Buscar

respostas ED fisiologia

Prévia do material em texto

O hormônio Aldosterona promove a secreção de K+ e consequentemente a reabsorção de Na+, na vasoconstrição e na reabsorção de sódio, o sódio volta para o sangue e junto dele leva água, que também é reabsorvida, há aumento do volume sanguíneo e consequentemente aumento da PA.
As lipoproteínas de alta densidade captam o colesterol em excesso no sangue e levam para o fígado, que elimina na bile. Por outro lado as lipoproteínas de baixa densidade quando estão em alta concentração causam uma interferência no processo de captação e o LDL começa a se depositar nas paredes dos vasos sanguíneos, elevando o risco de infarto.
Abertura de canais permeáveis ao K+ que acabam levando o Potencial de Membrana a valores mais negativos que o Potencial limiar = que dificulta a geração de um Potencial de Ação
Sua função é proteger o axônio e acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso. Se a bainha for lesada ou destruída os impulsos nervosos não serão transmitidos .
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação, no sistema endócrino as glândulas como a hipófise, tireoide, suprarrenais, pâncreas, ovários e testículos secretam os hormônios, que são transportados pelo sangue para todo o corpo, sob o comando do sistema nervoso.
São encarregados de sustentação e nutrição dos neurônios. Há dois tipos principais, chamados astrócitos protoplasmáticos e astrócitos fibrosos. Os astrócitos protoplasmáticos residem principalmente na substância cinzenta do sistema nervoso central enquanto que os astrócitos fibrosos estão presentes principalmente na substância branca.

Continue navegando