Buscar

EVOLUÇÃO DOS INDICADORES

Prévia do material em texto

Evolução dos Indicadores
 Componente: PPOP
 Lydiane Cavalcanti Leal
Com a recente transição em nível mundial de uma administração pública de tipo
burocrática, centrada em meios e procedimentos para uma administração gerencial
voltada para os resultados junto aos cidadãos, não pode prescindir do
desenvolvimento de instrumentos voltados para conhecer e gerir as mudanças
necessárias de forma efetiva, eficaz e eficiente.
Nesse sentido, vêm ganhando importância o desenvolvimento de
metodologias de planejamento, gerenciamento e avaliação, dotadas de meios para
se aferir o desempenho e os resultados obtidos pela ação de Governo.
Para tanto, o uso de indicadores se faz necessário nas diversas etapas dos
ciclos de planejamento e gestão, de maneira a melhor caracterizar e dimensionar
as situações problemáticas e demandas sociais, tanto para a construção de um
plano constituído de programas efetivos para alcance de seus objetivos, quanto
para permitir o monitoramento e avaliação periódica dos resultados obtidos pelas
intervenções.
Indicadores podem ser compreendidos como instrumentos que permitem identificar e medir aspectos relacionados a um determinado conceito, fenômeno, problema ou resultado de uma intervenção na realidade. A principal finalidade de um indicador é traduzir de forma mensurável determinado aspecto de uma realidade dada (situação social) ou construída (ação de governo), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação. Os indicadores, portanto, são medidas, ou seja, uma atribuição de números a objetos, acontecimentos e situações de acordo com certas regras (Ruas, 2005).
O Governo federal ao estabelecer que, a partir do PPA 2000-2003 toda a ação destinada a proporcionar bem ou serviço para atendimento a demandas da sociedade fosse estruturada em Programas, condicionou que os mesmos fossem constituídos de indicadores destinados a quantificar a situação que se pretendia modificar.[1: Plano Plurianual: É uma lei orçamentária que define as ações de governo para um período igual ao do andato presidencial (atualmente de quatro anos) e evidencia, em quadros demonstrativos, quais serão os programas de trabalho a serem implementados pelos gestores públicos durante esse período.]
O modelo de Planejamento Federal tem na construção e utilização de indicadores um de seus aspectos constitutivos fundamentais, na medida em que busca integrar por meio dos programas do PPA o planejamento, o orçamento e o gerenciamento de maneira a orientar as decisões dos agentes públicos para o alcance dos objetivos da ação governamental.
Construção de Indicadores no PPA: Cada programa finalístico ou de serviços ao Estado deve haver um ou mais indicadores. Os programas de apoio administrativo e gestão de políticas públicas não possuem indicadores, por não serem constituídos de ações finalísticas. 
Exemplo: Objetivo: "Reduzir o analfabetismo no País" 
 Indicador: "Taxa de analfabetismo" 
Indicadores encontrados no PPA 2016 -20019
PROGRAMA: 2077 - Agropecuária Sustentável
Indicador: Área Implantada com Infraestrutura de Irrigação em PPIs selecionados
PROGRAMA: 2017 - Aviação Civil 
Indicador: Movimentação de aeronaves na aviação regular e não-regular.
Tanto para a pesquisa social quanto para o desenho e implantação de políticas públicas, planos e programas, os indicadores surgem como uma mediação entre a teoria e as evidências da realidade, gerando instrumentos capazes de identificar e medir algum tipo de fenômeno social, estabelecido a partir da reflexão teórica (Cardoso, 1998). Nesse sentido ao que tange os indicadores há um desafio permanente. Não apenas na criação de indicadores adequados para a mensuração da efetividade de cada programa do plano, mas também no sentido de obter sua apuração efetiva. 
REFERENCIAS
CARDOSO, Adauto Lúcio. Indicadores Sociais e Políticas Públicas: algumas notas críticas. Proposta, Nº 77, Junho-Agosto de 1998.
________________, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos.Uso e Construção de Indicadores no PPA. Brasília, 2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS. Plano Plurianual 2016-2019. Disponível em: < http://www.planejamento.gov.br/assuntos/planeja/plano-plurianual> Acesso em: 29 de outubro de 2017.

Continue navegando