Buscar

Porfólio Blog

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROFESSORA DE HISTÓRIA FAZ HISTÓRIA AO REVOLUCIONAR O SEU ENSINO COM O USO DA TECNOLOGIA.
Por Kerly Manske Zanella, RU: 1734057
Polo Maceió
Data: 14/08/2017
Imagem retirada do site https://handtalk.me/app
A chegada de uma aluna com deficiência auditiva na turma no 5º ano está preocupando a escola “Alagoana” e seus professores, sobre como se comunicar e como fazer a mediação do ensino sem que a mesma seja prejudicada, além do mais a há a preocupação de como será interação e inclusão da aluna com os demais colegas.
Não há na escola Professor de interprete de Libras, e os Professores não possuem formação nessa área, ou seja, cada professor deverá encontrar um meio para se comunicar com a aluna.
A Professora de história durante seu planejamento buscando métodos de como adaptar seus conteúdos para sua aluna com deficiência auditiva, lembrou-se de um projeto chamado Hand Talk (mãos que falam) cujo seus criadores são de sua cidade e acabarem de receber uma premiação do melhor da categoria em inclusão social do prêmio WSA-NObile em um concurso promovido pela ONU, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Conforme relatos em entrevista com a Professora ela conta que a partir dessa ideia abriu um leque enorme de conteúdos a ser trabalhado.
O primeiro seria contar ao alunos esse marco histórico para o Estado de Alagoas, em que três de seus cidadãos criaram esse aplicativo que foi conhecido nacionalmente e internacionalmente e que iria ajudar muito as pessoas que tem deficiência auditiva e as que convivem com ela; pois vivemos em um país que tem duas línguas oficiais sendo a primeira o Português e a segunda a Libras que foi reconhecida no ano de 2005. 
Como conta a professora, junto com várias ideias também vieram novas dificuldades, sendo uma como conseguir meios tecnológicos para cada aluno para poderem usar o aplicativo; a professora de História conversou com seus colegas de trabalho e direção onde todos adoraram a ideia e decidiram que a escola e professores emprestaria tabletes para os alunos que não possuem. A escola junto à secretaria já solicitou a compra de tabletes para os alunos.
Como a turma é do 5º ano sendo a faixa etária de 10 anos muitos já possuem celular que permite baixar o aplicativo, e com os tabletes que a Professora de História conseguiu emprestado todos os alunos tinham em mãos o meio tecnológico com a ferramenta “Hand Talk”.
Os objetivos com o uso do aplicativos são inúmeros, pois o mesmo reconhece três tipos de informações como textos, imagens e sons além de traduzir seu conteúdo para a língua de sinais através do seu simpático personagem chamado “Hugo”. Quando um deficiente auditivo recebe um sms o “Hugo” pode traduzir para Libras, o mesmo ocorre quando uma pessoa falante quer se comunicar com uma não ouvinte e não sabe os sinais, o aluno fala a frase ao “Hugo” e este faz a tradução em Libras da frase. O mesmo ocorre com textos não verbais basta a pessoa tirar uma foto da imagem e envia para o “Hugo” que a traduz em Libras.
A Professora conseguiu alcançar seu principal objetivo que era de se comunicar com sua aluna e fazer com que os demais colegas da turma também conseguissem, além disso, a Professora e os demais professores puderam trabalhar outros conteúdos como o de inclusão social, responsabilidade do uso da tecnologia em sala de aula e quebrar barreiras do preconceito.
O conteúdo de responsabilidade do uso da tecnologia em sala de aula foi trabalhado, pois o uso do aplicativo “Hugo” traz uma desvantagem que é ter que deixar os meio tecnológicos disponíveis aos alunos, sendo que estes podem ficar acessando redes sociais desviando sua atenção da aula. Por isso os professores fizeram um trabalho de conscientização dos alunos para usar a tecnologia em sala de aula voltada somente para o reforço da sua aprendizagem. 
A ideia da Professora de usar o aplicativo do “Hugo” gerou um efeito cascata, pois se iniciou com os demais professores e funcionários da escola após os alunos passaram a usar e os alunos como gostaram tanto da ideia e da novidade contaram em casa para seus pais os quais também se interessaram em aprender e a usar o aplicativo.
A Professora ficou muito satisfeita com o uso do aplicativo e os alunos ficaram animadíssimos, todos estão empenhados em aprender Libras, o assunto do momento na escola é este, os alunos estão praticando a Linguagem de Sinais ate mesmos entre grupos de só ouvintes; graças a ideia da Professora e do apoio da comunidade escolar foi possível criar um ambiente escolar inclusivo, foi uma Professora de História, que fez história na sua escola.
Bibliografia
- <https://handtalk.me/ acesso 20 de julho de 2017> acesso em: 20 de julho de 2017.

Outros materiais