Buscar

Questôes de Instituições de Direto I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

QUESTÕES DE INSTITUIÇÕES DE DIREITO
A Constituição Federal prescreve inúmeros direitos e garantias fundamentais em seu art.5º. Tratam-se daqueles direitos inalcançáveis por lei inferior. Nos últimos 50 anos, o povo brasileiro enfrentou uma série de restrições de liberdade... Em relação ao acima a aludido, de acordo com tais garantias salvaguardadas pela Constituição: 
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade
A Constituição Federal Brasileira adotou a separação dos poderes. São poderes do estado brasileiro: Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário.
Ao afirmar que uma norma constitucional é uma clausula pétrea, estamos afirmando que: Ela é imutável e só pode ser alterada se outra constituição for criada.
As Modalidades Licitatórias são: Concorrência, Tomada de preços, Convites, Concursos, Leilão e Pregão.
A Subdivisão da Classificação dos direitos e garantias fundamental é: 1. Os direitos Individuais. 2. Os Direitos Sociais. 3. Nacionalidade 4. Direitos Políticos e 5. Partidos Políticos.
De acordo com o previsto no art. 60, parágrafo 4° da CF/88: Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I – A forma federativa de Estado; II – O voto direto, secreto, universal e periódico; III – A separação dos poderes; IV – Os direitos e garantias individuais.
João carregador de feira livre. Trabalha diariamente para a mesma barraquinha. Recebe salário, tem horário a cumprir e recebe ordens de Pedro, o vendedor de frutas. Um dia Pedro, sem qualquer justificatica, dispensa João dos seus serviços, alegando que nada deveria pagar, uma vez que se trata de relação trabalhista, mas uma simples prestação de serviços e que, por este motivo, nunca o registrou. Alternativa correta: A) De acordo com a CLT, João era empregado e,portanto, possui direito ao registro em carteira, bem como todos os direitos trabalhistas.
Matéria Veiculada no jornal folha de São Paulo, em 20/02/11, sobre corrupção, menciona: crime organizado só existe com a participação da política. Essa é a avaliação do sociólogo Claudio Beato, diretor do Crisp (Centro de estudo em criminalidade e segurança pública) da UFMG. : - Para ele a corrupção no Rio de Janeiro tem “ raízes históricas” e é “bobagem” crerem policiais “anjinhos” enquanto a sociedade brasileira convive com escândalos de corrupção. Beato diz que o Estado precisa de Ações mais rígidas contra o desvio policial, como foi feito nos Estados Unidos, e defende corregedorias independentes. Acerca dos poderes e deveres do administrador público,é incorreto afirmar que tem: D) O principio da legalidade não atinge a administração pública, pois pode a administração alterar os métodos dispostos em lei para o seu trabalho caso cada órgão encontre a maneira eficiente de realizar sua função.
No inicio de 2010, a Toyota convocou milhões de consumidores para solucionar um defeito no acelerador de alguns modelos de carro por ela fabricados. Não é o primeiro recall que a empresa precisa realizar como forma de se redimir perante sua clientela e evitar maiores prejuízos aos mesmos e até a sua reputação. No que tange à responsabilidade do fabricante, construtor, produtor ou importador por vícios do produto, e observando os preceitos do Código de defesa do consumidor, é correto: E) Caso o produto colocado no mercado apresente defeito de fabricação, serão responsabilizados independentemente de serem fabricantes ou não do produto.
Diferencie o poder constituinte originário de poder constituinte derivado, explicando as limitações impostas pelo primeiro ao ultimo.
Originário: Inicial, pois não se funda noutro, nele se fundam os demais poderes ilimitados, porque não sofre limitações, se sujeita ao direito natural, incondicionado por não ter forma prefixada.
Derivado: É derivado porque provem de outro poder, subordinado porque é limitado ao poder originário, condicionado pois só pode agir nas condições fixadas pelas normas constitucionais.
Limitações Formais: o órgão de poder de reforma ( o Congresso Nacional ), a Iniciativa reservada da proposta de emenda ( CF,art 60,I,II,III), o processo especial de elaboração (CF, art 6,§§ 2º,3º e 5º)