Buscar

Regulacao da glicolise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Glicólise (1 glicose 2 piruvato)
3 estágios principais:
Preparação: Glicose frutose-1,6-bifosfato
Quebra: Frutose-1,6-bifosfato G3PO
Fosforilação: G3PO piruvato
Regulação da glicólise
Possui 3 pontos de regulação que são reações irreversíveis:
Hexoquinase: Atua na conversão de glicose glicose-6-fosfato, e é regulada pela [ ] do seu produto para não haver acumulo pois são moléculas impermeáveis à membrana; possuem alta afinidade com a glicose.
Possui uma isoforma chamada de glucoquinase (GK), com baixa afinidade ao substrato; é ativada em altas [ ] de glicose no sangue, e tem sua regulação feita pela frutose-6-fosfato quando em alta [ ], em que uma proteína regulatória (PR) sequestra a glucoquiase, inibindo a formação de glicose-6-fosfato; após a diminuiçao da [ ] de frutose-6-fosfato, a PR se dissocia da GK, permitindo a continuidade da reação.
*A insulina promove a transcrição da glucoquinase.
Fosfofrutoquinase: Atua na conversão de frutose-6-fosfato frutose-1,6-bifosfato, é regulada positivamente por ADP e frutose-2,6-bifosfato, e negativamente por ATP, citrato, isocitrato e aumento do pH.
É regulada por AMPc e frutose-2,6-bifosfato. O glucagon estimula a adenilato ciclase a produzir AMPc, que ativa PKA, esta inibe a parte quinase da enzima bifuncional, e ativa a parte fosfatase da mesma, diminuindo os níveis de frutose-2,6-bifosfato, inibindo a glicolise.
A conversão frutose-6-fosfato frutose-2,6-bifosfato ocorre pela ação da parte quinase da enzima bifuncional. Essa reação inversa (frutose-2,6-bifosfato frutose-6-fosfato) ocorre pela ação da parte fosfatase da enzima bifuncional.
Enzima bifuncional, quando fosforilada por PKA atua como fosfatase, e desfosforilada por fosfoproteina fosfatase, atua como quinase. 
Insulina produz uma cascata quinase, que inibe PKA, estimula fosfoproteina fosfatase e produz AMPc diasterase, que diminui os níveis de AMPc, estimulando a glicolise.
Piruvatoquinase: Converte fosfoenolpiruvato piruvato. É regulada positivamente por ADP e negativamente por ATP e alanina. É modulada por glucagon e insulina.
Glucagon: estimula adenilato ciclase, que produz AMPc, ativando PKA que fosforila a piruvato quinase (inativa). Interrompe glicolise.
Insulina: induz cascata de fosforilaçao, estimulando fosfoproteina fosfatase que desfosforila a piruvato quinase (ativa). Estimula glicolise.
*A insulina atua no organismo ao se ligar nos receptores das células musculares, desencadeando uma sinalização via MAP-quinase, que estimula a expressão de GLUT 4 na superfície das células, permitindo então o influxo da glicose. Além disso, atua também estimulando a glicolise ao promover a transcrição de glucoquinase, diminuição de AMPc, permitindo a ativação da fosfofrutoquinase pela enzima bifuncional e induzir uma cascata de fosforilaçao, estimulando fosfatases que ativarão a piruvato quinase.

Outros materiais