Buscar

ATPS ENGENHARIA DE SOFTWARE


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Rogério Douglas Prudêncio	 			RA: 1299146888
Campinas
2017
O que é crowdsourcing?
Crowdsourcing (em português, contribuição colaborativa ou colaboração coletiva), é uma palavra-valise em língua inglesa, composta de crowd (multidão) e outsourcing (terceirização).
Sua primeira pronuncia foi em 2006, quando Jeff Howe, então editor da revista Wired. O termo surgiu ali mas o movimento já existia a colaboração entre indivíduos não era novidade na internet. O que Jeff Howe fez , foi apenas ficar uma bandeira , frente está nova filosofia.
Um exemplo de básico crowdsourcing ao contrário. Vamos dizer que uma empresa automobilística lance um carro, junto com este carro lance um site para avaliações de seus usuários. Os usuários aproveitando a ferramenta, começam a enviar sugestões de melhorias para o veiculo junto com varias reclamações.
Seria está uma tentativa fracassada de negocio? Para um bom CEO seria! Agora para um excelente CEO e uma oportunidade de negocio maior do que poderia se imaginar. 
 Entenda a resolução da questão levantada por mim:
Ainda em 2006 a NetFlix, empresa americana que entrega vídeos pelo correio, criou a maior campanha crowdsourced vista até então: ofereceu $1.000.000 para a equipe que desenvolvesse um algoritmo de recomendação 10% mais ágil do que o criado pela empresa.
A campanha foi um sucesso. Tanto de repercussão para empresa, como de soluções inovadoras vindo dos quatro cantos do planeta. Tamanho foi o sucesso que logo após entregar o milhão, a empresa já lançou outro desafio, de mesmo valor.
Mas não precisamos de milhões de dólares para ter uma boa campanha crowdsourced. A Dell, fabricante de computadores, possui uma plataforma chamada Dell IdeaStorm. Através da participação da multidão, a empresa já conseguiu integrar 280 sugestões em sua linha de produtos. Inclusive, veio do IdeaStorm a “dica” de montar uma linha de computadores baratos rodando Linux.
Com esse dois exemplos abro sua mente para este formato de trabalho? 
Não?
Tudo bem, vamos ao nosso primeiro problema. Com um monte de feedback sobre o veiculo, nosso exelente CEO vai até seus projetista e define que o próximo modelo tem de manter o que tem de bom e melhore o que está sendo dito como ruim.
Crowdsourcing nada mais e que problema (s) trabalhado por muitas cabeças tendo como solução e a melhor de todas.
Pensamento sobre crowdsourcing.
	“Crowdsourcing é como procurar uma agulha num palheiro, com o feno te ajudando a olhar.” Rafael Zatti.
 
2 - O que é crowdfunding?
Crowdfunding  e uma ferramenta tipo vaquinha, ao partir do princípio de que pessoas colaboram e, juntas, realizam o que antes não poderiam fazer sozinhas.
- O que motivou o surgimento do crowdfunding?
Alguns problemas estruturais da sociedade motivaram o nascimento de novos mercados, principalmente dos que privilegiam a cooperação entre as pessoas. Começamos a perceber que não é mais preciso ter produtos, e sim buscar seus benefícios. 
As formas tradicionais de financiamento não davam conta de abarcar todos os tipos de projeto que precisavam de grana, seja porque o projeto poderia requerer poucos recursos – e o financiamento público não dá conta disso –, seja porque o empreendedor/artista quer mais independência do que uma forma tradicional de captação pode oferecer.
- Todos os sites funcionam da mesma forma?
	Há várias plataformas diferentes. No Brasil, destacam-se as de crowdfunding em geral e as de nicho. O primeiro tipo são sites mais amplos que aceitam projetos diversos (de cultura, de empreendedorismo, de jornalismo etc.)
Normalmente, tem-se uma curadoria para avaliar os projetos que podem entrar no site. Em seguida, são definidos o prazo de captação, a meta financeira e as recompensas (produtos e serviços oferecidos para quem apoiar o projeto, de acordo com o valor colaborado). Se o projeto atinge a meta no prazo estipulado, ele é considerado bem-sucedido, e o realizador recebe o dinheiro. Se não, o valor é devolvido para os apoiadores.
	Há uma dinâmica que os principais sites de crowdfunding seguem: a relação de pedidos e recompensas; o fato de ser tudo ou nada (se não arrecadar o valor mínimo pedido no tempo estipulado, o dinheiro volta pra mão das pessoas que contribuíram); e a possibilidade de ser tudo em tempo real, online. Porém, as plataformas se viabilizam cobrando de 5 a 15% de comissão dos projetos. Como diferencial, a Benfeitoria foi a primeira a não cobrar comissão, além de aceitar pedidos não financeiros.
2.3 - Existe cuidados a ser tomar na obtenção de financiamento coletivo?
E preciso ter cuidado para saber se há capacidade de entregar todas as recompensas e se, com o mínimo pedido, é possível mesmo realizar o projeto.
Outro cuidado básico é não realizar spam durante a campanha, o que prejudica mais do que beneficia.
E, por fim, não se pode achar que, pelo fato de o projeto estar numa plataforma, surgirão pessoas do nada para apoiá-lo. Captar via crowdfunding dá muito trabalho e exige disposição e atenção diária com a campanha para ela dar certo.
Referências Bibliotecas:
https://pt.slideshare.net/rafazatti/e-book-crowdsourcing-e-as-peas-de-uma-nova-forma-de-fazer-as-coisas
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-e-crowdfunding,8a733374edc2f410VgnVCM1000004c00210aRCRD