Buscar

avaliação final (objetiva) Marketing uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Marketing (MKT23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637251) ( peso.:3,00)
	Prova:
	19458790
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	O marketing é fundamental no ambiente organizacional, pois influencia diretamente no crescimento econômico das organizações. Estratégias coerentes de marketing contribuem para a valorização dos produtos e serviços pelos consumidores, consequentemente, aumentando as vendas de uma empresa e gerando receita. Sobre a receita gerada por um produto ou serviço, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A relação de troca entre um cliente e fornecedor depende apenas do preço justo.
	 b)
	O custo é o preço do produto ou serviço e pode ser definido considerando o lucro necessário da empresa, desconsiderando as necessidades do consumidor.
	 c)
	Valor significa o montante que o cliente dará para satisfazer as suas exigências e necessidades ao menor custo possível de aquisição, propriedade e de uso.
	 d)
	Valor e custo têm significados iguais no ambiente organizacional, porém são utilizados em contextos diferentes.
	2.
	Para que seja possível colocar em prática as estratégias de marketing, é necessário documentar todo o contexto em que se situa a organização e listar ações que possam ser executadas de forma estratégica, com a finalidade de atender a um objetivo de marketing. O plano de marketing é o documento responsável por compilar todas estas informações. Sobre esse documento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No plano de marketing, são apresentadas as informações detalhadas sobre o processo de coleta de dados para a tomada de decisão.
	 b)
	Um dos itens do planejamento de marketing é a análise SWOT, responsável por definir as estratégias de mercado que podem ser colocadas em prática pela organização.
	 c)
	O plano de marketing pode ser denominado também como Planejamento Estratégico, apresentando as diretrizes estratégicas da organização.
	 d)
	O plano de marketing é como um mapa - ele mostra à empresa aonde ela está indo e como vai chegar lá. Ele é tanto um plano de ação como um documento escrito.
	3.
	O marketing ao longo dos anos tem se desenvolvido e virou uma importante ferramenta para as organizações. Pode-se ainda afirmar que o marketing evoluiu conceitualmente em versões: 1.0, 2.0 e 3.0. Sobre essas versões do marketing, analise as sentenças a seguir:
I- No marketing 1.0, os consumidores precisavam se adaptar aos produtos, ou seja, as empresas não davam muita importância às necessidades e desejos dos consumidores. Um exemplo era uma empresa americana fabricante de automóveis, que produziam carros apenas na cor preta.
II- No marketing 2.0, é chegada a era da informação, ou seja, os consumidores com maior acesso à informação de produtos e serviços poderia fazer melhores escolhas, e as empresas começaram a pesquisar mais a respeito das necessidades e desejos dos consumidores para criar novos produtos e serviços.
III- No marketing 3.0, o consumidor é um comprador racional e não se preocupa com o comportamento ambiental ou social das organizações. Pensa exclusivamente em atender suas necessidades ou desejos, pois está pagando pelos produtos e serviços a serem consumidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	No ano de 2016, segundo dados divulgados pelo IBGE, o Brasil alcançou 64,7% da sua população conectada à internet. São cerca de 116 milhões de pessoas buscando o meio digital como fonte de informação, espaço de interação social e consumo. Neste sentido, as organizações necessitam reconhecer este cenário digital como integrante de toda a estratégia de negócio, não havendo mais a separação entre o on-line e off-line. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O marketing de busca está relacionado às estratégias das marcas nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing e MSN.
(    ) O marketing viral se baseia na propagação de informações, podendo ser comparado às ações boca a boca.
(    ) O marketing de conteúdo sustenta-se na premissa de que, ao fornecer algo de valor para o público, você está desenvolvendo um relacionamento saudável, baseado na confiança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: <https://veja.abril.com.br/economia/647-da-populacao-brasileira-esta-conectada-a-internet/>. Acesso em: 20 ago. 2018.
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	V - V - F.
	5.
