Buscar

av adm novos negocios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402551502)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimento e criação de empresas. Considerando o atual contexto brasileiro, identifique e explique, sucintamente, pelo menos dois fatores positivos e dois fatores negativos que influenciam na criação e no sucesso de empresas.
		
	
Resposta: Para o sucesso na criação das empresas, fatores positivos: é preciso ser inovadora, fazer algo que quase nenhuma ou nenhuma empresa faz; qualidade do serviço, o produto deve superar as expectativas do consumidor; fidelização de clientes, criar um vínculo para que eles voltem mis vezes; atendimento encantador. Fatores negativos: Economia do país em crise e alta concorrência no mercado.
	
Gabarito: Resposta desejada: a) fatores positivos: Contexto democrático, estabilidade política e legal, mercado nacional amplo, crescimento econômico e aumento da massa de rendas, ascensão econômica das classes C e D. b) Fatores negativos: Carga tributaria, burocracia, corrupção, segurança pública, infra-estrutura deficiente
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403141850)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ademir é supervisor de Controle de Qualidade da linha de produção na empresa que trabalha. A característica mais marcante do seu estilo de chefia diz respeito ao fato de ele ser muito centralizador. Sua mesa de trabalho está sempre cheia de pastas e processos, assim como as gavetas de sua mesa. Não é raro levar tarefas para fazer em sua residência, principalmente nos fins de semana. Seu superior, por várias vezes, observou que Ademir demora muito tempo para tomar decisões ou opinar sobre problemas muito simples com os quais a empresa se defronta. Os processos ficam parados em sua mesa até que ele tenha tempo para se inteirar do assunto e propor a decisão que julga ser correta. Por outro lado, não são poucas às vezes em que Ademir observa seus subordinados parados, sem tarefas para executar. Quando questionado porque não delegava tarefas para eles executarem, Ademir respondeu que eles não tinham competência para executá-las. Também não confiava nas habilidades de seus subordinados. Apesar de Ademir estar consciente das vantagens da delegação de autoridade, ele continuava centralizando o poder. Com base na situação exposta, responda: quais as barreiras de um processo de delegação de autoridade?
		
	
Resposta: Principais barreiras para delegação: Medo de outro fazer melhor e se tornar substituível, duvidar da capacidade do outro para realizar as tarefas e preferir centralizar porque tem medo de que façam errado
	
Gabarito: O aluno deve discorrer considerando os assuntos relacionados abaixo: - Barreiras à DELEGAÇÃO: medo de perder poder/ lugar; falta de tempo de treinar os subordinados; falta de subordinados capacitados e habilitados; Falta de habilidade de dirigir e coordenar; mania de perfeição (julga que faz qualquer tarefa melhor que os subordinados); ausência de controles, o que torna o chefe cauteloso quanto a delegação. - REGRAS PARA TORNAR A DELEGAÇÃO MAIS EFETIVA: Selecionar o subordinado adequado; Proporcionar um nível de autoridade compatível com as atividades exercidas pelo subordinado; explicar com precisão e clareza as atividades e resultados esperados; criar condições adequadas de motivação e participação; treinar e ajudar o subordinado em suas atividades; criar condições para forçar o subordinado a tomar decisões, dando-lhes, o apoio que se faz necessário; Promover incentivos e recompensar de alguma forma, um bom resultado apresentado pelo subordinado. REFERÊNCIAS: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos de criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403204075)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Todas as reportagens afirmam que a crise no Brasil não para de piorar. As previsões dos especialistas são pessimistas para o PIB de 2015 e com mais previsões de recessão em 2016. Assinale a alternativa que apresenta o cenário do macroambiente destacado nesta afirmação:
		
	
	Cenário social.
	
	Cenário cultural.
	
	Cenário ecológico.
	 
	Cenário econômico.
	
