A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
aula 8 reconvenção e citação

Pré-visualização | Página 1 de 1

RECONVENÇÃO
CONCEITO
Trata-se do exercício do direito de ação do réu dentro do processo em que primitivamente o autor originário tenha exercido o seu direito de ação.
 Na reconvenção o réu se afasta da posição passiva, própria da contestação, para assumir uma posição ativa, pleiteando um bem da vida em pedido dirigido contra o autor da ação originária.
É um contra ataque do réu.
 Com a reconvenção haverá uma ampliação objetiva ulterior do processo, que passará a contar com duas ações: a origináriae a reconvencional.
É uma faculdade processual do réu.
- Como a rconvenção é na verdade uma nova ação, faz-se necessário o preenchimento das condições da ação.
2.PRESSUPOSTOS DA RECONVENÇÃO
Tendo a reconvenção natureza jurídica de ação, além do preenchimento das condições da ação, também pressupostosprocessuais específicos devem ser preenchidos:
litispendência: para que exista reconvenção é indispensável que exista ademanda originária;
identidade procedimental: considerando-se que a ação originária e a açãoreconvencional seguirão juntas, sendo inclusive decididas por uma mesmasentença, o procedimento de ambas deve ser o mesmo;
competência: o juízo da ação originária deve ser absolutamente competente paraa ação reconvencional;
conexãocom a ação originária ou com os fundamentos de defesa.
Forma
A reconvenção deixa de ser alegada de forma autônoma noNovo Código de Processo Civil, passando, nos termos do art. 343,caput, a ser apresentada na própria contestação:
Art. 343.  Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.
- O enunciado 45 do FPPC, afirma que não é necessário fazê-la em capítulo próprio na contestação, e com o nomemjuris, mas que seja inequívoco o desejo de reconvir.
- a parte autora será intimada, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.
Autonomia quanto à ação principal
A desistência da ação ou a ocorrência de causa extintiva que impeça o exame de seu mérito não obsta ao prosseguimento do processo quanto à reconvenção.
OBS: lei 9099/05
CITAÇÃO
Conceito
O Novo CPC prevê que a citação é o ato pelo qual se convoca o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação jurídica processual.
Art. 238.  Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.
- Exceções:
- Indeferimento da petição inicial
- Improcedência liminar do pedido.
Art. 239.  Para a validade do processo é indispensável a citação do réu ou do executado, ressalvadas a hipóteses de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido.
O demandadoé integrado ao processo por meio da citação, sendo também, ao menos em regra, intimado para que,querendo, apresente sua defesa. São dois atos realizados concomitantemente.
- Comparecimento espontâneo
O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.
Efeitos da citação
Completar a estrutura tríplice da relação jurídica processual autor-juiz-réu.
Induzir litispendência
Tornar a coisa litigiosa
Constituir o devedor em mora
Obs: esses efeitos ocorrem mesmo quando ordenada por juízo incompetente
Art. 240.  A citação válida, ainda quando ordenada por juízo incompetente, induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor...
- Interrupção da prescrição
- Art. 202 do CC:
Art. 202. A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-á:
I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual;
CPC, Art. 240, § 1o A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.
§ 2o Incumbe ao autor adotar, no prazo de 10 (dez) dias, as providências necessárias para viabilizar a citação, sob pena de não se aplicar o disposto no § 1o.