Buscar

Logística com foco na distribuição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Logística
Carlise Reis, Júlia Heck Deters, Katia Wirth e Márcio Mazzardo
1
Definição de Logística Empresarial
Segundo Nunes (2001, p. 56):
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar os fluxos de produtos ou serviços, de informações e financeiro, desde a obtenção das matérias-primas, passando pela fabricação e satisfazendo os clientes em suas necessidades de tipo, tempo e lugar, através da distribuição adequada, com custos, recursos e tempos mínimos.
2
A Importância da Logística na Economia e sua Relação com o Custo Brasil
Um bom processo logístico sempre foi um dos pilares que levam ao sucesso de uma empresa. Hoje, para enfrentar os desafios do novo cenário econômico brasileiro, cada detalhe deste processo passa a ter um papel importantíssimo nas estratégias de redução de custos.
3
Comparação estre os setores de produção dos Estados Unidos e China com o setor de produção brasileiro:
4
Modal Rodoviário
2014
6
Na avaliação da CNT, seriam necessários investimentos de R$ 293,8 bilhões para melhorar a condição de rodovias importantes do país, sendo R$ 137,1 bilhões apenas em duplicações. O estado do pavimento é responsável pelo aumento médio de 26% no custo do transporte no país, sendo 20,8% no Sudeste e 37,6% no Norte. Pior infraestrutura logística, maior custo.
8
Modal Ferroviário
2009
A malha ferroviária brasileira tem sua concentração na região sudeste, especialmente no estado de São Paulo, por motivos históricos. Além disso, os trens são antigos e de baixa velocidade e o estado de conservação dos trilhos é ruim.
Em 1996, a malha ferroviária brasileira foi completamente privatizada. Estas privatizações trouxeram alguns investimentos importantes, mas a ineficiência do modal ferroviário brasileiro ainda é muito grande.
Modal Aquaviário
TRANSPORTE MARÍTIMO
Os problemas que este modal sofre são análogos aos apresentados nos outros meios de transporte: os portos apresentam defasagem tecnológica e sofrem com a burocracia, com a lentidão e com as altas tarifas.
Para suprir sua necessidade, o Brasil freta navios de empresas estrangeiras, o que encarece o valor do produto. Ainda com o frete de embarcações estrangeiras, é comum a espera, que pode demorar até 20 dias, por parte dos exportadores nos portos brasileiros para enviarem seus produtos para o exterior.
Transporte
fluvial
Modal Aéreo
Apesar de apresentar uma série de vantagens, como a rapidez e a pouca limitação por barreiras físicas, o transporte aéreo, quando pensado para a movimentação de cargas, ainda é demasiadamente caro. O preço do combustível, aliado ao pouco volume de mercadorias que podem ser transportados por viagem, encarecem o valor do frete e impossibilitam sua utilização para a maioria dos produtos. As exceções são produtos de alto valor agregado, como eletrônicos, que são capazes de serem competitivos ainda com o encarecimento gerado pelo frete.
A relação entre políticas de transporte e estoque podem impactar negativamente nos custos dos processos logísticos. Sistemas de estocagem mal projetados também contribuem para o aumento de valor nos custos. Uma gestão baseada no tempo que visa reduzir os estoques a partir de uma proposta integrada de logística exige na função transporte a rapidez e consistência necessárias para atender os tamanhos de lote e prazos de entrega. Para que isto ocorra de forma correta, os armazéns devem estar equipados com estruturas adequadas.
Estocagem
15
Quando o assunto é competitividade, o Custo Brasil traz dois fatores críticos: a carga de impostos e a logística. Ambos são responsáveis por 70% desses números que compõem o maior desafio econômico para a estabilidade das relações comerciais, internas e externas, tão vitais para o desenvolvimento do país.
Quase 80% dos brasileiros que recebem até três salários mínimos por mês contribuem com 53% da arrecadação total no Brasil. Ainda segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), isso se dá porque o sistema tributário brasileiro é focado no consumo e não na renda, no lucro e no patrimônio.
Custo Brasil
16
Referências
COSTA, Marcos Aurélio da. A relação da logística com o custo Brasil. 2014. Disponível em: <http://www.logisticadescomplicada.com/relacao-da-logistica-com-o-custo-brasil>. Acesso em: 30 jul 2017.
MOREIRA, Leonardo. A importância da logística na economia brasileiro. 2015. Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/importância-da-logística-na-economia-brasileiro-leonardo-moreira>. Acesso em: 30 jul 2017.
GEOGRAFIA OPINATIVA. Os modais de transportes no Brasil. 2017. Disponível em: <http://www.geografiaopinativa.com.br/2017/01/os-modais-de-transportes-no-brasi.html>. Acesso em: 04 ago 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando