Buscar

Comunicação nas organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplina: Comunicação nas Organizações
 Tutor: Prof. Cláudia Márcia Pereira Loureiro
Local : Rio de Janeiro
Ano: 2017
Estudo de Caso :
Comunicação nas Organizações
Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise
REFERÊNCIA: SASSER, W . E .; BECKMAHN, H. T. Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise. Harvard Business School, mai. 2008.
Thomas Green, um funcionário da empresa Dynamic Displays que foi fundada em 1990, como provedora de serviços de autoatendimento para bancos, por meio de caixas de autoatendimento (Automated teller machines)-ATM). Green, cursou na Universidade da Geórgia e estudava para obter o título de bacharel em Economia, trabalhou como vendedor na National Business Solution em Atlanta. 
A Dynamic Displays recrutou Green em Março de 2007, para ser gerente de Contas, atendendo o segmento de Viagens e Hospitalidade. Em seus primeiros quatro meses como gerente de contas, fechou um contrato para uma das maiores empresas de transportes aéreo, Journey Airlines, para acelerar a instalação de novos quiosques em vinte aeroportos e suprir a maioria dos locais com versões atualizadas dos softwares. ‘Ele disse a um amigo que ‘‘Ele queria chegar e surpreender a todos na Dynamic Displays”.
Em julho de 2007,Green participou de um treinamento na Matriz. Shannon MCDonald, Vice-presidente da Divisão e Mary Jacobs, Diretora Nacional de Vendas queriam conhece-lo melhor. Green e MCDonald eram conterrâneos, MCDonald parecia ter adotado Green, ele soube de uma vaga para especialista sênior de mercado e rapidamente se candidatou.Após um jantar, MCDonald o promoveu a Especialista Sênior de Mercado, deixando bem claro que esta posição exigiria que Green não só pensasse estrategicamente, mas também taticamente, tendo que coordenar suas ações em diferentes áreas e níveis da companhia. 
Green foi alocado fora da sede de Boston, sua promoção foi um avanço significativo, um Gerente de Contas que desejava se juntar à equipe de marketing, precisaria primeiro de vários anos alcançar a posição de sênior, os demais sêniores de mercado da Divisão, estavam na casa dos quarenta anos e Green tinha 28 anos, seu salário agora era de U$ 125 mil, uma progressão de 50% sobre o seu salário anterior.
Green supervisionava diretamente os dois especialistas de Mercado da região, os especialistas seniores de mercado eram responsáveis por identificar tendências na indústria, avaliar novas oportunidades de negócio e definir metas de vendas e desenvolviam estratégias gerais de mercado e específicas para clientes, de forma a ajudar os gerentes de Conta a obterem suas vendas. Franks Davis, o diretor de Marketing recentemente havia sido promovido da posição de Green acabara de assumir.
Em 8 de Outubro, Green participou do plano de Metas de 2008, no qual Davis apresentou projeções de vendas para o ano seguinte. Green ficou surpreso com os números que Davis havia proposto uma estimativa de 10% de crescimento para a região Leste, ele acreditava que os números estavam sem embasamento e manifestou a preocupação com suas metas e que seriam impossível alcançá-las.
Davis demonstrou claramente que não gostou da manifestação pública de oposição de Green durante a reunião de projeções de metas, ao questionar o percentual de crescimento para a sua região na frente de todos e comentou com o MCDonald: ‘‘A atitude de Thomas é algo que não precisamos nesta equipe.”
Aproximadamente dois meses após a sua promoção, Green não estava conseguindo atingir suas metas, e por isso Davis o chamou para uma reunião a fim de discutir seu desempenho até aquele momento. Para surpresa de Green, Davis havia preparado uma lista de problemas encontrados em seu primeiro mês de trabalho na nova posição. Davis disse a Green que ele não atendia suas ligações, não registrava seus compromissos corretamente no Outlook para que Davis pudesse localizá -lo, e também não fazia relatórios referente a novas oportunidades de negócios e que o respondeu em um e-mail sobre a estrutura organizacional de dois clientes: Qual a importância destas informações? Estão na minha cabeça.
 Alguns dias depois da reunião, Davis redigiu um e-mail para McDonald e copiou Green enfatizando os tópicos discutidos na reunião e para registrar o acordo que havia feito com ele. Mesmo após Davis lhe mostrar diversos documentos e e-mails de uma outra Especialista Sênior costumava utilizar , Green achava que todos os e -mails, apresentações e planilhas não passavam de “ atitudes políticas” que não combinavam com seu estilo pessoal de abordagem, mas Thomas, concordou com os erros e deficiências que Davis havia apresentado e prometeu desenvolver uma abordagem criativa de marketing e manter-me informado sobre seu progresso.
Três meses depois, Green não havia mudado sua postura e os problemas continuavam. Um especialista comentou que Green era simpático, atencioso, pensava de forma rápida, no entanto, alguns clientes estavam exigindo de Green memorandos e apresentações para justificar os gastos a seus superiores. Green não havia trabalhado este ponto, e preferiria discutir estes temas pessoalmente.
Davis novamente chamou Green para discutir sobre sua avaliação de desempenho, e mais uma vez relatou exatamente os mesmos problemas, a mesma postura. Porém desta vez, Davis mandou um e-mail para MCDonald e não copiou Green, relatando as mesmas falhas, a mesma postura e desta vez disse que ele deveria apresentar resultados em 30 dias, caso contrário deveria ser substituído. Desta forma, MCDonald enviou um e-mail para Green copiando Davis, onde pedia uma mudança imediata do seu desempenho e melhorias, Green percebeu que não era mais o “protegido” de MCDonald e que teria que tomar decisões importantes para se manter nesta empresa, ou procurar um outro emprego.
Green pensava no que faria a seguir? Agendaria uma reunião com MCDonald ou enviaria um memorando detalhado? Ele precisava se decidir antes de responder o e-mail de MCDonald. Sabia que não era o melhor momento para ficar sem emprego, ele não acreditava que em apenas cinco meses, a promoção de seus sonhos havia se transformado em um desastre.Ele foi para casa e começou a pensar o que poderia fazer para salvar seu emprego.
�

Continue navegando