Buscar

Formação do Fígado e Pâncreas

Prévia do material em texto

O endoderma do duodeno começa a se proliferar formando uns brotamentos que crescem para dentro do meso ventral. Estes brotamentos darão origem ao fígado, que com o giro do estômago deslocar-se-ão para a direita. Junto com este crescimento, no meso ventral cresce um outro broto que dará origem ao pancreas - o broto pancreatico ventral. No meso dorsal, cresce o broto pancreatico dorsal que dará origem ao pancreas também, e a outra estrutura que dará origem ao baço, ou seja o baço é uma estrutura de origem mesodermica.
    Pâncreas - ilhotas - origem epitélio, endoderma.
    O fígado cresce não só para o meso ventral mas também para dentro do septo transverso.
    O fígado logo se divide em dois brotos: broto hepático comum que vai ser a vesícula biliar. broto hepático comum vai originar a estrutura endodérmica do fígado. A árvore biliar é uma árvore de drenagem do fígado de origem e também é originada do mesoderma do fígado
    O pancreas se forma com a união de dois brotamentos, que se unem com o giro do estômago. Com o retorno da alça intestinal faz com que o päncreas seja empurrado para trás, tornando-se uma víscera retro-peritoneal, enquanto o fígado e a vesícula mantëm-se intra-peritoneal. Por isto o päncreas mantém dois tubos escretores para o duodeno.
    O fígado não é totalmente revestido pelo peritoneo. Na parte do fígado em contato com o diafragma ele não é revestido pelo fígado.
    O fígado nesta fase também tem uma importante função hematopoética. 
    O fígado tem dois lóbulos dos quais saem dois ductos excretores que se unem para formar o colédoto.
    O tubo do broto pancreatico já unido com o colédoto desemboca na papila maior do duodeno onde existe um esfincter. Logo acima da papila maior pode haver a papila menor que é onde desenboca o duto pancreatico acessório
    Lóbulo clássico
    No centro do lóbulo existe a veia central que é um ramo da veia hepática que drena o fígado, na periferia, formando os ápices do lóbulo existem os espaços porta formados a partir de uma tríade composta por um ramo da veia porta que irá emitir sinusóides, um ramo da artéria hepática e um ducto bilífero interlobular.
    Os cordóes dos hepatócitos e o revestimento da árvore biliar derivam do endoderma, os tubos sinusóides e a veia porta sáo de origem da veia vitelina. O conjuntivo que sustenta deriva do mesoderma.

Continue navegando