Buscar

ED fisiologia com as respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Sobre os mecanismos de controle neuroendócrino, assinale a alternativa correta.
B) Para que o hormônio possa interagir com a célula-alvo, ele precisa ser reconhecido por um receptor específico, estabelecendo então, a especificidade da ação hormonal.
As células alvo possuem proteínas chamadas de receptores hormonais, que podem estar nas membranas ou no interior das células. Esses receptores hormonais combinam-se a um tipo específico de hormônio, ou seja, cada tipo de hormônio se une apenas a células que tenham receptores complementares aos seus sendo que a estimulação hormonal ocorre somente se houver essa combinação correta.
2 - O controle do balanço hídrico envolve a interação entre os estímulos osmóticos e volêmicos. A Pressão osmótica é normalmente mantida dentro de uma estreita faixa que varia de 285 a 295 mOsm/kg. Algumas patologias que resultam de defeitos na síntese ou na secreção de ADH, como o Diabetes Insípido Central, fazem com que a pessoa produza:
C) muita urina, com baixa concentração de excreções.
Distúrbios na síntese, secreção ou ação do ADH podem resultar em síndromes poliúricas, em que ocorre excreção aumentada de urina hipotônica, resultante da ingestão excessiva de água, secreção ou ação inadequadas do ADH ou alterações nos canais de água da aquaporina-2 (AQP2). A hiponatremia pode ocorrer por depleção de sal, mecanismos dilucionais ou metabólicos, além de ser uma freqüente ocorrência após a cirurgia hipofisária
3 - O Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona é constituído pela Renina (enzima produzida no rim) que atua sobre o Angiotensinogênio (proteína produzida pelo fígado), permitindo a formação da angiotensina I. A enzima conversora da angiotensina (ECA) contida no pulmão atua sobre a angiotensina I no plasma convertendo-a em angiotensina II, a qual estimula a liberação de aldosterona, como representado na figura abaixo. Podemos afirmar que a estimulação/ativação do Sistema ReninaAngiotensina-Aldosterona 
C) promove o aumento da volemia por meio de retenção renal de Na+ (através da aldosterona). 
A aldosterona causa um aumento intenso da reabsorção de sódio pelos túbulos renais, elevando a quantidade de líquido extracelular e consequentemente aumentando a pressão arterial a longo prazo.
4 - O colesterol é um importante constituinte das membranas celulares, estando relacionado à síntese dos hormônios esteroides e sais biliares. No plasma, ele é encontrado ligado a corpúsculos lipoprotéicos e pode ser, resumidamente, de dois tipos básicos: LDL - (Low Density Lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade) HDL - (High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade) Considere a afirmativa: "Há uma relação direta entre as taxas de colesterol no sangue e a incidência de ateromas, tromboses e infartos". Marque a opção que apresenta conclusão correta acerca desta afirmativa.
B) Alta concentração de HDL e baixa LDL significam pequeno risco de infarto
Concentrações elevadas de HDL aparentemente protegem o indivíduo contra o infarto do miocárdio. Concentrações  baixas de HDL, inferiores a 40 mg/dl, aumentam o risco de doença cardiovascular. Concentrações elevadas de LDL podem lentamente se depositar nas camadas internas da parede arterial. Junto com outras substancias presentes no sangue formam a placa aterosclerótica, que é um depósito espesso e firme responsável pela obstrução das artérias. 
5 - Você está estudando um novo neurotransmissor que promove uma alteração de –70 para –85 mV no potencial de uma membrana póssinápca. Frente a este fato, é correto afirmar que
B) provavelmente K+ está saindo da célula
Pois a membrana está em potencial de repouso:
Potencial de Repouso – É a diferença de potencial que existe através da membrana das células excitáveis, no período entre dois potenciais de ação.
O potencial de repouso está na faixa de -70 a -80mV = o potencial de repouso está próximo do potencial de equilíbrio do K+ e do Cl- = a alta permeabilidade destes íons em repouso.
6 - A perda da bainha de mielina do axônio de um neurônio resulta em
D) prejuízo da condução do potencial de ação
 A perda da mielina provoca uma grande variedade de sintomas. Se a bainha de mielina que envolve a fibra nervosa for lesada ou destruída, os impulsos nervosos se tornam cada vez mais lentos ou não são transmitidos. O impulso então é transmitido ao longo de toda a extensão da fibra nervosa, o que toma um tempo maior do que se ele se propagasse de um nódulo para outro. A perda da bainha também pode provocar curtos-circuitos ou bloqueios da transmissão dos impulsos nervosos.
