulamentos do espaço físico;
- Maximize a visibilidade;
- Maximize a comunicação – treinamento, informação e feedback.
AULA 7
*
*
Cadeia de suprimentos
Uma cadeia de suprimentos compreende os elos entre uma empresa e seus fornecedores, distribuidores e clientes. A cadeia consiste de um fluxo de suprimentos dos fornecedores para o sistema de operações da empresa e outro, da empresa para seus distribuidores e clientes.
 
AULA 7
*
*
Administrar uma cadeia de suprimentos compreende as seguintes atividades:
 
- Estabelecimento de parcerias com fornecedores e revendedores;
- Coordenação do fornecimento de matérias-primas;
- Planejamento da produção;
- Processamento de pedidos;
- Administração de estoques;
- Transporte e armazenamento de suprimentos e produtos acabados;
- Coordenação das atividades de atendimento dos clientes.
AULA 7
*
*
 
Na próxima aula, você estudará sobre os seguintes assuntos:
 
Importância da função de gestão de pessoas;
Aquisição, desenvolvimento, desempenho e manutenção de talentos, para o alcance dos resultados dentro das empresas;
Desafios da moderna gestão de pessoas;
Gestão por competências.
AULA 7
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais