Buscar

Marketing Aplicado a Logística

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Marketing Aplicado a Logística
N1° 
Philip Kotler é uma das maiores autoridades mundiais em marketing, faz palestras em todas as partes do mundo e estão inseridas em seu currículo consultorias a inúmeras empresas. Em 2008, foi listado como a 6° pessoa mais influente no mundo dos negócios pelo Wall Street Journal, publicado em Nova Iorque, sendo autor de diversos livros e artigos sobre o tema, bem como o recebimento de prêmios por sua atuação prática e como professor de marketing. Em 2008, Kotler realizou uma palestra no Fórum de Marketing na cidade de Curitiba – Paraná, intitulada As Novas Tendências do Marketing, com dois questionamentos básicos.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta com relação aos dois questionamentos feitos por Kotler no Fórum realizado em Curitiba.
 I) Suas empresas conseguirão defender o mercado que detém diante da invasão cada vez maior de marcas globais estrangeiras? 
 II) Suas empresas investem parte do faturamento em campanhas de marketing?
 III) Suas empresas avaliam o retorno das campanhas de marketing?
 IV) Suas empresas conseguirão desenvolver fortes marcas regionais ou mundiais? 
 V) Suas empresas estabelecem estratégias de marketing conforme os seus concorrentes?
Assinale a alternativa correta:
C=Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
N2º
Um aspecto extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer empresa é a forma como ela se relaciona com seus clientes, e principalmente como ela atende suas necessidades e expectativas. Identificar e trabalhar sobre essas necessidades e expectativas está entre os maiores desafios das empresas, pois não podemos deixar de considerar que vivemos uma época de globalização e competição intensa, não só entre as empresas, mas também entre países e pessoas. Pensando nesse sentido, é grande o número de empresas que reportam ao uso das estratégias de marketing para atingirem seus objetivos, porém é válido ressaltar que muitas empresas ainda vinculam o marketing de uma maneira errada, ou seja, faz uso de algumas ferramentas para processos errados, o que consequentemente não traz o objetivo esperado.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, analise as afirmativas abaixo, e assinale a sequência correta com relação a definição do que é marketing.
 I) Marketing é a aplicação e junção das áreas de vendas e propagandas, visto que é comum as empresas utilizarem o marketing para aumentar suas vendas.
 II) Marketing é o sistema total de todas as atividades de negócios desenvolvidos para planejar, precificar, promover e distribuir produtos que satisfaçam os clientes. 
 III) Marketing é uma disciplina estática, ou seja, não sofre alterações ao longo do processo e não apresenta constante evolução, pois suas teorias não permitem adaptações.
 IV) O Marketing direciona as atividades que envolvem a criação e distribuição de produtos em mercados identificados. 
 V) Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para o cliente, também é de responsabilidade do marketing o relacionamento com o cliente, antes, durante e depois do processo de compra. 
Assinale a alternativa correta:
D=somente as afirmativas II, IV e V estão corretas 
Nº3.
Andrade (2012) destaca que as empresas focadas em seu ecossistema social, são as que conseguem um resultado mais efetivo, pois a palavra ecossistema nesse caso adota o mesmo sentido que o real e original dela, ou seja, ecossistema nada mais é que o conjunto de variáveis que tornam o local habitável para determinadas espécies, sendo essas variáveis o solo, o clima, a flora e a fauna de determinado local, assim como a sua inter-relação entre essas variáveis. O autor relaciona o sentido original de ecossistema (habitat das espécies) com o ambiente do Marketing, no sentido que as empresas determinem quais são as variáveis propostas, conseguindo assim melhor perceber seu mercado e potenciais mercados em ascensão.
De acordo com os conteúdos disponibilizados para estudo, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que corresponde às variáveis propostas determinadas pelo autor.
E=Público alvo, Segmentação do produto, Qualidade desejada e Preço esperado.
Nº4.
Você possivelmente já observou as inúmeras denominações que acompanham a palavra marketing. Isso se deve ao fato de que essa área de atuação ganha cada vez mais especialidades: marketing direto, religioso, agrícola, pessoal, industrial, de serviços, de relacionamento, social, ambiental, societal, esportivo, de guerrilha, de emboscada, eletrônico, de varejo, político, promocional, dentre tantas outras, porém seja qual for o direcionamento e a forma, é preciso sempre considerar:
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequencia assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando quais fatores devem ser sempre considerados.
( ) O objetivo geral.
( ) O objetivo dominante.
( ) O foco.
( ) A ação.
( ) Quem o utiliza.
Assinale a alternativa correta:
C=V – V – V – V – V
Com o avanço da sociedade em geral, é notório que inúmeros consumidores comecem a prestar bastante atenção no quesito sustentabilidade no momento de optar por produtos para comprar e consumir, visto que, se a empresa não utilizar medidas sustentáveis, os consumidores se opõem a esta, visto que relacionam também a qualidade do produto. Com conceito de sustentabilidade mercadológica, Andrade (2012), relata que é a relação que a empresa adota de medidas sustentáveis em seus produtos ou gestão, pois é um conjunto de vantagens, em que a empresa precisa adotar ações voltadas para a sustentabilidade, pois o mercado e seus consumidores passam a exigir das empresas tais atitudes relacionadas à sustentabilidade até em termos de competitividade de mercado. Kotler e Armstrong (2003) citam que para que ocorra a sustentabilidade mercadológica dentro de um empreendimento, é imprescindível que ocorra três fatores.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se refere aos três fatores citados pelos autores. 
( ) Ecologicamente adequado. 
( ) Ecologicamente viável. 
( ) Socialmente justo. 
( ) Baixo custo do produto final. 
( ) Estratégia adequado ao mercado alvo.
Assinale a alternativa correta:
A	V – V – V – F – F
B	V – F – V – F – F
C	V – F – F – V – F
D	F – V – V – V – F
E	F – V – F – F – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais