Logo Passei Direto
Buscar

PRÁTICA 11 - CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA ÁGUA DA PASTA DE CONSISTÊNCIA NORMAL

Material

Prévia do material em texto

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
RELATÓRIO DE PRÁTICA DE LABORATÓRIO - DATA: 26 /10 /2017
 PRÁTICA 11 - CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA ÁGUA DA PASTA DE 
CONSISTÊNCIA NORMAL 
Aluno(s): Allan Souza, Fabiana Menezes, Israel Fernandes, Lorrayne Carla, Mateus Marques, 
Sabrina Santos e Thais Marques 
Turma: ENC4AN-COA
INTRODUÇÃO 
A pasta de cimento com índice de consistência normal, que nada mais é do que a mistura padronizada do cimento e água que apresenta propriedade reológica constante, é utilizada para a verificação de duas importantes características do cimento Portland: tempo de pega e instabilidade de volume devido à cal livre. 
O inicio de tempo de pega é, em condições de ensaio normalizadas, o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat correspondente penetra na pasta até uma distância de (4 ± 1) mm da placa base. O tempo de fim de pega é o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra 0,5 mm na pasta.
OBJETIVOS 
Nesta prática será determinado a água da pasta de consistência. Para elaboração dos procedimentos foram utilizados as seguintes normas:
NBR 7215:1996 – MB – 1 Cimento Portland – Esta Norma especifica o método de determinação da resistência à compressão de cimento Portland.
NM 65:2003 – Cimento Portland – Esta norma estabelece o método de determinação do tempo de pega da pasta de cimento Portland utilizando o aparelho de Vicat.
NMB 43:2004 – Cimento Portland – Esta norma estabelece o método de determinação da consistência normal da pasta de cimento Portland.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Balança resolução de 0,1g e capacidade de 1000g;
Misturador mecânico a ser utilização é o constante da NBR 7215; caso não haja um misturador disponível, poderá ser executada manualmente;
Espátula;
Aparelho Vicat – Sonda de Tetmajer (diâmetro de 10+-0,05mm e L=50mm);
Molde trocônico;
500g de cimento +-0,1g;
Água destilada;
PROCEDIMENTOS
Ajustar o aparelho de Vicat (colocar a sonda de Tetmajer para baixo e desça ate que ela encoste na placa de vidro; ajustar o indicador no zero da escala graduada do equipamento). Após ajustar o zero, suspender a sonda novamente.
Pesar 500g de cimento;
Adicionar água ao cimento e deixar 30s em repouso e misturar;
Misturar com velocidade lenta por 30s raspando as paredes da cuba na metade do tempo;
Misturar em velocidade rápida por mais 1minuto;
Encher o molde;
Após encher o molde medir a consistência. Para medir a consistência encoste a sonda no topo da massa e prensa por 45s. Desprenda o parafuso e após 30s, faça a leitura. O índice de consistência é o valor expresso em mm.
A consistência da pasta é considerada normal quando seu índice de consistência for igual a 
(6+-1)mm.
RESULTADOS
	Volume de água por tentativa (L)
	Índice de consistência
	Valor (mm)
	1° Tentativa = 
	Amostra 1
	 
	2° Tentativa = 
	Amostra 2
	 
	3° Tentativa = 
	Amostra 3
	 
CONCLUSÕES
Qual a importância dos resultados (no caso, verificação das dimensões dos blocos e cálculo do índice de absorção de água)? Os resultados obtidos atendem aos requisitos da norma?

Mais conteúdos dessa disciplina