Buscar

QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE UMA PARTIDA DE FUTEBOL E A GEOMETRIA ANALÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE UMA PARTIDA DE FUTEBOL E A GEOMETRIA ANALÍTICA?
Segundo o autor brasileiro  Luiz Paulo Moreira “qualquer objeto matemático, figura geométrica, forma, etc., que esteja no espaço pode ser representado geometricamente por um desenho ou algebricamente por uma fórmula matemática. Essa fórmula é o que materializa a geometria analítica e conecta a geometria à álgebra.”(Tema: Matemática).
Mas convenhamos que a geometria analítica esta presente em nossas vidas de diversas formas quando se trata de movimento, locomoção ou distancia de um determinado ponto a outro. E não é diferente com o futebol, que no qual é um exemplo bastante pratico e que faz parte da vida de boa parte da população direta ou indiretamente.
Um tópico bastante direto e que nos servirá de base sobre o tema é o pênalti. No campo de futebol, dentro da grande área, há uma marca a 11 metros do ponto médio da linha do gol, para que seja feita a cobrança de uma falta chamada "pênalti". O goleiro fica sobre essa linha, entre duas traves que são paralelas, com uma distância entre elas de 7,32 metros, e sob uma terceira trave, cuja borda fica a 2,44 metros do solo. (RODRIGUES NETO, 2010).
Bem, usando a geometria nesse caso, podemos obter o ângulo que a bola pode formar ao ser lançada em direção ao gol e/ou a distancia percorrida em outras direções através de fórmulas trigonométricas, que nos possibilita ter uma noção de como são feitos os estudos para analise dos lances feitos em campo. Isso só nos prova que quando vista na pratica e em algo tão simples a geometria analítica faz todo sentindo e que esta sim presente em quase tudo que fazemos.
REFERENCIAS
RODRIGUES NETO, Antonio. Futebol e matemática: A geometria do pênalti.: Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação.. 2010. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/matematica/futebol-e-matematica-a-geometria-do-penalti.htm>. Acesso em: 08 jun. 2010.
SILVA, Luiz Paulo Moreira. Matemática: Geometria analítica. 2016. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/geometria-analitica.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016. 
O primeiro exemplo que associa o futebol com a geometria é o campo no qual se realiza a partida, que é ilustrado como o plano geométrico onde os jogadores são os pontos que iram se deslocar

Outros materiais