Buscar

Questionário de patologia- Revisão inflamação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário de patologia
1- O que você entende por inflamação?
R= Inflamação é um mecanismo de defesa do organismo ao dano tecidual local ou a uma infecção e, essa resposta de defesa do organismo faz parte da resposta inume inata, por isso não é uma resposta específica, mas ocorre sempre que há uma agressão tecidual ou uma infecção, tendo como objetivo acabar com a causa da agressão.
2- Qual a causa do processo inflamatório?
R= A causa do processo inflamatório se dá por conta de uma agressão no organismo (tecidual ou uma infecção), que pode vir de causas endógenas: que são as derivadas de degenerações ou necroses tissulares e as derivadas de alterações na resposta imunológica (por imunocomplexo ou autoimune) e por causas exógenas: que são causados por agentes físicos (calor, frio, eletricidade, etc), por agentes químicos (inorgânicos e orgânicos) e por agentes biológicos (vírus, bactérias, parasitas, etc).
3- Cite e defina os sinais de uma inflamação.
R= Os sinais de uma inflamação são chamados de sinais cardinais e são cinco: o primeiro sinal é o edema, que é causado por conta do aumento de líquido nos tecidos e de células na região ''agredida''; o segundo sinal é o calor, que vem da fase vascular, onde há um aumento do volume sanguíneo no local (hiperemia arterial) e, consequentemente, um aumento de temperatura no local; o terceiro sinal é o rubor, que é a vermelhidão causada pela hiperemia arterial; o quarto sinal é a dor, que é originada por mecanismos mais complexos onde incluem a compressão das fibras nervosas locais devido ao edema, a agressão direta às fibras nervosas e ação farmacológica sobre as terminações nervosas; o quinto sinal é a perda de função, que é decorrente do edema e da dor, que acabam dificultando as atividades no locais.
4- Qual a função dos neutrófilo e leucócitos no processo inflamatório?
R= Os neutrófilos possuem a função de fagocitar os microrganismos que são estranhos ao organismo e, os leucócitos possuem a função de defender o organismo contra os microrganismos estranhos e de limpeza do organismo, destruindo células mortas e restos de tecidos.
5- O que caracteriza a fase vascular e exsudativa do processo inflamatório?
R= A fase vascular é caracterizada pelo aumento da permeabilidade do vaso e na vasodilatação do mesmo; a fase exudativa é caracterizada pela formação de exudato celular e plasmático (migração de líquidos e células para o foco inflamatório), que é oriundo do aumento da permeabilidade do vaso.
6- Quais são os sinais cardinais da inflamação?
R= Edema, calor, rubor, dor e perda de função.
7- Esquematize as principais diferenças dos processos inflamatórios agudo e crônico.
R= A inflamação aguda é iniciada a partir de alguns segundos a alguns minutos após a lesão de tecidos e ocorre em três processos principais: o aumento do fluxo sanguíneo devido à dilatação dos vasos sanguíneos (arteríolas), que chegam aos tecidos; o aumento da permeabilidade dos capilares que permitem que as proteínas do sangue se movem nos espaços intersticiais (entre as células); e a migração de neutrófilos (e possivelmente alguns macrófagos) a partir de capilares e vénulas dentro dos espaços intersticiais. Já a inflamação crônica significa inflamação no longo prazo, na verdade, pode durar vários meses e até anos, podendo ser causada pela incapacidade de eliminar a causa de uma inflamação aguda; por uma resposta auto-imune, ou seja o sistema imunitário ataca os tecidos saudáveis confundidos com agentes patogênicos prejudiciais; e por uma substância que em contato com o corpo acaba causando irritação, só que o contato permanece.
8- O que é diapedese leucocitária e fagocitose?
R= Diapedese leucocitária é a passagem dos leucócitos para o tecido conjuntivo, por atravessamento dos vasos sanguíneos e esse processo geralmente ocorre quando uma área é danificada e o processo de inflamação é necessário; Fagocitose é onde os neutrófilos reconhecem e ingerem bactérias e vírus do local agredido, encaixam os mesmo dentro de vesículas onde vão morrer.
9- Quais as causas do edema nos processos inflamatórios?