	Cenário sindical.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402538661)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Sr. Antonio Rocha, lavrador, proprietário de um pequeno sitio que produz hortaliças, tem problema de comercialização, pois está sujeito a intermediários que compram seus produtos e ele tem percebido que a maior parcela dos ganhos fica com esses intermediários. Como ele trabalha basicamente com seus colaboradores, que são mensalistas, registrados, ele vem buscando estruturar melhor seu negócio, caso não disponha de capital para a compra de caminhão e atue também na distribuição. No caso do Sr. Antonio Rocha, a melhor alternativa de estruturar o seu negócio é:
		
	
	Criar um escritório doméstico.
	 
	Formar uma cooperativa de produtores ou associar-se a uma já existente na região.
	
	Associar a uma franquia, caso exista.
	 
	Criar uma empresa tradicional.
	
	Formalizar como empresa familiar
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403213899)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na etapa de Estratégia do Negócio, analisar-se-à os ambientes internos e externos aos quais a empresa estará inserida, como pontos fracos identificaremos, dentre outras, as características:
		
	
	A concorrência possui melhor acesso aos canais de distribuição; A entrada de um novo competidor em sua área empresarial.
	
	Um novo produto ou serviço inovador; Qualidade dos processos e procedimentos.
	
	Possibilidade de alianças estratégicas; Ausência de conhecimento em marketing.
	 
	Reputação duvidosa; Produtos ou serviços semelhantes aos dos concorrentes.
	
	Uma vaga no Mercado causada pela ineficácia da competição; Um novo Mercado Internacional.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403213501)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para a Formação do Preço de Venda, as empresas precisam estar sintonizadas às estratégias utilizadas pelas concorrência, dentre as quais podemos destacar àquela que adota "Diferentes preços para diferentes compradores", como podemos citar o exemplo da companhia telefônica que apresenta valores diferenciados para final de semana. Esta estratégia é definida como:
		
	 
	Estratégias de Preços Distintos.
	 
	Estratégias de Precificação por Linha de Produtos.
	
	Estratégias de Preços por Concorrência.
	
	Estratégias de Preços Competitivos.
	
	Mark up.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403213901)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fazendo a composição do Planejamento financeiro, temos a Análise de Investimentos que abarca os métodos mais comuns utilizados para se analisar a viabilidade de um empreendimento. Dentre os métodos estudados, assinale a única alternativa que não corresponde ao tópico.
		
	 
	Paypal
	
	Taxa de tempo de Retorno
	
	Payback
	
	VPL - Valor presente líquido
	
	TIR - Taxa interna de retorno
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402732643)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Não existe uma maneira única de segmentar um mercado. Um profissional de Marketing deve experimentar diferentes variáveis de segmentação, isoladas e combinadas para encontrar a melhor maneira de visualizar a estrutura de mercado. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os critérios de segmentação:
		
	 
	Demográfica, Geográfica e Populacional.
	 
	Demográfica, Geográfica e Psicográfica.
	
	Psicológica, Geográfica e Psicográfica.
	
	Demográfica, Psicológica e Psicográfica.
	
	Demográfica, Geográfica e Psicológica.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402544628)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Competências são atributos que uma pessoa deve ter para desempenhar as responsabilidades ou funções do seu cargo. As competências são comportamentos ou ações observáveis, enquanto o que descreveas tarefas e as responsabilidades de um ocupante corresponde ao seu cargo. Nesse contexto, entre outros aspectos, corresponde à competência:
		
	
	Exerce autoridade formal na empresa.
	
	Desenvolve ações comunitárias nos finais de semana.
	 
	Saber identificar, organizar, planejar e alocar recursos.
	
	Concentra a execução das tarefas do seu setor.
	
	Trata todos da empresa com civilidade e bom humor.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402545544)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os custos podem ser: direto e fixo; direto e variável; indireto e fixo e indireto e variável. Considerando uma indústria com mensalistas que trabalham na produção e que recebem salário, este custo constitui:
		
	
	Variável quanto os assalariados recebem o salário e ainda a remuneração variável baseado no ganho em produtividade, no final do ano.
	
	Fixo e indireto.
	
	Variável e indireto.
	
	Variável e direto.
	 
	Fixo e direto.

Outros materiais