7 - Os sistemas que integram e regulam o funcionamento do organismo são o endócrino e o nervoso. Com relação a esse tópico, assinale a alternativa correta.
B) O sistema nervoso geralmente atua liberando neurotransmissores na fenda sinápca, enquanto o sistema endócrino libera substâncias na corrente sanguínea.
Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Em grande parte do tempo, Sistema Nervoso e Sistema Endócrino trabalham juntos. Enquanto as mensagens nervosas são de natureza eletroquímica, sendo as mais rápidas, as mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química, os Hormônios, que por sua vez são mais lentos do que as mensagens nervosas.
8 - Sobre a Fisiologia do Sistema Nervoso, assinale a alternativa correta:
C) Os astrócitos são células responsáveis pelo revestimento especial e impermeável dos capilares e vênulas cerebrais que cria uma barreira hematoencefálica impedindo o acesso de substâncias indesejáveis ao cérebro.
Os astrócitos são células da neuróglia , são as mais abundantes do sistema nervoso central e são as que possuem as maiores dimensões. Os protoplasmáticos predominam na substancia cinzenta do cérebro, e o fibroso predomina na substancia branca. Além de proteger, os astrócitos também nutre e leva o oxigênio até os capilares e vênulas.
9 - A excitabilidade nervosa é uma característica importante da célula nervosa. Um estímulo pode ou não ser capaz de alterar o potencial da membrana em repouso gerando um potencial de ação. De acordo com estas afirmações, leia atentamente os itens abaixo. I. A velocidade de condução do impulso é diretamente proporcional ao diâmetro das fibras. II. O potencial de ação possui modo de ação idêntico para o mesmo tipo celular, podendo ser propagado quando gerado em qualquer ponto da membrana. IV. Uma maneira de aumentar a velocidade da condução do impulso nervoso é isolar o axônio eletricamente a intervalos fixos. Os gliócitos encapam os axônios com mielina com exceção dos nodos de Ranvier. O PA iniciado no cone é conduzido de nodo a nodo, onde os canais de Na+ e de K+ voltagem dependentes estão presentes.
V. A intensidade de estímulo capaz de gerar o potencial de ação (PA) é denominada estímulo limiar. Se um estímulo limiar for aplicado a uma célula excitável, a célula responderá com um PA e nada impedirá que o fenômeno seja adulterado. É por isso que o PA é conhecido como um fenômeno tipo tudo ou nada.
É correto apenas o que se afirma em:
D) I, II, IV e V.
O potencial de ação pode ser originado em qualquer lugar da célula desde que atinja ao limiar de excitação. Embora a célula possa produzir potencial de ação de qualquer parte sua, apenas algumas regiões específicas são estimuladas o suficiente para produzir o PA. A excitação das fibras nervosas segue o princípio do tudo ou nada - se ocorreu a geração de potencial de ação, o impulso será transmitido por toda a fibra, não havendo interrupção. A condução elétrica é mais eficiente em fibras nervosas que possuem mielina. A velocidade de transmissão do impulso nervoso será mais rápida e eficiente quanto maior for o calibre da fibra nervosa.
10 - Com o uso de um compasso, é possível mapear a região da pele com maior e menor capacidade para discriminação entre dois pontos. O mapa sensorial abaixo indica que nas costas, a resolução espacial é bastante pequena (42 mm) ao contrário do dedo indicador e polegar (2,5 mm). Quanto maior a capacidadede resolução espacial maior é a densidade de receptores com campos receptores pequenos e maior a área cortical dedicada para o processamento da informação dessa região do corpo. A sensibilidade que nos permite qualificar precisamente as impressões mecânicas em relação ao local de estimulação é mediada pelo tato fino (ou epicrítico), em oposição ao tato grosseiro (ou protopático).
C) A capacidade de resolução espacial é máxima no dedo indicador
A somestesia é uma modalidade sensorial que permite às pessoas receberem informações sobre as partes de seus corpos. Ela é composta de submodalidades, sendo as principais o tato, a propriocepção a termossensibilidade e a dor. Estas modalidades de sensação estão divididas em dois sistemas, o sistema epicrítico e o sistema protopático.

Continue navegando