Buscar

Antimicrobianos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antimicrobianos
Antibióticos: substância produzida por um micro-organismo que tem a capacidade de inibir outros micro-organismos.
Quimioterápicos: subtâncias produzidas artificialmente que inibem micro-organismos.
Espectro restrito de atividade microbiana: drogas que apresentam eficácia para determinados grupos bacterianos.
Antibiótico de Amplo Espectro: antibióticos que afetam amplamente vários tipos de bactérias. 
Ação das Drogas Antimicrobianas: as drogas antimicrobianas podem ser bactericidas, matando os micro-organismos diretamente, ou bacteriostáticas, impedindo o crescimento dos mesmos. Essas drogas podem funcionar de cinco modos: inibindo a síntese da parede celular, inibindo a síntese de proteínas, inibindo a síntese de ácidos nucleicos; danificando a membrana plasmática; inibindo a síntese de metabólitos essenciais. 
Impedindo a Síntese de Parede Celular: a penicilina e alguns outros antibióticos previnem a síntese de peptideoglicanos intactos; consequentemente, a parede celular fica enfraquecida, e a célula sofre lise. Uma vez que estas drogas agem sobre o processo de síntese, somente células que estejam crescendo ativamente são afetadas. (Beta-Lactâmios, Vancomicina, Bacitracina, Isoniazida, Etambutol, Ciclosserina, Etionamida)
Inibição da Síntese Proteica: o cloranfenicol, a eritromicina, a estreptomicina e as teraciclinas são drogas que interferem na síntese de proteínas, atacando ribossomos 70S, 50S e 30S. O cloranfenicol se liga à porção 50S e inibe a formação da ligação peptídica. As tetraciclinas interferem com o acoplamento entre tRNA e o comprexo mRNA-ribossomo. A estreptomicina muda a conformação da porção 30S, fazendo com que o código contido no mRNA seja lido incorretamente. (Cloranfenicol; Macrolídeos; Clindamicina; Aminoglicosídeos; Tetraciclinas)
Dano à Membrana Plasmática: antibióticos compostos por polipeptídeos induzem mudanças na permeabilidade da membrana plasmática, o que resulta na perda de metabólitos importantes para a célula microbiana, e também bloqueiam a síntese de ácidos graxos. 
Inibição da Síntese de Ácidos Nucleicos: Rifampina, Rifabutina, Quinolonas, Metronidazol.
Inibição da Síntese de Metabólitos Essenciais: a sulfanilamida é um antimetabólito que inibe competitivamente o ácido paraminobenzoico (PABA), o qual, em muitos micro-organismos, é o substrato de uma reação enzimática que leva à produção de ácido fólico, uma vitamina que funciona como coenzima para a síntese de bases purínicas e pirimidínicas de ácidos nucleicos e muitos aminoácidos. (Sulfonamidas, Dapsona, Trimetoprim, Ácido para-aminossalicílico)
Beta Lactâmicos: apresenta um anel beta-lactâmico que impede a ligação cruzada entre peptideoglicanos, o que interfere nos estágios finais da construção das paredes celulares.

Outros materiais