Buscar

Biossegurança Microbiologia

Prévia do material em texto

Biossegurança
 A biossegurança em laboratórios é um conjunto de práticas, equipamentos e instalações voltados para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de prestação de serviços, pesquisas, produção e ensino, visando à saúde dos homens, à preservação do ambiente e à qualidade dos resultados.	Os equipamentos de segurança são considerados como barreiras primárias de contenção e, juntamente com as boas práticas em laboratório, visam à proteção dos indivíduos e dos próprios laboratórios, sendo classificados como equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC). 
	A responsabilidade legal pela segurança em ambientes de trabalho cabe aos administradores designar uma pessoa ou Comissão de Biossegurança que vise implementar as normas preconizadas em Biossegurança a fim de prevenir riscos para funcionários, alunos, pacientes e meio ambiente, padronizar e normatizar procedimentos que regulamentem as normas de segurança, identificar e classificar áreas de risco. 
 Nunca é demais lembrar que segurança é sinônimo de boa técnica. Não há cabine de segurança biológica nem qualquer outro equipamento ou procedimento que por si só seja capaz de garantir a segurança, a não ser que os seus usuários apliquem técnicas seguras, baseadas na informação e na compreensão. A educação e a informação sobre os fatores decorrentes ou presentes no laboratório podem ter impacto sobre a saúde e segurança, são fundamentais para que a sua participação seja efetiva e resulte em mudanças de comportamento que possam evitar a exposição desnecessária ao risco.
Referência bibliográfica:
HIRATA & MANCINI FILHO, 2002; BRASIL, 2006; PENNA et al., 2010
http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/boas_praticas/modulo1/biosseguranca.htm

Continue navegando