R= Na inflamação, uma das primeiras alterações que acontece é a vasodilatação e esta vasodilatação é acompanhada de aumento do fluxo sanguíneo. Isto funciona como aumento muito importante na pressão hidrostática no lúmen destes vasos. O aumento desta pressão faz com que haja uma força que leva à saída do líquido do interior dos vasos para o interstício, e quando isto acontece, as proteínas e os constituintes intersticiais vão ficar de alguma forma diluídos, então há também uma diminuição da pressão osmótica, fazendo com que no ''território'' agora em que se deveria fazer a reabsorção do liquido saído na rede pré-capilar, por efeito da pressão hidrostática ainda maior do que o habitual e da pressão osmótica menor do que o habitual, essa reabsorção do líquido intersticial não é feita de uma forma eficaz. Resultando portanto na acumulação no espaço extravascular do líquido e esta acumulação do líquido no espaço extravascular chama-se edema.
10- O que é hiperemia e quais suas consequências?
R= Hiperemia é um aumento da quantidade de sangue em um órgão ou parte dele, causado por maior fluxo sanguíneo ou dificuldade de drenagem deste, e sua ocorrência mais comum é da inflamação. A hiperemia pode ser ativa ou passiva. No caso da ativa, ela pode ser fisiológica (durante exercícios ou quando um indivíduo enrubesce), ou pode ser patológica (inflamações agudas, agressões térmicas e traumatismo) e tem como consequência o aumento da vermelhidão na região afetada, por causa da dilatação arteriolar e arterial, envolvendo os mecanismos neurogênicos (rubor) simpáticos e a liberação de substâncias vasoativas; No caso da passiva pode ser devido à uma congestão causada por uma obstrução extrínseca ou intrínseca de uma veia, ou então, por redução do retorno venoso, e tem como consequência uma coloração azul-avermelhada intensificada nas regiões afetadas, conforme sangue venoso se acumula. Essa coloração aumenta quando há um aumento da concentração de hemoglobina não-oxigenada no sangue, causando então, a cianose.
11- Quais as principais categorias e mecanismo de ação dos medicamentos antiiflamatório?
R= Existem três classes principais de anti-inflamatórios, os AINES, os anti-inflamatórios esteroidais e os anti-inflamatórios específicos da COX-2. Os AINES (anti-inflamatórios não esteroidais) que são substâncias capazes de inibir as cicloxigenases (enzimas) que transformam o ácido araquidonico em prostaglandinas e tromboxanos que provocam a inflamação e os mesmos são classificados de acordo com a estrutura química (salicilatos, ácidos enólicos, derivados arilo-acéticos etc.); os anti-inflamatórios esteroidais ou glicocorticóide que são hormônios produzidos pelas glândulas supra renais, que atuam inibindo a enzima fosfolipase-2, inibindo assim toda a cascata da inflamação, por esse motivo, são utilizados em casos alérgicos. Pertencem a essa classe a dexametasona, predisona, predinisolona etc; existe também a classe coxibes que são anti-inflamatórios específicos da COX-2 (cicloxigenase - 2) e são muito eficientes e e possuem menos efeitos colaterais que o AINES e glicorticóides.
12- Como acontece o processo de cura expontânea das inflamações?
R= O processo de cura expontânea das inflamações somente se processa com a extinção da flogose, através da eliminação da causa da inflamação e com a absorção do exudado inflamatório e do tecido necrótico, adimitindo as modalidades de cura e cicatrização.
13- Como acontece o processamento e controle da febre durante o processo inflamatório?
R= A temperatura do nosso corpo é controlada por uma região do cérebro chamada hipotálamo, que funciona como uma espécie de termostato, o mesmo age de modo a evitar grandes variações na temperatura do corpo, aumentando a perda de calor quando está mais quente e aumentando a produção de calor quando está frio. Quando há uma inflamação causada por exemplo por microrganismos, são liberadas células de defesa para combateresses microrganismos e durante essa ''batalha'' entre os glóbulos brancos e os invasores, os glóbulos brancos acabam produzindo substâncias que levam à produção de prostaglandinas, mediadores inflamatórios que ajudam no combate às infecções. As prostaglandinas são as substâncias responsáveis pela presença de inflamação e dor, e que quando alcançam o hipotálamo, fazem com este aumente a temperatura corporal. O hipotálamo sob o efeito das prostaglandinas passa a induzir o nosso organismo a produzir calor e aumentar o seu setpoint. Em vez de 36,5ºC (temperatura normal), o corpo agora passa a considerar sua temperatura correta em algum ponto acima dos 38ºC. O controle da febre acontece quando as prostaglandinas são inibidas, com a diminuição da ação das prostaglandinas sobre o hipotálamo a temperatura corporal volta ao normal, esse controle pode ser feito através do uso de medicamentos anti-inflamatórios e anti-térmicos.

Continue navegando