Buscar

apol 2 DM e DTM

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Para Marx e Engels, ideologia é um “Conjunto de idéias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade”. Para isso, o método marxista procura desvendar os conflitos e contradições de classe que permeias as diferentes visões de mundo. Nesse contexto, é correto afirmar:
	
	A
	A partir da ideologia são produzidos imaginários e lógicas de identificação cuja função é desvendar  a contradição de classes.
	
	B
	Para Lênin, a ideologia é um produto da dominação da classe burguesa.
	
	C
	A ideologia é um tipo de consciência social que não é experimentada no modo de produção capitalista.
	
	D
	A principal função da ideologia é ocultar a contradição de classes.
	
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, analise as assertivas abaixo e julgue a única alternativa INCORRETA:
I - Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o continente americano passa por uma nova organização nas relações entre os países. Neste período, os Estados Unidos reforçam iniciativas de alianças e apoio aos países latino-americanos. Tais relações continham os interesses norte-americanos de avanço do capital e de fortalecimento de sua economia, e mostravam-se como suporte para o desenvolvimento dos demais países;
II - atenção aos países subdesenvolvidos. As nações empobrecidas eram vistas como passíveis de maior adesão às teorias comunistas o que exigia um investimento em ações e decisões capazes de compreendê-las como parceiras no programa de expansão do capital;
III - Serviço Social é convocado a participar desta dinâmica, à medida que são implementadas ações do chamado “Desenvolvimento de Comunidade”, marcadas por estratégias de intervenção intersetorial em territórios pré-definidos, com a motivação de fortalecer iniciativas e potencialidades locais e resolver, local e comunitariamente, problemas que afetem a população daquele espaço;
IV - Percebe-se neste período uma mudança no perfil do assistente social que vai deixando suas características de agente de apostolado católico e assume características de um agente de transformação comunitária, Transformação esta com visão progressistas, trabalhando a autonomia do cidadão e não apenas aos padrões da sociedade.
	
	A
	Apenas a I está incorreta;
	
	B
	Apenas a II está incorreta;
	
	C
	Apenas a III está incorreta;
	
	D
	Apenas a IV está incorreta.
	Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, analise as assertivas abaixo:
I - Utilizada abordagem individual como instrumento de identificação de situações-sociais problemas comuns à população, para planejamento posterior de atividades grupais e programas específicos.
II - Utiliza-se da abordagem grupal nas situações sociais problemas identificados em um número significativo de clientes. Participa e organiza grupos para a participação no processo social.
III - Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes.
(   ) Serviço Social de Grupo
(   ) Serviço Social de Caso
(   ) Serviço Social de Comunidade
Assinale a única alternativa correta:
	
	A
	II - III - I.
	
	B
	III - II - I.
	
	C
	II - I - III
	
	D
	I - II - III.
	
	
	
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
A relação entre a classe detentora dos meios de produção (burguesia) e a vendedora da força de trabalho (proletariado), em um primeiro momento, é estritamente econômica. Assinale a alternativa que descreve o fator que consolida essa troca.
	
	A
	Salário
	
	B
	Lei de oferta e procura
	
	C
	Exploração
	
	D
	Estado
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Para Marx, a sociedade burguesa é composta pela infraestrutura, que é a esteira onde estão organizadas as relações sociais de produção em uma dada etapa de desenvolvimento das forças produtivas, dentro de uma forma de propriedade estabelecida; e por uma superestrutura, que reflete através da política, das leis e da cultura, a organização da infraestrurtura (que é a base real da sociedade). 
De acordo com o conhecimento adquirido, assinale V para as alternativas verdadeiras, e F para as alternativas falsas:
(   ) O desenvolvimento das forças produtivas cria soluções para o antagonismo existente na produção social da vida.
(  ) A teoria marxiana entende a sociedade como uma totalidade, ou seja, como um sistema dinâmico e contraditório que se integra e se explica estruturalmente.
( ) A superestrutura de uma sociedade é composta pela cultura, pelas instituições, estruturas de poder político, papel social definido, rituais e pelo Estado.
(   ) Portanto, assim como a base influencia a superestrutura, a superestrutura também influencia infraestrutura.
Agora, marque a seqüência correta:
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, V, V, F.
	
	C
	V, F, V, F.
	
	D
	V, V, F, F.

Continue navegando