Buscar

Questões de Instituições de Direto III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Instituições de Direto III
Na publicidade, o sexismo é quase sempre assunto para debate. Geralmente é a exposição sexista de mulheres em propagandas que causa polemica. É mais difícil também encontrar discussões quanto a exploração apelativa de homens em anúncios. Onde dificilmente faltam mulheres com belos corpos expostos são nas propagandas de cervejas ou outras bebidas alcoólicas. Acerca do tema, vale ressaltar que, sempre independente do produto ofertado, esse deve ser condizente com a propaganda. Veda o Código do Consumidor praticas que simulem verdades na publicidade que não sejam condizentes com o produto oferecido. Neste pensamento, conforme CDC são consideradas praticas abusiva: A) Condicionar o fornecedor de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como sem justa causa a limites quantitativos. B) Recusar atendimento as demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque e ainda, de conformidade com os usos e costumes. C) Enviar ou entregar ao consumidor sem solicitação previa, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço. D) Prevalecer-se da fraqueza ou ignorança do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos e serviços.
Poder Constituinte significa o poder de criar ou modificar uma constituição. Chama-se poder constituinte originário aquele que tem competência para criar uma constituição e derivado, o de modificar ( emendar ) parcialmente a constituição. O poder constituinte originário, no dizer de Kelsen Apud Bastos (1990,p.26) “Se apóia na norma básica fundamental, que não é uma norma legal positiva (posta), mas uma norma pressuposta”. Segundo a doutrina nacional, a nossa Constituição Federal é tida como rígida em razão de: e) Ser modificada somente se observados os requisitos de maior solenidade como o quorum de maioria absoluta para a votação de emenda e a necessidade de votação nas duas câmaras. 
A Constituição Brasileira adotou o sistema constituinte rígido. A intenção do Legislador foi em salvaguardar certos direitos e garantias individuais e coletivas que foram continuamente violadas durante os anos anteriores a ela. Neste regime constitucional o processo para emendar a Constituição torna-se árduo, sendo necessária aprovação de vários órgãos legislativos para tal. Ainda por cima, há certos conjuntos de normas na Constituição Federal, considerado como pilares de nossa sociedade, que o constituinte impossibilitou que fossem alterados ou revogados de qualquer forma e a qualquer tempo. São as chamadas clausulas pétreas. I) O Principio da legalidade não pode ser modificado por emenda constitucional. III) A forma federativa de Estado é clausula pétrea em nosso ordenamento.
No site da Folha (<http1.folha.uol.com.br/poder/820054-resultado-de-licitacao-dometro-de-são-paulo-já-era-conhecido-seis-meses-antes.shtml>) foi vinculada a seguinte informação: A folha soube seis meses antes da divulgação do resultado quem seriam os vencedores da licitação para concorrência dos lotes de 3 a 8 da linha 5 (lilás) do metrô. O resultado só foi divulgado na ultima quinta-feira, mas o jornal já havia registrado o nome dos ganhadores em vídeo e em cartório nos dias 20 e 23 de abril deste ano, respectivamente, Acerca do tema são os requisitos de validade de um ato administrativo: A) Competência, motivação, finalidade, forma e objeto.
O constituinte brasileiro, ao promulgar a Constituição Federal de 1988, recepcionou e criou remédios para que o sistema legal se resguardasse de possíveis abusos legais à Constituição. Entre estes remédios podem-se destacar as chamadas ações constitucionais como: Mandato de Segurança, habeas data, habeas corpus, mandato de injunção e ação popular. Estas ações têm identidade com o respeito as individualidades do ser humano, aos direitos sociais consagrados internacionalmente e ao Estado Democrático de Direto. A) Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. B) Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito liquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade publica ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder publico. C) Conceder-se-á mandato de injunção sempre que a falta de norma reguladora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais, e das prerrogativas à nacionalidade à soberania e a cidadania D)Qualquer cidadão é parte legitima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio publico ou de entidade de que o estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas jurídicas e do ônus da sucumbência. 
Atualmente as organizações estão procurando reduzir seus custos para melhorar a competitividade. Pretendendo reduzir as despesas futuras, uma empresa chamou seus empregados e informou que vai reduzir os salários. A empresa querendo maximizar seus ganhos deixou de recolher alguns direitos trabalhistas. Sobre esta conduta, é possível afirmar que: A) A Constituição Federal veda a redução de salários. B) Vigora no Direito do trabalho o principio da  irrenundabilidade. C) O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização. D) A atitude do empregador autoriza a rescisão por justa causa pelo empregado, pois não esta cumprindo às obrigações do contrato de trabalho. 
São defeitos do negocio Jurídico: Erro, Dolo, Coação e Simulação ( exceto: Doação )
São princípios que amparam a atuação da Administração pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade
Agência Reguladora: Agencia Nacional de Energia Elétrica, Agencia Nacional de saúde suplementar, Agencia Nacional de transporte terrestre, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. ( exceto: Comissão de valores imobiliários ).
São do Ramo do Direito Privado: Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Autoral, Direito Agrário ( Exceto Direito Constitucional ).

Continue navegando