	O plano de marketing é um documento formal em que são apresentadas informações sobre o mercado, análises, estratégias, custos e instrumentos de avaliação dos resultados. Em uma das etapas deste documento são expostas informações de como a empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Sobre como essa etapa é denominada, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Análise SWOT.
	 b)
	Sumário executivo.
	 c)
	Estratégias de marketing.
	 d)
	Análise da situação.
	
	Empresas que dividem seus mercados e geram ações específicas para obter clientes podem ter vantagens competitivas valiosas. A segmentação de mercado pode trazer muitos benefícios para as organizações. Sobre a segmentação de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tenta criar grupos de referência em consumo para que a empresa ofereça produtos para eles comprarem cada vez mais, não sendo necessário uma estratégia de marketing definida.
	 b)
	Busca reter clientes por meio de ofertas e preço baixo, atraindo parcelas do mercado que buscam ganhos financeiros em suas compras.
	 c)
	Leva em consideração um ou mais mercados-alvo, que possuem características únicas em termos comportamentais, de consumo, demográficos ou ainda geográficos.
	 d)
	Relaciona-se com o marketing estratégico, uma vez que busca grupos heterogêneos em termos de consumo, aumentando a chance de sucesso dos produtos no mercado.
	 *
	Observação: A questão número 6 foi Cancelada.
	7.
	Casos de ética no marketing geram polêmica porque com a internet a repercussão sobre os casos negativos ganham repercussão rapidamente. Empresas podem ser afetadas não só com relação à marca, mas também com a perda de mercado quando problemas éticos acontecem. Sobre a ética no marketing, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ser ético no mercado é ofertar produtos que solucionem o problema do consumidor, utilizando uma comunicação clara e direta.
(    ) Ser ético é cobrar o preço justo de uma mercadoria, realizando trocas justas com o cliente, mesmo que uma oportunidade momentânea mostre que é possível obter lucros maiores em uma venda.
(    ) Ser ético é seguir os padrões de boa conduta no que se refere à comunicação da empresa com seus mercados, respeitando os códigos de ética, como o do CONAR.
(    ) Ser ético é manter relacionamentos benéficos para a empresa com grupos de interesse, como partidos políticos, atendendo aos interesses destes públicos para obter ganhos futuros no mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	Muito se fala sobre marketing como importante área para gerar lucros para uma organização, estando intimamente relacionado com aspectos comerciais de uma organização. No entanto, a área do marketing não se relaciona apenas ao comercial, pois apresenta diversas variações que representam os focos distintos de atuação no mercado. Sobre essas variações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O marketing político é usado de uma forma mais abrangente e que se concentra na imagem da organização.
	 b)
	O marketing pessoal é um conjunto de conceitos e procedimentos que procura adequar as açõesde uma campanha eleitoral.
	 c)
	O marketing social é a modalidade de ação institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais.
	 d)
	O marketing institucional busca promover uma imagem positiva de profissionais no mercado de trabalho.
	9.
	Serviços não podem ser estocados, perdem sua validade se não consumidos no momento e não podem ser separados do prestador. Na frase, "o ônibus com capacidade para 45 pessoas saiu no horário previsto com apenas 32 passageiros", os conceitos relativos ao marketing de serviços presentes são:
	 a)
	Intangibilidade e perecibilidade.
	 b)
	Variabilidade e inseparabilidade.
	 c)
	Perecibilidade e inseparabilidade.
	 d)
	Perecibilidade e variabilidade.
	10.
	O marketing está presente em diversos contextos, buscando sempre atender às necessidades dos usuários de um serviço ou consumidores de um produto. É possível citar como contextos diferentes o marketing institucional, o marketing ambiental, o marketing político etc. Sobre as diferentes abordagens do marketing, analise as sentenças a seguir:
I- O marketing esportivo é responsável por desenvolver estratégias no contexto esportivo, promovendo equipes e empresas.
II- O marketing social é responsável por definir estratégias relacionadas a causas sociais, que possam fortalecer empresas e contribuir para o ambiente social.
III- O marketing de busca é responsável por determinar estratégias de fortalecimento de regiões turísticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando