Buscar

QUESTOES IMUNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Em relação ao processo de aglutinação, especifique as principais características e diferenças entre as formas de aglutinação direta e indireta.
Aglutinação direta: é usada para partículas que apresentam determinantes antigênicos na superfície (por ex: proteínas de membrana das hemácias que definem o sistema ABO)
Aglutinação indireta: é usada para partículas que apresenta determinantes antigênicos associados a outras superfícies como o látex ou superfície de hemácias (ex: VDRL, PCR, FR, etc.)
2 - O lúpus é considerado também uma doença reumática com elevada morbidade e mortalidade. Em relação aos lúpus, cite as principais características desta doença, bem como os principais autoanticorpos envolvidos na patogenia da doença.
O lúpus é uma doença autoimune que acomete vários sistemas do organismo, visto que possui a formação de uma variedade de autoanticorpos direcionados contra componentes do núcleo celular. O início do processo pode ser desencadeado por fatores genéticos e ambientais (medicamentos, radiação UV, etc.). Dentre as manifestações clínicas, podem-se citar as manifestações no SNC, nos rins, no sistema cardiovascular, pulmonar, na pele, articulações. Os principais autoanticorpos encontrados são: antiplaeutários, atineuronais, anticardiolipina, antilinfócitos, antifosfolipídeos, etc.
4 - Em relação a artrite reumatoide, descreva os achados laboratoriais e as alterações patológicas geralmente encontradas nessa doença.
Anemia, VHS alto, PCR alto, FR presente (na maioria), C3 e C4 altos, FAN positivo (na maioria), anticorpos anti-CCP presentes na maioria. 
5 - A autoimunidade é conhecida como a quebra de tolerância a antígenos próprios. Esta quebra de tolerância ocorre normalmente por meio de quatro quebras de controle. Quais são elas?
Quebra de controle 1: quebra de tolerância central
Quebra de controle 2: quebra de tolerância periférica (diminuição dos T reg e aumento de Th autorreativas)
Quebra de controle 3: apresentação de autoantígenos (mimetismo molecular)
Quebra de controle 4: coestimulação
7 - O processo de tolerância é definido como ausência controlada de resposta imune a antígenos próprios. Para manter esta responsabilidade controlada o organismo faz isto com dois mecanismos, especifique:
Quais são
tolerância central e tolerância periférica
Onde ocorrem 
central nos órgãos linfoides primários (timo para LT e medula óssea para LB); periférica nos tecidos e linfonodos
Quais os mecanismos e células envolvidas neste processo
Anergia e deleção clonal (apoptose), participam os as células T reg naturais (CD4+ CD25+) e adaptativas (TR1, TR2, CD4CD8-, NK e CD8)

Continue navegando