Buscar

3a. lista de exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��
��
�
MECÂNICA DOS FLUIDOS
3a Lista de PCM					FATEC PINDA BA
Em um projeto hidráulico estabeleceu-se que a velocidade média máxima será de 4,0 m/s. Sabe-se que os tubos existentes neste projeto apresentam diâmetro de 600 mm, obter a máxima vazão volumétrica?
Um tubo de diâmetro igual a 800 mm transporta um determinado fluido com velocidade de 3,5 m/s. Determine a vazão volumétrica em litros por segundo.
A vazão volumétrica de água no interior de uma tubulação é 37.110 L/min com velocidade média de 315 cm/s. Determine a seção transversal em cm2 e o diâmetro da tubulação.
Em um projeto industrial, estabeleceu-se a velocidade média de v(1,2 m/s com o objetivo de evitar a decomposição de partículas sólidas em suspensão no fluido em transporte. A vazão volumétrica fixada para o fluido é 0,06 m3/s. Calcule o diâmetro máximo da tubulação.
Uma dada tubulação apresenta a vazão volumétrica de 50,0 L/s e apresenta uma redução de área. Observa-se as seguintes velocidades médias 101,86 cm/s e 282,94 cm/s na tubulação. Calcule os respectivos diâmetros.
Em uma determinada linha hidráulica há um registro, a vazão medida após o mesmo é Q1. Abrindo ainda mais este registro observa-se que a vazão triplica. Mostre que a velocidade também triplica.
A velocidade média de um escoamento de água é 0,6 m/s para um tubo de diâmetro igual a 24 mm. Na extremidade deste tubo há um disco com 20 furos (aspersor), cada um com diâmetro de 2,0 mm. Considerando o escoamento ideal, calcule a velocidade média na saída em um dos furos.
Através de um tubo de raio igual a 0,3 m escoa água. O perfil da velocidade na seção transversal deste tubo é dado por V=1,8-20,0 r2, onde “r” é o raio do tubo. Calcule:
velocidade máxima, vazão volumétrica e vazão mássica. 
A vazão volumétrica na entrada (Q1) de um tubo linear de 10,0 m é 150 L/s. Ao longo desta tubulação há uma distribuição uniforme (sangria) de 3,0 L/s em cada metro linear. Admitindo escoamento ideal e permanente, calcule a vazão (Q2) no final da tubulação.
Uma estação de bombeamento fornece 904 m3/h de água. A velocidade medida na tubulação de sucção é 2,0 m/s. Calcule o diâmetro da tubulação.
Em uma instalação hidráulica com comprimento de 200,0 m, semelhante àquela enunciada no exercício no9, apresenta uma vazão volumétrica de 0,065 m3/s no final da tubulação. A cada metro linear desta tubulação há uma sangria com vazão volumétrica uniforme de 0,0015 m3/s. Calcule a vazão volumétrica na entrada desta tubulação.
Na figura abaixo há o escoamento forçado de dois fluidos água e óleo (d=0,80) com vazão volumétrica de 0,142 m3/s e 0,028m3/s respectivamente. Supondo que os dois fluidos são incompressíveis e formam uma mistura homogênea de 
glóbulos de óleo e água pergunta-se qual a velocidade média e densidade da mistura que sai pelo tubo “C” de 929 cm2 de seção transversal.
	
A
B
C
óleo
água
mistura
PBA.20/11/2017										Prof. Geraldo Cesar

Outros materiais