Buscar

DP NA ADOLESCÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROTEIRO DO SEMINÁRIO
TEMA: DOENÇA PERIODONTAL NA ADOLESCÊNCIA
 DISCIPLINA: ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA- 2º ANO 
23/10/2017
INTRODUÇÃO
Estudos epidemiológicos indicam que a gengivite é praticamente universal em adolescentes. A presença de placa bacteriana é o principal agente da patologia periodontal. Como reação à sua presença surge uma inflamação que se mantém superficial, com ligeiro avermelhar da gengiva à volta do colo do dente, mas que nos casos que não há tratamento, pode evoluir para periodontite, ou seja, originar perda óssea. Uma gengiva de aspecto edemaciado, hiperplásica, de contorno alterado, mais espessa e sensível ao toque, fornece-nos a suspeita de patologia periodontal. Também a presença de hemorragia ao toque, ou durante a escovagem, a presença de secreção purulenta entre os dentes e/ou na gengiva, mobilidade ou esfoliação.
A maioria dos adolescentes são afetados pela gengivite, uma patologia reversível, mas muitas vezes esta situação é ignorada, esquecendo-se os profissionais de saúde que a mesma pode evoluir para um estado irreversível que é a periodontite, com eventual perda de estruturas dentárias e possível agravamento de condições sistêmicas pré-existentes.
DIAGNÓSTICO
Periodonto saudável: cor rósea, superfície opaca, consistência firme e elástica com aspecto liso ou pontilhado (casca de laranja).
Gengivite: É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Pode-se observar vermelhidão e/ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Tal doença pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais não tenham sido afetados.
Periodontite: O osso de apoio e as fibras do ligamento periodontal que seguram os dentes no lugar estão irreversivelmente danificados. A gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa.
ETIOLOGIA
Placa bacteriana: principal fator;
Má higiene oral (leva ao acúmulo de placa);
Alterações genéticas que predispõe o indivíduo à DP;
Baixo nível socioeconômico;
Medicamentos (p. ex. anticancerígenos, antidepressivos ou qualquer um que tenha ação xerostomizante);
Uso de drogas (ecstasy e maconha principalmente);
Síndrome de Down, de Sjögren e Diabetes;
Cavidade oral que apresente - Dentes apinhados;
 - Dispositivos ortodônticos;
 - Piercing;
 - Restaurações mal adaptadas;
 - Respiração bucal.
PUBERDADE
É responsável por mudanças físicas e comportamentais que estão relacionadas com o aumento dos níveis dos hormônios sexuais, estes têm papel na progressão da doença periodontal. Sempre que houver alterações nos níveis de hormônios sexuais circulantes, os tecidos periodontais tornam-se susceptíveis a mudanças inflamatórias induzidas por placa dental.
Mulheres: Os contraceptivos orais induzem uma condição hormonal que simula o estado de gravidez por prevenir a ovulação pelo uso de hormônios gestacionais. Com o uso desta terapia hormonal, os tecidos gengivais podem ter uma resposta exagerada aos irritantes locais. A inflamação apresenta-se com edema moderado e eritema, até inflamação grave com hemorragia e hiperplasia gengival. Os hormônios exógenos podem aumentar o desenvolvimento da placa bacteriana anaeróbia. A inflamação gengival associada ao uso contínuo de contraceptivos orais pode tornar-se crônica.
Homens: Nos homens os hormônios sexuais esteroides estrógeno progesterona e a testosterona influenciam a patogênese da doença periodontal pois alteram tanto a resposta tecidual à placa bacteriana quanto a própria microbiota. 
A saúde e a estética bucal importante para autoimagem na adolescência
A aparência pessoal é uma preocupação para os adolescentes, os dentes são encarados como um recurso para ficar mais bonito, para a aceitação social. Através da boca temos: comunicação, sorriso, beijo/ sexualidade e integridade da beleza facial.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Hábitos de higiene oral corretos, utilizando escova dental de cerdas macias, fio ou fita dental e o uso de dentifrícios. Para os que usam aparelho ortodôntico, é importante o uso de passa fio para limpeza interproximal e escova unitufo para melhor limpeza ao redor do braquetes ortodônticos. Sendo também explicado a técnica de escovação correta, incluindo saber a angulação da escova na hora da escovação sendo em 45 graus com movimentos vibratórios.
A orientação de dieta alimentar é importante para conscientização de quais alimentos são favoráveis e desfavoráveis para a saúde bucal, colocando em foto o consumo de alimentos mais saudáveis e a higienização dos dentes após cada refeição.
Em caso de adolescente com presença de doença periodontal, quanto mais precoce diagnosticada menos prejuízos ao paciente, então em casa visita odontológica feita deve-se verificar sondagem de todos os sítios dos dentes. Sendo comprovada a doença, deve-se agir imediatamente: sendo ela diagnosticada no início o procedimento é de raspagem com curetas manuais subgengival e supragengival dos dentes, caso a doença já esteja em estágio avançado quando diagnosticada deve-se entrar com antibióticos e anti-inflamatórios específicos, em alguns casos cirurgias são necessárias e a manutenção com raspagens também é feita, sendo então necessário a visita ao dentista regularmente para controle da doença periodontal.
PESQUISAS 
Procurar por: 
FREIRE, M.C.M. et al. Hábitos de higiene bucal e fatores sociodemográficos em adolescentes. Rev. Bras. Epidemiol. 2007; 10(4): 606-14
ELIAS, M.S. et al. A importância da saúde bucal para adolescentes de diferentes estratos sociais do município de Ribeirão Preto. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 9, n. 1, p. 88-95, janeiro 2010.
Pinto LR, Bonan RF, Garcia PPNS. Conhecimento sobre Cárie e Doença Periodontal: Avaliação de Adolescentes Pertencentes à Rede Privada de Ensino. Rev Odontol UNESP. 2004; 33 (3): 137-42
CONCLUSÃO
Nessa fase, a DP surge nas formas mais leve ou moderada, raramente originando desconforto, estando a gengivite presente em mais de metade das crianças e jovens. Contudo, e porque este tipo de doença pode ter uma evolução para situação mais grave, é importante diagnosticar e tratar precocemente este tipo de patologia em pacientes jovens, sendo essencial o encaminhamento para um cirurgiã-dentista.
REFERÊNCIAS:
http://paediatric-dentistry.com/docs/Doencas_da_gengiva_e_periodonto_em_criancas_e_adolescentes.pdf
http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/gum-disease
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-74912002000200009&script=sci_abstract&tlng=pt
CARRANZA Jr., F.A.; NEWMAN M.G.; TAKEI H.H. Periodontia clínica , 9º ed., Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2004, p. 77-83.
Aulas de Psicologia aplicada à odontologia com o tema “ Adolescentes” ministrada pela Dra. Profa. Ana Lúcia Franco Micheloni.

Outros materiais